
Imagem: Divulgação | Saiba quais espécies gostam mais e as que não se dão tão bem com ambientes úmidos causados por grandes períodos de chuva.
Março de 2025 – O verão costuma ser o período do ano em que as chuvas são mais frequentes e volumosas. Para quem cultiva plantas, este também pode ser um ponto de alerta, principalmente para quem tem vasos/plantas em ambientes externos. De modo geral, a água tem um papel fundamental em qualquer tipo de cultivo. No entanto, é importante entender que existem plantas que suportam e podem se dar bem com grandes volumes de chuva, enquanto outras não.
“Apesar da água exercer uma função importante, como, por exemplo, conduzir os nutrientes para manter a alimentação da planta, o excesso dela também pode deixar o solo encharcado, principalmente em casos que determinadas espécies não estão em substratos adequados para elas, o que pode diminuir a concentração de oxigênio próximo das raízes, podendo fazer com que a planta “morra afogada”. Além disso, o ambiente também é propício para outros problemas, já que um solo muito úmido pode causar a proliferação de certos tipos fungos e bactérias. Ou seja, em alguns casos, há a possibilidade de o excesso de água prejudicar a beleza e a saúde do seu jardim“, explica o engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Ramon Francesco Brusarosco de Morais.
Para não correr o risco de prejudicar o seu cultivo, o ideal é conhecer a planta e, dessa forma, saber a melhor maneira de conduzir os cuidados, como escolher o melhor ambiente e o melhor substrato para deixá-la, permitindo que ela receba ou não uma grande quantidade de água. Quando possível, mudar o local do vaso, dependendo do clima, também pode ser uma alternativa eficaz. Conheça algumas espécies que se adaptam bem e outras que não gostam tanto assim dos grandes volumes de chuva:
Espécies que se adaptam bem a um longo período de chuva
Flores e Plantas Ornamentais:
- Samambaia (Nephrolepis exaltata): desenvolvem-se bem em locais úmidos e sombreados, sendo ideais para ambientes chuvosos, precisa de substrato bem drenante.
- Orquídeas (Orchidaceae): muitas orquídeas, especialmente as epífitas, como as da espécie Cattleya, crescem bem em ambientes úmidos, como florestas tropicais. Necessita estar em substratos ideais, por exemplo, feitos com cascas de pinus para simular o ambiente natural.
- Costela-de-adão (Monstera deliciosa): esta planta tropical prospera em ambientes úmidos e com chuvas regulares, sendo ótima para jardins com alta umidade, precisa de substrato bem drenante.
- Lírio (Lilium spp.): embora não tolere solo encharcado, o lírio gosta de umidade e se desenvolve bem em áreas com chuvas regulares, desde que o solo tenha boa drenagem.
Hortaliças e Temperos
- Alface (Lactuca sativa): adora umidade e cresce bem em solos úmidos, desde que haja boa drenagem para evitar o apodrecimento das raízes.
- Couve (Brassica oleracea): resistente à chuva, gosta de solos úmidos, sendo uma boa opção para regiões com grande volume de precipitação.
- Hortelã (Mentha spp.): ama ambientes úmidos e cresce bem em regiões com chuvas regulares, prosperando em solo úmido e sombra parcial.
- Cebolinha (Allium fistulosum): pode ser cultivada em solo úmido e se beneficia de chuvas regulares, especialmente em climas tropicais e subtropicais.
Espécies que não se adaptam bem a um longo período de chuva
Flores e Plantas Ornamentais:
- Suculentas (ex.: Aloe vera, Echeveria, Crassula): possuem adaptações para armazenar água e prosperam em solos bem drenados e secos. O excesso de chuva pode ser prejudicial, especialmente se o solo ficar encharcado.
- Violetas (Saintpaulia): preferem ambientes secos e frescos. Podem apodrecer se ficarem expostas a chuvas constantes e alta umidade.
- Bambu (Bambusoideae): algumas espécies não toleram chuvas constantes ou solo encharcado, o que pode prejudicar o crescimento saudável da planta.
- Lavanda (Lavandula angustifolia): prefere clima seco e solo bem drenado. O excesso de chuva pode resultar em apodrecimento das raízes e proliferação de fungos.
Hortaliças e Temperos:
- Pimenta (Capsicum spp.): prefere solos bem drenados e não gosta de chuvas intensas, que podem afetar o desenvolvimento das raízes e causar doenças fúngicas.
- Cebola (Allium cepa): assim como o alho, não gosta de chuvas constantes. O solo encharcado pode causar o apodrecimento das raízes e prejudicar o crescimento.
- Manjericão (Ocimum basilicum): gosta de umidade, mas não de chuvas constantes. O excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes e favorecer o aparecimento de fungos.
- Orégano (Origanum vulgare): prefere solos bem drenados e se adapta melhor a condições secas. Chuvas intensas podem causar o apodrecimento das raízes e promover doenças.
“Conhecendo melhor suas plantas, é possível garantir que elas cresçam saudáveis e bonitas, mesmo em períodos de grande volume de chuvas”, finaliza o engenheiro agrônomo da Forth Jardim.
Sobre a Forth Jardim
A Forth Jardim é uma empresa especializada no cuidado com as plantas, focada principalmente no segmento de Home & Garden e oferece soluções para finalidades específicas. Atuando desde 1998, a marca é hoje uma das líderes de mercado e contribui de forma ativa para o crescimento do setor. A empresa conta com uma fábrica própria localizada na cidade de Cerquilho (SP), possui mais de 100 colaboradores e está presente em mais de 6.000 pontos de vendas em todo o Brasil. Em 2020, impulsionada principalmente pelo aumento do número de pessoas que passaram a se interessar em cultivar plantas em casa, a empresa aumentou o faturamento em 50% e mantém crescimento médio de 20% ao ano.
Site Oficial: https://forthjardim.com.br
Imprensa