E-Mobilidade: Caminhões elétricos se tornam cada vez mais popular no Brasil

softelec

Imagem: Divulgação | Em Fortaleza, a previsão é que os veículos de fabricante líder na indústria chinesa estejam disponíveis em breve

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Abril de 2023 – Os caminhões elétricos estão cada vez mais se popularizando no Brasil. Movidos por motores elétricos alimentados através de baterias recarregáveis que armazenam energia e alimentam os motores, esses veículos são projetados para substituir os que são movidos a combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, e oferecem uma alternativa mais sustentável e eficiente para o transporte de mercadorias.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), existiam cerca de 100 caminhões elétricos em circulação no país. Com a tendência crescente de expansão do mercado, o grupo Foton Motor, líder no mercado chinês há 10 anos e com joint venture com a Mercedes-Benz, é referência na modalidade e tem intensificado a atuação no Brasil, como na Truckfor, concessionária autorizada em Fortaleza.

Na capital cearense, a previsão é que os primeiros modelos sejam recebidos em breve.

Os caminhões elétricos estão melhorando rapidamente em termos de autonomia e capacidade de armazenamento de bateria. Entre as vantagens oferecidas, é possível destacar a redução na emissão de gases poluentes, o que ajuda a melhorar a qualidade do ar e minimizar os impactos negativos na saúde da população. Os motores utilizados também são mais silenciosos se comparados aos de combustão interna, o que reduz a poluição sonora nas áreas urbanas e influencia na melhora da qualidade de vida.

Outro fator relevante na escolha é a economia: como os caminhões elétricos utilizam energia elétrica em vez de combustíveis fósseis, é possível economizar dinheiro com combustível e reduzir a dependência de fontes de energia importadas. Os veículos também possuem menos peças móveis do que os demais, com necessidade reduzida de manutenção e custos menores ao longo do tempo.

Os motores elétricos são mais eficientes que os convencionais e possibilitam o uso durante mais quilômetros com a mesma quantidade de energia.

“A previsão é que o mercado cresça consideravelmente nos próximos anos devido à busca por soluções mais econômicas, eficientes e sustentáveis. Grandes empresas de transporte de cargas já avaliam a viabilidade de adoção nas frotas e algumas já fazem testes com esses veículos em suas operações”, comenta Lúcio Salazar, diretor de operações do Grupo AGP, responsável pela operação da Foton Motor em Fortaleza.

Site oficial: https://www.foton-global.com/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5045 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!