BeGreen finaliza 2022 com 8 fazendas urbanas em grandes cidades e produção de mais de 300 toneladas de alimentos 100% livres de agrotóxicos

softelec
Foto: Bruno Soares | A Begreen nasceu em 2017 do sonho de criar a primeira fazenda urbana da América Latina e já conta com oito unidades.
Foto: Bruno Soares | A Begreen nasceu em 2017 do sonho de criar a primeira fazenda urbana da América Latina e já conta com oito unidades.

Imagem: Divulgação | Parte da colheita é doada a instituições sociais. Em 2023, duas novas fazendas devem ser inauguradas

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2022 – Fazendas que funcionam dentro de shopping centers, fábricas e edifícios corporativos. Que ocupam pouco espaço, mas produzem 28 vezes mais alimentos do que no campo com processos muito mais sustentáveis. Foi essa tecnologia e mentalidade que a BeGreen trouxe para o Brasil e a América Latina em 2017, construindo a primeira fazenda urbana da região continental em Belo Horizonte (MG). Hoje, a BeGreen é uma rede com oito unidades espalhadas por grandes cidades – duas inauguradas em 2022, em Goiânia (GO) e São Paulo (SP). A startup comemora a produção de quase 300 toneladas de hortaliças e frutos 100% livres de agrotóxicos ao longo deste ano e doações realizadas em todas as cidades onde está presente.

“A doação de alimentos é um dos aspectos que mais prezo dentro da BeGreen, fixamos para essa iniciativa um mínimo de 5% de toda a colheita. Nosso país tem 125,2 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 33,1 milhões em situação de fome. Claro que só políticas públicas podem resolver essa situação alarmante, mas, como produtores de alimentos, não conseguimos dar as costas a essas pessoas que tanto precisam de ajuda”, comenta Giuliano Bittencourt, fundador e CEO da BeGreen.

A BeGreen investe em um programa educativo especializado para que seus consumidores levem a sustentabilidade da fazenda para casa. Em 2022, 12.250 pessoas visitaram as estufas e viveram experiências incríveis. Entre elas a vivência do Colhe e Leve, em que as pessoas escolhem e colhem suas próprias hortaliças; e as visitas agendadas, nas quais se aprende o conceito de fazenda urbana e como funciona a cultura hidropônica de alimentos, além de participar de uma colheita, experimentar as hortaliças e frutos e participar de atividades específicas para a faixa etária.

A rede de fazendas urbanas chegou a ser citada na COP27 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, com a participação de mais de 190 países, no painel “Usando o Poder ESG para Mudar o Mundo” como iniciativa sustentável realizada em parceria com a Aliansce Sonae.

“Na BeGreen contribuímos com sete Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU: Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Indústria, inovação e infraestrutura; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; e Parcerias e meios de implementação”, enumera Giuliano.

Em 2022, a BeGreen também ficou entre as 100 melhores startups do setor alimentício pelo ranking DealRoom, disputado a nível global, iniciou parcerias com grandes empresas e ainda venceu o 12º Programa Banco Montepio Acredita Portugal de aceleração, na categoria Cidade Inteligente.

De fato, a BeGreen é uma excelente solução de produção e distribuição de alimentos para grandes cidades. Seu modelo de produção hidropônica em estufas de alta tecnologia gera uma economia de até 90% de água em relação ao cultivo na terra, além de reduzir a perda de alimentos em toda a cadeia, alcançando um aproveitamento de 98% da produção. Ao mesmo tempo, em razão da localização estratégica, elimina a emissão de CO2 que seria necessária para transportar os alimentos do campo para a cidade. A colheita da fazenda vai direto da plantação para a casa do consumidor, chegando fresca ao prato.

“Para 2023, nossa expectativa é abrir duas novas fazendas e dobrar a área de plantio, mantendo um crescimento consistente e com importantes parcerias para continuar transformando o setor”, conta o CEO.

Sobre a BeGreen

A Begreen nasceu em 2017 do sonho de criar a primeira fazenda urbana da América Latina. Conta com oito unidades: no Shopping da Bahia (Salvador), no Boulevard Shopping (Belo Horizonte), na Mercedes-Benz (São Bernardo do Campo), no Via Parque Shopping (Rio de Janeiro), no Passeio das Águas Shopping (Goiânia), na sede do iFood (Osasco), no Parque D. Pedro Shopping (Campinas) e no Plaza Sul Shopping (São Paulo). Atualmente tem tecnologia capaz de produzir mais de 24 t/mês de alimentos livres de agrotóxicos. A BeGreen é vencedora de diversos prêmios nas áreas de consciência e produção sustentável, como o Abrasce, Latin American & Caribbean Shopping Center Awards, Viva Awards ICSC e ELA.

Para saber mais, acesse https://begreen.com.br.

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!