
Imagem: ©TOMRA Autosort – Planta de reciclagem PET em flakes em funcionamento na cidade de Guolong, Guangdong, China | TOMRA é uma empresa global que atua para intensificar os ciclos da reciclagem e economia circular no mundo, desenvolvendo tecnologias inteligentes para coleta seletiva e triagem de resíduos sólidos urbanos e pós consumo.
Por Simone Horvatin, Colaboração para Ambiental Mercantil, Frankfurt na Alemanha
Mühlheim-Kärlich, outubro de 2021 – Nos dias 5 e 6 de outubro aconteceu o evento global TOMRA Talks, com a participação de vários “players” globais dos setores para discutir o futuro do tratamento de resíduos sólidos e reciclagem.
Poluição plástica tem impacto devastador na natureza
Os plásticos começaram a ser produzidos em meados de 1950, e como matéria-prima, ofereceu muitas possibilidades e conveniência. Embora os plásticos possam ajudar a tornar a saúde mais segura (com descartáveis), fazer com que os nossos alimentos durem mais tempo e que as nossas embalagens sejam mais eficientes, os plásticos não tem um lugar “natural” no ecossistema e na natureza.
Como referência, em 1967 registrou-se 25 milhões de toneladas de plásticos produzidos. Em 2016, a produção global de plástico chegou a 396 milhões de toneladas, sendo estimado 53Kg de plásticos por habitante do planeta.
Dra. Jenna Jambeck, engenheira ambiental e professora da Universidade da Georgia, foi a primeira pesquisadora que avaliou o impacto dos plásticos no mundo e nos oceanos. Ela pesquisou e calculou a quantidade de plástico já produzida pela humanidade: 8,3 bilhões de toneladas. Um dos principais pontos da sua pesquisa foi estudar como as atividades humanas na terra que impactam nos oceanos, considerando o problema do “lixo plástico”. Ela afirma que o nosso lixo de consumo de todos os dias vai para os oceanos: ao tomar um café, ao fazer compras no supermercado e assim por diante. Porém, o mais alarmante foi comprovar a quantidade deste lixo plástico descartado indevidamente na natureza.
“Se todos os habitantes do globo ficassem lado a lado, nas praias dos litorais, cada um teria cinco sacolas de supermercados cheias de plásticos, e isso, por ano! O impacto da poluição plástica nos oceanos afeta os animais marinhos, na saúde humana, na teia alimentar e todo o ecossistema, da qual também fazemos parte”, Janmbeck afirma (assista ao último vídeo Jenna Jambeck: Changing Behavior to Reduce Plastic Pollution).
A TOMRA é parte desta revolução pelos recursos
“Closing the Loop of Plastics” foi o tema principal do TOMRA Talks 2021, e demonstrou na prática a valoração de resíduos plásticos em toda sua cadeia de valores. Através de uma triagem e separação de alta precisão dos resíduos plásticos, a maximização e aproveitamento dos resíduos plásticos pós consumo para reciclagem se torna muito mais eficiente e rentável.
Plástico é um material reciclável e de alto valor no mercado. Faz parte de um ciclo fechado: produção, uso, reciclagem, reuso, produção e assim por diante. As soluções da TOMRA Recycling contribuem para uma coleta seletiva e triagem de alta precisão,[MM1] [S2] [S3] para garantir o máximo aproveitamento da qualidade dos plásticos para reciclagem. Os resíduos domésticos, separados em casa, vão para usinas como “plásticos“. O grande problema é que entre o que popularmente conhecemos como “plástico”, há vários subtipos na sua classificação (PET, PP. PE, etc), cada um com suas características próprias e seu valor comercial na cadeia. Por isso, com as tecnologias de inteligência artificial e “deep learning” desenvolvidas pela TOMRA Recycling, a triagem é muito mais eficiente e precisa.
Isso garante a valoração máxima do material reciclável e evita que grande parte vá para incineração indevidamente.



Como líder global há quase 50 anos, a TOMRA Sorting Solutions tem como meta apoiar seus clientes a reciclar e valorar, de forma eficiente e precisa, resíduos plásticos.
O principal objetivo da TOMRA Recycling é “Fechar o ciclo dos plásticos“: através da reciclagem de precisão, aumentar a vida útil e reaproveitar os materiais da reciclagem, contribuindo com o meio ambiente e poupando os recursos naturais.

“Se olharmos globalmente, sabemos que apenas 14% dos plásticos pós-consumo são recolhidos para reciclagem. Todos nós conhecemos os problemas com o lixo plástico, basta simplesmente caminhar por ai, em terra, mas mais ainda nos oceanos. Já sabemos que, se continuarmos neste ritmo e não nos conscientizarmos que temos de agir, em 2050 haverá mais plásticos nos oceanos que peixes. É por isso que consideramos a reciclagem dos plásticos tão importante, e tema principal desta conferência “Closing the Loop on Plastics”. É importante que a gente possa reciclar cada vez mais, poluir cada vez menos, e reduzir as emissões de CO2“, disse Tove.
Registre-se aqui para receber o vídeo de resumo da conferência: https://solutions.tomra.com/tomra-talks-2021-video
Sobre a TOMRA Recycling
A TOMRA Recycling desenvolve e fabrica tecnologias de seleção baseadas em sensores para a indústria global de reciclagem e gerenciamento de resíduos. Cerca de 7.400 sistemas foram instalados em mais de 100 países em todo o mundo.
A TOMRA Recycling faz parte da TOMRA Sorting Solutions, que também desenvolve sistemas baseados em sensores para selecionar, descascar e processar análises para a indústria alimentícia, de mineração e outras. A TOMRA Sorting pertence à empresa norueguesa TOMRA Systems ASA, que está listada na Bolsa de Valores de Oslo. Fundada em 1972, a TOMRA Systems ASA tem um volume de negócios de cerca de 995 milhões de euros e emprega mais de 4.300 pessoas globalmente.
Para mais informações sobre a TOMRA Recycling visite https://www.tomra.com/pt/sorting/recycling ou siga-nos no LinkedIn, Twitter or Facebook.
Referências:
WWF – World Wildlife Fund – Plastics Iniciative
Dr. Jenna Jambeck: Changing Behavior to Reduce Plastic Pollution
Crédito:
Simone Horvatin (Jornalista, MTB 0092611/SP), colaboração para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS
A única imprensa brasileira convidada a participar do evento, em Frankfurt na Alemanha.