
Imagem: Divulgação | Fontes renováveis de energia ganham popularidade no país, atraindo investimentos e multiplicando o número de consumidores
O encarecimento da energia elétrica no país tem impactado duramente a vida dos brasileiros.
Desde o anúncio de que a nova bandeira tarifária “Escassez Hídrica” – vigente até abril de 2022 – elevaria em 6,78% o valor da conta de luz, a população está preocupada com os reflexos dessa alta em seu poder de consumo. Isso porque em agosto, antes mesmo do reajuste, o IPCA-15 alcançou a marca de 0,89% – o maior resultado para o mês desde 2002 – puxado pelas despesas com habitação, que compõem 0,31% do percentual total.
Assombradas por este cenário, as pessoas têm buscado alternativas para manter o equilíbrio do orçamento em tempos de recessão passando a considerar novas possibilidades, como o investimento em energia solar.
Esse movimento tem contribuído para que o Brasil se consolide como uma das potências globais do segmento. Segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar), o país figura, hoje, o 14º lugar no ranking de nações que mais produzem energia solar no mundo – com uma capacidade instalada de 10 mil MW (megawatts) – e ultrapassou, recentemente, a marca de 500 milhões de conexões de energia a partir dessa fonte.
Na contramão de outros setores da economia, esse mercado vive um momento favorável aos investimentos, impulsionando negócios e iniciativas que democratizam o acesso a suas soluções. Entre elas, ganha popularidade a assinatura de energia compartilhada, uma alternativa mais barata e simples, que oferece reduções consideráveis na conta de luz.
O modelo de negócio, trazido ao país pela Enercred, em 2016, vem conquistando o mercado, motivado pelo atual cenário econômico e ambiental.
Mas, foi recentemente que sua procura aumentou de forma exponencial.
Prova disso é que a startup, pioneira na criação de programas de distribuição de energia limpa no Brasil, viu sua base de clientes crescer 15 vezes no último ano, ao oferecer uma redução de até 15% nos gastos com a conta de luz das residências e de até 25% nas Pequenas e Médias Empresas. Diante do painel otimista. a empresa decidiu investir em uma nova marca e em soluções, que traduzem sua expertise em tecnologia e inovação.

José Otávio Bustamante, CEO da Enercred
“Diante do crescimento acelerado que temos passado no último ano, fizemos uma ampla pesquisa com nossa base de consumidores e identificamos pontos de melhoria que convergiram no nosso novo posicionamento, nova marca e identidade visual. Estrategicamente nos mantemos sempre abertos a mudanças e procuramos sempre ouvir com muita atenção os anseios de nossos clientes. Agora passamos a um novo patamar de serviço consciente, tão necessário neste período de urgência climática e transição para um futuro sustentável“, revela José Otávio Bustamante, CEO da Enercred.
Democratizando a energia limpa

A solução da startup brasileira alcançou destaque entre os consumidores ao oferecer uma matriz energética sustentável e econômica com gestão 100% digital, por meio do aplicativo Enercred (disponível gratuitamente para Android e IOS). Através do modelo de energia compartilhada, proveniente de fazendas solares parceiras, a empresa encontrou uma oportunidade de colocar seu propósito em movimento: ser reconhecida como opção energética e democratizar o acesso da população à energia limpa.
A proposta desenvolvida pela Enercred permite o investimento inteligente e descomplicado em fontes renováveis de energia sem a necessidade de custos com instalação e infraestrutura. Toda a experiência do cliente é digitalizada, via aplicativo – da adesão ao pagamento -, e ele terá uma economia significativa nos seus gastos mensais com a conta de luz. Além de poder conquistar descontos extras com a dinâmica de indicações de novos usuários.
“Continuamos trabalhando intensamente para transformar a experiência de nossos membros com energia, trazendo cada vez mais auto serviços e gestão na palma da mão. O novo desafio é dar visibilidade não só à economia financeira que a nossa solução traz, mas também apresentar os benefícios ambientais e sociais que todos estão contribuindo através do uso de uma matriz elétrica 100% sustentável”, afirma Rodrigo Protazio, Head de Produto e Tecnologia da Enercred.
Empresas também podem optar por energia limpa
No último bimestre, a Enercred expandiu sua atuação ao lançar um programa de assinatura de energia limpa exclusivo para Pequenas e Médias empresas, com economia de até 25% nos gastos.
“Essa é uma forma que encontramos de apoiar o desenvolvimento nacional e os negócios locais. Dentro desse serviço, é possível que as pequenas e médias empresas unifiquem suas contas de energia e tenham ainda mais praticidade na gestão orçamentária, além de poder destinar o montante economizado para novos investimentos”, explica Rodrigo Protazio, destacando que a startup está estudando outras novidades que deverão ser lançadas nos próximos meses.
Sobre a Enercred
A Enercred é uma plataforma de assinatura de créditos de energia para pessoas que querem reduzir seus gastos com energia elétrica e ajudar o meio ambiente. Sem investimento inicial, nem manutenção, tudo é oferecido através de um serviço digital.
Site oficial: https://enercred.com.br
Crédito:
Imprensa | Enercred