
Imagem: Divulgação | Estudo realizado pelo Twitter em 2021 aponta um aumento de 17% em jovens preocupados com o futuro do meio ambiente. Para acompanhar a futura geração sobre o tema, Regina Oliveira, fundadora de rede de ensino, sugere atividades escolares que seguem o calendário anual da ONU que podem ajudar nesse processo de conscientização
De 1 a 5 de junho, celebrou-se a Semana Nacional do Meio Ambiente. O assunto tem sido motivo de preocupação não só dos adultos, mas dos jovens. Um estudo realizado pelo Twitter em 2021, a partir de dados encontrados nas conversas e questionários direcionados aos jovens da geração Z, aponta que 58% desse público enxergam um cenário ruim para o meio ambiente no futuro. Não à toa, dois a cada três participantes da pesquisa responderam que ajudar o meio ambiente é um valor pessoal para eles.
Diante desse cenário, espera-se mais envolvimento, comprometimento e iniciativas sobre o tema por parte das instituições de ensino.
Sobre isso, Regina Oliveira, fundadora da Rede Decisão, grupo educacional responsável pela gestão pedagógica de escolas privadas de educação básica (“K-12”) no Brasil, destaca o ESG como peça-chave para ajudar as escolas a engajarem os alunos em temas relacionados ao meio ambiente.
“O primeiro passo é colocar o ESG no centro das atividades escolares para promover o senso crítico nos estudantes. Isso gera benefícios em todos os âmbitos: ético, econômico, político e social, contribuindo para um processo de ensino-aprendizagem ainda mais significativo”, comenta.
Para tanto, Regina sugere algumas atividades, todas seguidas nas unidades da Rede Decisão, que seguem o calendário anual da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Ciência e Educação – UNESCO no tema Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. Esse programa contribui para um olhar mais atento ao meio ambiente e que podem fazer toda a diferença na conscientização dos alunos. Confira!
- A natureza in loco: nesta modalidade os professores podem envolver teoria e prática. É preciso organizar estudos sobre o tema com foco na natureza e abordar a consciência ambiental com os alunos. Para isso, as escolas podem organizar passeios em parques e visitas às nascentes de rios, unindo o conhecimento adquirido em sala de aula com uma experiência. Nesse momento é interessante que os professores também estimulem o olhar investigativo nos estudantes para novas descobertas ou confirmação de hipóteses.
- Oficinas: nestas atividades, a sugestão é utilizar metodologias que sensibilizem os alunos quanto à importância da preservação da natureza e fazer com eles sejam agentes multiplicadores. Na indústria, observa-se produtos com composição rica em parabenos e outros compostos químicos prejudiciais ao meio ambiente. As oficinas oferecem aos alunos a oportunidade de ampliar seus horizontes no que tange às alternativas sustentáveis. A Rede Decisão, por exemplo, aproveita a sugestão de forma diferente. As unidades aproveitam o Dia da Família para abordar a temática do meio ambiente em que alunos e pais criam um detergente feito a partir da base de sabão de coco natural.
- Mão na Terra: aqui, a sugestão é criar atividades em que os estudantes possam colocar a mão na terra, como uma horta comunitária no jardim das escolas para plantar e acompanhar a evolução das mudas. Esse tipo de atividade pode destacar também a boa alimentação, como se dá o cultivo de alimentos, valorização e respeito ao trabalhador do campo, cuidados com o meio ambiente e ajudar no conhecimento de outras matérias, como ciência e biologia.
De acordo com Regina Oliveira, essas atividades pedagógicas devem estar no radar das instituições para que as gerações futuras saiam das escolas ainda mais conscientes quanto ao meio ambiente.
“Nessa perspectiva, a educação ambiental não vai ditar regras, mas sim refletir sobre o impacto das nossas ações no mundo”, finaliza.
Sobre a Rede Decisão
A Rede Decisão é um grupo educacional brasileiro fundado em 1984 e responsável pela gestão pedagógica de escolas privadas de educação básica (“K-12”). O grupo tem 15 unidades localizadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais. E, atualmente, conta com cerca de 7.000 alunos e ocupa o 8º lugar no Brasil em número de alunos na Educação Básica. A companhia educacional também prepara alunos para o Ensino Superior, o desenvolvimento pessoal e profissional, promove um ambiente de diversidade e busca criar impacto positivo nas comunidades do entorno.
Site oficial: https://www.rededecisao.com.br/
Crédito:
Imprensa