Distribuidores Autorizados da Solar Coca-Cola inauguram usinas de energia renovável para abastecimento próprio

softelec
Distribuidores Autorizados da Solar inauguram usinas de energia renovável para abastecimento próprio
Distribuidores Autorizados da Solar inauguram usinas de energia renovável para abastecimento próprio.

Imagem: Divulgação | Ao todo, sete distribuidores de quatro estados do Nordeste irão consumir energia proveniente de fontes renováveis

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A Solar Coca-Cola, segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola no Brasil, e seus Distribuidores Autorizados (DAs) iniciaram, neste mês de outubro, a operação das duas primeiras usinas solares em distribuidores nas cidades de Barra do Corda (MA) e Palmares (PE). Além delas, mais cinco plantas estão em construção nos estados da Bahia, Ceará e Maranhão (que terá duas unidades).

No total, mais de 700 painéis de 370W e 450W serão utilizados para gerar energia limpa para as sete unidades que estão localizadas nas cidades Barra do Corda (MA), Barreiras (BA), Cascavel (CE), Iguatu (CE), Maracanaú (CE), Palmares (PE) e Tutóia (MA). Ao todo, as usinas terão uma potência instalada de mais de 361 kWp (kilowatt pico), o suficiente para abastecimento próprio.

“Ao longo dos últimos anos, a Solar Coca-Cola tem investido em iniciativas que viabilizem uma matriz energética cada vez mais diversificada e sustentável para a companhia como um todo. A ação tocada junto aos DA’s é mais um passo importante que estamos dando rumo a efetivação desse planejamento que está se estendendo a toda nossa cadeia de produção e distribuição”, explica Orlando Fiorenzano, Diretor de Planejamento Integrado e Suprimentos da Solar Coca-Cola.

A conclusão das instalações dos outros cinco projetos estão prevista para o primeiro trimestre de 2022. Juntas, as sete unidades vão gerar uma economia superior a R$ 250 mil de energia por ano aos distribuidores, além da redução anual da emissão de 36 toneladas de CO², equivalente a 252 árvores.

“A ideia surgiu da vontade de apoiar os membros da nossa cadeia na aquisição de infraestrutura para o uso de fontes renováveis e sustentáveis nas suas operações. Para isso, organizamos uma espécie de clube de compras, no qual fizemos a ponte entre os DAs e a empresa fornecedora para a aquisição de um pacote de serviços com um valor de mercado mais competitivo”, conta Luciano Gomes, Diretor Comercial da Solar Coca-Cola. Atualmente, a Solar possui 63 DAs em nove estados.

Fontes sustentáveis

Imagem: Cobepal

Além dos projetos realizados em parceria com os distribuidores, a Solar Coca-Cola também desenvolve outras ações nas suas unidades corporativas e fabris. Em 2021, a companhia já alcançou a marca de 50% do seu consumo originados de fontes renováveis.

Com uma matriz energética diversificada, que inclui fontes como solar e eólica, a Solar já deixou de emitir mais de 2.600 toneladas de CO2 somente no ano passado. Neste ano, a companhia ainda está construindo mais duas usinas solares nos estados da Bahia e Mato Grosso, que irão suprir a necessidade energética de 10 Centros de Distribuição. Ao todo, as duas usinas terão uma potência instalada de 450 kWp.

Já nas fábricas da Solar, parte da energia consumida tem origem no parque eólico da Brennand, em Sento Sé, no interior da Bahia. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre a companhia e o grupo Brennand (PE) e tem como meta chegar a 100% das unidades abastecidas com energia oriunda de fontes renováveis até 2025.

Sobre a Solar Coca-Cola

Listando entre os 20 maiores fabricantes mundiais e ocupando a segunda posição como maior fabricante do sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta com mais de 12 mil colaboradores e possui 9 fábricas espalhadas por todo o Nordeste e no Mato Grosso. Dentro desse território, a companhia é responsável pela produção e distribuição de mais de 150 produtos da Coca-Cola.

Site oficial: https://www.solarbr.com.br

Crédito:
Imprensa | Solar Coca-Cola

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!