Áustria conhece o sistema capaz de abastecer cerca de 12.800 residências por mês com biogás

Foto: Divulgação | O diplomata conheceu as instalações dedicadas à geração de energia limpa e renovável, que utilizam equipamentos austríacos em seu funcionamento
Foto: Divulgação | O diplomata conheceu as instalações dedicadas à geração de energia limpa e renovável, que utilizam equipamentos austríacos em seu funcionamento

Imagem: Divulgação

Fevereiro de 2025 – O Ecoparque de João Pessoa e sua UTE recebeu a visita do Embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz. O diplomata conheceu as instalações dedicadas à geração de energia limpa e renovável (chamada de UTE), que utilizam equipamentos austríacos em seu funcionamento.

A UTE, administrada pelo Grupo Orizon, é um exemplo de inovação e sustentabilidade no estado da Paraíba, produzindo energia renovável a partir de resíduos sólidos urbanos (lixo). Com uma capacidade instalada de 5,7 MW e geração média mensal de 3.200 MWh/mês, o sistema é capaz de abastecer cerca de 12.800 residências por mês, considerando um consumo médio de 250 kWh por residência.

Foto: Divulgação

O Ecoparque processa mensalmente 60 mil toneladas de resíduos, garantindo sua destinação adequada e contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa. A unidade atende também os municípios de Cabedelo, Bayeux e Conde.  

O Ecoparque atende 10 dos 30 municípios da Mesorregião da Mata Paraibana, que juntos correspondem a uma população de 1.503.907 habitantes, que equivale a 39,3% do total do estado, o maior valor para população atendida dentre os Aterros Intermunicipais em Operação.  

Stefan Scholz assistiu a uma apresentação do Grupo Orizon, uma empresa de capital aberto na B3 e 17 Ecoparques em 12 estados brasileiros. A companhia é referência em gestão e valorização de resíduos em toda a América Latina.  

Com um portfólio completo de soluções sustentáveis para o tratamento e a destinação final dos resíduos, garante a captura do biogás e a geração de créditos de carbono. Já a divisão de negócios de energia renovável – BioE – é responsável pelo uso do biogás para geração de energia ou para ser purificado em biometano. Na vertical de economia circular promove a separação de materiais reciclados que retornam à cadeia produtiva, produz fertilizantes orgânicos e combustível derivado de resíduo (CDR) por meio de processo de blendagem em suas plantas de coprocessamento.  

Atualmente, o Grupo Orizon está construindo a primeira planta de Waste to Energy (Recuperação Energética) do Brasi´l com início das operações previsto para janeiro de 2027.  

Liderando a agenda de sustentabilidade urbana, a Orizon tem um papel importante na transição energética do país e no fortalecimento do Marco do Saneamento com o encerramento de lixões, contribuindo para a preservação ambiental e a qualidade de vida e saúde das pessoas.  

Site oficial: https://orizonvr.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/10/cetesb-lancamento-procedimentos-tecnicos-para-padronizar-a-producao-de-energia-limpa-em-aterros-sanitarios-no-estado-de-sao-paulo/
https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/09/veolia-brasil-gera-124-mw-de-energia-limpa-a-partir-dos-centros-de-gerenciamento-de-residuos-que-opera/
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6245 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!