Imagem: Divulgação | O local escolhido para o acasalamento e berçário das baleias fica no Sul de Santa Catarina
Imbituba, especialmente a praia de Ibiraquera, é um dos locais preferidos dos mamíferos gigantes, devido a vários fatores, em especial as enseadas com águas calmas, limpas e na temperatura perfeita.
Famílias de baleias-francas, ainda em extinção, fazem dessas praias o seu local de morada por alguns meses. Elas partem da Antártida rumo ao sul do Brasil. Em Santa Catarina o momento mágico tem enchido os olhos dos amantes da natureza. O balé das baleias-francas acontece em especial em setembro (a temporada reprodutiva vai de julho a novembro).
O Projeto Franca Austral, constituído por um grupo de pesquisadores apaixonados, monitora e estuda os animais, além de trabalhar arduamente para a preservação das espécies.
Nas imagens, gravadas nesta temporada, podemos verificar inúmeras baleias, em duplas de mães e filhas, e até um quarteto.
Vídeos
Como ajudar
Com vistas a manter o Programa de Pesquisa e Conservação das Baleias Franca contamos com a parceria de vários apoiadores em Santa Catarina.
Já foram mais de 35 anos de atividades, mas as baleias franca ainda precisam da ajuda pra sua recuperação populacional, pois ainda estão ameaçadas de extinção no Brasil. Manter esse trabalho é um desafio, e estão sempre em busca de novos parceiros que queiram somar à nossa causa e ajudar a viabilizar a continuidade de nossa atividades regulares e a manutenção de nossa sede física, o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, em Imbituba (SC).
Para ser um parceiro, adote o Programa de Pesquisa e Conservação das Baleias Franca! Entre em contato por e-mail ou pelo telefone fixo: (48) 3255-2922.