
Imagem: Divulgação | Indicator Capital é a 200ª empresa no Brasil a obter certificação do Sistema B. Gestora brasileira de venture capital early stage reforça seu propósito de atuar como Investidora para o Bem, aplicando sua metodologia proprietária Building Value Together(R) para gerar retorno e trazer impacto positivo para a sociedade.
A Indicator Capital , gestora brasileira de venture capital ‘early-stage’ anuncia a sua certificação e entrada no Sistema B, sendo a 200ª empresa do país a obter o selo de responsabilidade social e ambiental. Com isso, a companhia reforça o seu propósito de atuar como Investidora para o Bem, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU de forma significativa ao realizar investimentos em tecnologia com alto potencial de retorno financeiro e positivo para a sociedade e meio ambiente.
A decisão da Indicator Capital vem na esteira do crescimento das empresas ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance) no Brasil, que possuem visão e aplicam práticas ambientais, sociais e de Governança em seus negócios. De acordo com estimativas do Sistema B, mais de 70 empresas devem obter a certificação este ano.
“Acreditamos que o mercado de capitais e o empreendedorismo são as ferramentas mais poderosas para transformar nosso país e promover o desenvolvimento de setores estratégicos. Pretendemos gerar relevante benefício socioambiental por meio de investimentos no ecossistema de Internet das Coisas. Para isso, aplicamos a nossa metodologia proprietária Building Value Together(R) contribuindo para o desenvolvimento sustentável das startups”, comenta Derek Bittar, sócio-fundador da Indicator Capital.
O Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab responsável pela divulgação e engajamento de todo o movimento B no Brasil e na América Latina. Essa iniciativa tem por fim articular um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para a sociedade e o planeta. No total, já são 202 empresas B no país e 750 na América Latina. Para receber a certificação, renovada a cada três anos, as empresas passam por um sistema auditado de verificação em cinco dimensões, sendo elas: governança, colaboradores, meio ambiente, comunidade e clientes.
“Ao se tornar uma empresa B, a Indicator Capital oficializa o seu compromisso com um movimento que busca promover mudanças estruturais e disruptivas no sistema econômico, valorizando um ambiente mais justo por meio da força dos negócios e fortalecendo as empresas que colaboram verdadeiramente com o mundo. Ter mais um representante do setor financeiro em nossa rede reforça que um novo modelo econômico é possível e poder continuar gerando lucro para empresários, bem como também beneficiar a sociedade e o meio ambiente, em ações interligadas em uma visão sistêmica dos negócios”, comenta Francine Lemos, diretora executiva do Sistema B Brasil.
Sobre a Indicator Capital
Fundada em 2014, a Indicator Capital é uma gestora brasileira de venture capital early-stage, sediada em São Paulo e presente no Vale do Silício. A sociedade formada por Derek Lundgren Bittar, Fabio Iunis de Paula e Thomas Lundgren Bittar, atua para promover a convergência entre o sonho do empreendedor e o retorno financeiro para o investidor, tropicalizando as melhores práticas norte-americanas para startups nacionais.
A Indicator Capital é especializada em catalisar a transformação digital em corporações, investindo em negócios de base tecnológica altamente escaláveis e rentáveis. “Building Value Together(R)” é uma iniciativa proprietária desenvolvida pela Indicator Capital que baliza todas suas atividades, atuando de forma ativa e colaborativa com as empresas investidas e fornecendo todo o apoio durante o ciclo de vida completo, desde o investimento inicial, passando pela curva de crescimento até o processo de saída. Para tanto, os três sócios apresentam habilidades e competências complementares, trazendo décadas de experiência para apoiar os empreendedores. Seu portfólio conta com mais de 10 startups, entre elas a iugu, ARVORE e TEVEC.
Desde a sua criação, a gestora tem o propósito de ser reconhecida como uma “Investidora para o Bem”, gerando impacto positivo e duradouro para a sociedade. Ela acredita que o mercado de capitais e o empreendedorismo são as ferramentas mais poderosas para transformar nosso país e promover o desenvolvimento de setores estratégicos. Por isso, seus sócios têm como objetivo apoiar empreendedores brilhantes e negócios tecnológicos disruptivos. Alinhados com esse propósito, esperam contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU de forma significativa e materializar o conceito de #Tech4Good, por meio de investimentos em tecnologia de alto potencial de retorno e impacto.
A Indicator Capital foi a empresa escolhida, em 2020, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Qualcomm Ventures LLC para ser a gestora de um fundo de investimento em participações, no valor de R$ 160 milhões, focado em startups que potencializam a transformação digital, desenvolvendo produtos e serviços de ciência de dados, computação em nuvem, conectividade e internet das coisas.
Sobre o Sistema B
O Sistema B é uma organização parceira do B Lab desde 2012, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B no Brasil e América Latina. Ele articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. No centro deste movimento estão as Empresas B Certificadas, 202 Empresas B no Brasil e 750 na América Latina, que compartilham um perfil de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. No mundo, já são 3.786 empresas certificadas.
Crédito:
Imprensa | Indicador capital