Imagem: Divulgação | Serviço ajuda empresas a validar o uso de matéria-prima reciclada em seus produtos e embalagens, auditando a origem dos resíduos e assegurando que toda a cadeia produtiva esteja em conformidade com os mais elevados padrões de qualidade, transparência e sustentabilidade.
Novembro de 2024 – A Yattó, especialista em economia circular, anunciou o lançamento de seu novo serviço de certificação de conteúdo reciclado, uma solução que garante a autenticidade e a rastreabilidade dos materiais reciclados usados em produtos, agregando valor às marcas. O lançamento ocorreu durante o evento Grandes Cases de Embalagem, realizado em 15 de outubro, em São Paulo, e atende à crescente demanda das empresas por transparência em suas práticas de sustentabilidade, evitando o greenwashing.
Essa solução oferece uma abordagem completa para empresas que buscam segurança no uso de matéria-prima reciclada, auditando a origem dos resíduos e certificando que toda a cadeia de valor, desde a coleta até a transformação, esteja em conformidade com elevados padrões de qualidade e sustentabilidade. A certificação da Yattó também ajuda a mitigar riscos sociais, como trabalho escravo ou infantil, e práticas inadequadas de troca de resíduos por produtos de consumo, promovendo uma cadeia de reciclagem ética.
“Existe uma demanda crescente por soluções de sustentabilidade, e produtos com conteúdo reciclado são uma excelente alternativa. Contudo, essas soluções não podem ser obtidas a qualquer custo”, explica Alexandre Galana Jr., CEO e fundador da Yattó. “Um produto só é sustentável se a sua cadeia produtiva estiver alinhada a padrões de transparência, qualidade e responsabilidade social. Sem isso, as marcas podem transformar o que seria um diferencial em um risco reputacional. Nosso serviço visa exatamente proporcionar essa segurança”, acrescenta.
O serviço oferece uma certificação válida por um ano, renovável por meio de auditorias de manutenção que asseguram a integridade das práticas adotadas.
“Além de manter a certificação, implementamos planos de ação anuais, identificamos melhorias e realizamos auditorias periódicas para garantir um ciclo de melhoria contínua e sustentável”, destaca Galana.
Para ele, o lançamento durante o ‘Grandes Cases de Embalagem’ foi estratégico.
“O prêmio valoriza a excelência nas embalagens brasileiras, destacando a sustentabilidade como um diferencial competitivo. Apostar em uma certificação que traz credibilidade junto aos consumidores e compromisso com o meio ambiente é essencial para as marcas”, afirma.
Apesar do lançamento recente, a certificação da Yattó já está em uso por grandes marcas. A Mosaic, por exemplo, utiliza essa solução para garantir que seus fornecedores empreguem matéria-prima reciclada corretamente. O processo de homologação se baseia em normas internacionais, oferecendo total visibilidade sobre o ciclo de vida dos materiais.
“Queremos reforçar a posição da Yattó como parceira estratégica para empresas que buscam maior transparência e controle sobre suas cadeias de fornecimento, evitando riscos ambientais e sociais”, conclui Alexandre.
Sobre a Yattó
Fundada em 2015 por Luiz Grilo, Alexandre Galana e Leonardo Lopes, é uma parceira estratégica para empresas que buscam transformar seus modelos de negócio, tornando-os mais circulares e sustentáveis. Com soluções completas e personalizadas, facilita o retorno de resíduos pós-consumo ao ciclo produtivo e certifica conteúdo reciclado, promovendo a circularidade de recursos e o alinhamento com metas ESG e ODS. Atua em todas as etapas, do planejamento à operação, oferecendo rastreabilidade e transparência total.
Trabalha com empresas de médio e grande porte como Nestlé, Danone, Cargill, entre outras, gerando impacto ambiental positivo e benefícios socioeconômicos nas comunidades envolvidas. Reconhecida por sua atuação no setor, acumula importantes conquistas, como o Ranking 100 Open Startups (de 2021 a 2024), o título de Melhor Startup do Brasil pela AMCHAM em 2023, o 1° Prêmio Suíço de Sustentabilidade e Inovação 2023 e o Environmental Awareness Award 2023, entre outros.
Site oficial: https://www.yatto.com.br
Imprensa