Imagem: Divulgação – Unidade fabril de Valparaíso | A planta destaca trajetória em soluções inovadoras para os clientes, projetos e entrega de alternativas sustentáveis para a sociedade
Setembro de 2022 – A unidade fabril da Ajinomoto do Brasil, localizada em Valparaíso, celebrou em agosto de 2022 um marco importante: 25 anos de história, que reúnem conquistas e iniciativas inovadoras voltadas para os clientes e população da cidade.
Responsável pela produção de aminoácidos utilizados pela indústria alimentícia, nutrição animal, cosmética e química, o complexo de Valparaíso conta com 150 colaboradores e 133 prestadores de serviço, investindo constantemente na automação dos processos, com intuito de facilitar a realização das atividades, otimização e acompanhamento de toda a cadeia de produção.
“É importante celebrar os 25 anos dessa planta, exemplo em iniciativas de sustentabilidade e que desde sua inauguração, em 1997, oferece apoio à comunidade. Para garantir melhorias, sempre apostamos no treinamento e desenvolvimento dos nossos colaboradores, com ações voltadas para a saúde, segurança, qualidade de vida e proteção do meio ambiente”, afirma José Henrique Paschoalotti, Diretor operacional da planta.
Em ano de comemoração, a unidade festeja outras duas excelentes realizações: a aquisição da certificação internacional FSSC 22000 (Food Safety System Certification), possibilitando a expansão do fornecimento de aminoácido utilizado em produtos do consumo humano para novos mercados. E o alcance recorde de cinco anos sem acidentes com afastamento.
Marca histórica que ressalta a prioridade da Ajinomoto do Brasil em relação à segurança de seus colaboradores.
Sustentabilidade
Ações para a proteção do meio ambiente caminharam juntas nestes 25 anos de história da unidade de Valparaíso. Em 2004, a unidade conseguiu a certificação ISO 14001:2004, uma importante norma que oferece as diretrizes para a adequada Gestão Ambiental, respeitando as legislações ambientais do Brasil e tomando medidas para mitigação dos impactos ambientais.
Segundo Jose Henrique, a sustentabilidade sempre fez parte das iniciativas da fábrica, como a prática da compostagem, método aeróbico de reciclagem e tratamento dos resíduos orgânicos, que desde 2018 integram nossas ações. Na prática, a planta aproveita os resíduos alimentares gerados no restaurante do complexo, com resíduos de roçagem de grama e poda de árvores, promovendo a compostagem e produção de composto orgânico de excelente qualidade para utilização local na jardinagem e reflorestamento.
“Desde o início de suas atividades, a unidade promove ações para conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Outro exemplo disto é o coproduto Ajifer proveniente do processo industrial, um fertilizante organomineral amplamente utilizado nas culturas de cana-de-açúcar e pastagens da região, ressalta Jose Henrique.
A unidade tem se destacado também no tratamento das águas residuárias do processo industrial, adotando metas muito mais restritivas que as estabelecidas na legislação brasileira. Exemplificando, os limites máximos adotados pela empresa no efluente tratado para lançamento são de 10 mg/L para DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e 5 mg/L para nitrogênio total, enquanto o limite da legislação é de 60 mg/L para DBO e não existe para nitrogênio total. Os resultados obtidos no ano fiscal 2021 foram de 7,5 mg/L para DBO e 4,6 mg/L para nitrogênio total no efluente tratado.
Outra contribuição importante para a conservação dos recursos naturais, é a preservação ambiental de uma área de 71 hectares às margens do Rio Aguapeí, onde já foram plantas cerca de 22.000 mudas de espécies nativas.
Na área de gerenciamento de resíduos, a empresa possui uma política de enviar o mínimo de resíduos para aterros sanitários através da aplicação dos 3R´s (reduzir, reciclar e reutilizar), promovendo a economia circular.
Projetos sociais
Também se destacam as ações sociais com o apoio do Instituto Ajinomoto, braço social da empresa, com projetos voltados à comunidade desde a inauguração da unidade. E durante a pandemia da Covid-19 não foi diferente, as ações se intensificaram, como a doação de mais de 25.000 litros de álcool líquido 70%, produzidos na própria unidade, para os órgãos municipais de saúde e colaboradores, com o intuito de contribuir ativamente no combate do coronavírus.
Além disso, a planta auxiliou a Santa Casa de Valparaíso com materiais, equipamentos e reforma de sala, e prestou apoio à unidade de Araçatuba para aquisição de materiais e equipamentos.
“Sistematicamente, também colaboramos com as instituições de Valparaíso com alimentos e materiais de higiene”, diz José Henrique Paschoalotti.
Entre as ONGS que são apoiadas pontualmente pela unidade, estão: Fundo Social Municipal, Secretaria Municipal, Santa Casa de Misericórdia de Valparaíso (Hospital), APAE, Asilo São Vicente de Paula, Lar das Crianças Santo Antônio e Casa da Sopa em Valparaíso, além de Santa Casa de Araçatuba e Hospital Ritinha Prates em Araçatuba.
“Sempre realizamos campanhas pontuais como a do agasalho, voltada ao Fundo Social, arrecadação de alimentos e apoio às campanhas comemorativas com as entidades municipais. No aspecto econômico, além de gerar empregos diretos e indiretos, a Ajinomoto Valparaíso fomenta a economia da cidade. Nossos colaboradores são participativos e entendem a importância do trabalho voluntário e das ações sociais”, finaliza José Henrique.
Ajinomoto Valparaíso
A Ajinomoto do Brasil, unidade de Valparaíso, iniciou suas operações em 15 de agosto de 1997 com a produção de Lisina. Durante os anos a planta passou por várias mudanças e crescimento da sua gama de produtos, com Treonina iniciada em 2006, Arginina (2013), Valina (2015), Histidina (2018) e Leucina (2021).
Entre as outras certificações, a Ajinomoto Valparaíso possui a ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, Sindirações Nível 2, além das certificações religiosas como Kosher e Halal.
Sobre a área de Responsabilidade Social
A área de Responsabilidade Social da Ajinomoto do Brasil visa difundir a filosofia do Grupo Ajinomoto e gerenciar o investimento social da empresa por meio de atividades sociais desenvolvidas para a sociedade com foco em nutrição, saúde e educação.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos.
A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte.
No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3 bilhões no ano fiscal de 2021. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo.
Para saber mais, acesse https://www.ajinomoto.com.br/.
Crédito:
Imprensa | Ajinomoto do Brasil