ANA lança publicação “ODS 6 no Brasil: Visão da ANA sobre os indicadores” no Fórum Mundial da Água, em Dacar

softelec

Imagem: Jéssica Prado / Banco de Imagens ANA – Sérgio Ayrimoraes apresenta 2ª edição da publicação | A segunda edição da publicação apresenta atualizações das séries históricas dos indicadores das oito metas do ODS 6 De modo geral, os resultados do País apresentam evolução positiva ao longo dos últimos anos.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Em 24 de março, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançou em Dacar, no Senegal, a segunda edição da publicação “ODS6 no Brasil: Visão da ANA sobre os indicadores”.

A cerimônia de lançamento aconteceu no 9° Fórum Mundial da Água e foi conduzida pelo coordenador da superintendência de planejamento de recursos hídricos, Sérgio Ayrimoraes, e contou com a presença da delegação brasileira. Além disso, o evento foi transmitido pelo Youtube da Agência.

Sérgio Ayrimoraes iniciou o lançamento e logo em seguida passou a palavra para o superintendente de planejamento de recursos hídricos, Flávio Tröger, que falou, virtualmente, sobre a importância do lançamento da publicação para o Brasil.

“A nova edição contém atualizações das séries históricas dos indicadores das oito metas do ODS 6 e aprimoramentos em seu cálculo devido a melhorias metodológicas e novos dados disponíveis. Cada um dos onze indicadores possui um processo específico de cálculo e de sua atualização, tanto no que se refere às orientações e coletas de dados pelas agências de custódia da ONU, como à disponibilidade de dados mais atuais da ANA e parceiros institucionais”, destacou.

Participaram da cerimônia realizada presencialmente no Fórum, o representante da UNESCO/UM, Aurélien Dumont, falando sobre o monitoramento global do ODS 6 e contribuições dos países; Christiane Battiston do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que destacou um breve histórico do ODS 6 no Brasil; Dante Pauli, da Sabesp, ressaltou as atualizações dos indicadores; Luiz Henrique Noqueli da SEMA-MT e o Jorge Werneck da ADASA que comentou sobre 17 ODS no Brasil.

Publicação

ODS 6 no Brasil: Visão da ANA sobre os indicadores 

Um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), segundo a ONU, é assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos, o ODS 6 – Água Limpa e Saneamento. Em 2019, A ANA lançou a primeira edição do relatório ODS 6 no Brasil: Visão da ANA sobre os Indicadores. Agora, em 2022, apresenta a segunda edição desta publicação. 

A nova edição contém atualizações das séries históricas dos indicadores das oito metas do ODS 6 e aprimoramentos em seu cálculo devido a melhorias metodológicas e novos dados disponíveis. Cada um dos onze indicadores possui um processo específico de cálculo e de sua atualização, tanto no que se refere às orientações e coletas de dados pelas agências de custódia da ONU, como à disponibilidade de dados mais atuais da ANA e parceiros institucionais. 

Foram avaliados os cenários de disponibilidade dos recursos hídricos, as demandas e usos da água para as atividades humanas, as ações de conservação dos ecossistemas aquáticos, redução de desperdícios e acesso ao abastecimento de água, esgotamento sanitário e tratamento dos esgotos. O relatório foi elaborado seguindo metodologia discutida com agências da ONU e contou com a revisão de diversas instituições parceiras. 

Acesse na íntegra a primeira e a segunda edições da publicação e navegue abaixo no painel ODS 6 atualizado, também disponível na versão em inglês. Saiba mais: www.gov.br/ana/pt-br/centrais-de-conteudos/publicacoes/ods6.

Site oficial: https://www.gov.br/ana/pt-br

Crédito:
Imprensa | Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!