Compromissos internacionais para a garantia de água

softelec
Foto: Represa Atibainha, Nazaré Paulista/SP. Crédito: Jean Marcel
Foto: Represa Atibainha, Nazaré Paulista/SP. Crédito: Jean Marcel Camargo

Imagem: Divulgação | Projeto Semeando Água foi apresentado como caso de sucesso em evento paralelo da Conferência da ONU sobre Água

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Março de 2023 – A Conferência da Água, realizada na última semana na sede da ONU em Nova York, atualizou a Agenda de Ação da Água. O documento reúne cerca de 700 compromissos propostos por mais de 10 mil chefes de Estado e de governo, representantes de organizações sociais e ativistas para proteger “o bem comum global mais precioso da humanidade”. Uma das principais pautas da conferência foi a necessidade de aliar as propostas para o enfrentamento do risco iminente de uma crise hídrica global aos desafios frente às mudanças climáticas. A escassez também impacta outros setores essenciais ao bem estar da humanidade – como o fornecimento de alimentos e energia, com demandas crescentes.

As ações visam estabelecer uma gestão sustentável e uma política integrada de água e clima nos níveis nacional e global até 2030.

Os compromissos nacionais assumidos contemplam a criação de um sistema de informação e de uma rede de educação ambiental, construção de equipamentos de saneamento e a restauração de 300 mil quilômetros de rios degradados e grandes áreas alagadas.

O Projeto Semeando Água, que atua há mais de 10 anos pelo aumento da segurança hídrica do Sistema Cantareira – responsável pelo abastecimento de mais de 7 milhões de pessoas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Piracicaba – participou em um dos eventos paralelos da Conferência, organizado pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

Apresentado como caso de sucesso na área de Restauração Florestal no evento “A sustentabilidade hídrica através do nexo Água-Energia-Alimento com a participação multisetorial” o projeto se mostrou alinhado aos compromissos internacionais da Agenda de Ação da Água, atuando na mitigação e adaptação à mudança do clima, articulação política, educação e disponibilização de informação sobre o tema.

A apresentação de Andrea Pupo, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Semeando Água, mostrou a importância da integração entre suas áreas de atuação e os aprendizados e conquistas alcançados.

“A restauração florestal das áreas ao redor de nascentes, rios e reservatórios (Áreas de Preservação Permanente) e a adoção de Sistemas Produtivos Sustentáveis recuperam o solo degradado, que é um dos maiores entraves à infiltração da água das chuvas, além de contribuir com um balanço positivo na absorção de carbono. Essas ações são fundamentais para garantir a segurança hídrica e o desenvolvimento econômico na região do Sistema Cantareira e colocam os(as) produtores(as) rurais na posição de protagonistas da conservação. A iniciativa “Escolas Climáticas” envolve os adolescentes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio nessa e em outras temáticas. Estes jovens serão os principais afetados pela crise climática e econômica. Participam ativamente de espaços democráticos de tomada de decisão, os Coletivos Socioambientais, e apontam as possibilidades de atuação para construir um futuro sustentável.”

O Semeando Água já plantou mais de 540 mil árvores nativas da Mata Atlântica na região no Sistema Cantareira. Para que os compromissos da Agenda pela Água sejam atingidos é preciso aumentar a escala das ações, o que exige o envolvimento de órgãos governamentais e empresas.

O déficit de árvores que ainda precisam ser plantadas na região é de 35 milhões, que correspondem a uma área de 21 mil hectares (o equivalente a 21 mil campos de futebol).

A criação de uma visão integrada e um plano de ação estratégico é desenvolvido através dos eixos de Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico Territorial, coordenado por Simone Tenório. A conferência da ONU alerta que é necessário reavaliar a água como uma forma de impulsionar a economia – mais da metade do PIB total mundial (U$ 44 trilhões) é moderada ou altamente dependente da natureza (The New Nature Economy Report).

O meio ambiente é a base de recursos que tornam o desenvolvimento possível. Sem água, indústrias e empresas não conseguem desenvolver suas atividades. A crise hídrica de 2014 levou muitos negócios a fecharem suas portas ou interromperem suas atividades. Garantir o fornecimento de água em qualidade e quantidade é evitar os custos e prejuízos causados pela escassez. O Sistema Cantareira é uma área de enorme importância para o abastecimento.

A conservação dos recursos hídricos precisa ser considerada como prioritária e guia para as ações de desenvolvimento econômico.

E para isso é preciso desenvolver negócios inovadores e sustentáveis, adequados às questões climáticas e que promovam geração de renda para os moradores do território. Essa é uma medida contra as ameaças de parcelamento do solo na região, que depende do envolvimento de diversos setores (público, privado, terceiro setor). A integração entre as ações faz com que os recursos sejam utilizados de maneira mais eficiente e os resultados alcançados sejam mais rápidos e duradouros.” ressalta Tenório.

Apesar do volume de chuva acima da média neste verão, que deixou o Sistema Cantareira com 80% de sua capacidade, ainda é preciso fortalecer a resiliência hídrica do Sistema, para que possua a capacidade de se recuperar em casos de períodos de secas intensas ou prolongadas – eventos extremos esperados diante da imprevisibilidade da crise climática.

Para isso, o Projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ -Instituto de Pesquisas Ecológicas, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, também trabalha para aumentar também a resiliência socioeconômica, a sustentabilidade ecológica e a inclusão social, outros pontos destacados na Conferência da Água da ONU, impulsionando ações que contribuem para uma gestão integrada da água, do clima e do território.

Site oficial: https://www.ipe.org.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4893 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!