WWF-BRASIL APOIA NOVA FASE DO PROGRAMA NACIONAL DE VOLUNTÁRIOS

Acordo assinado com WWF prevê, entre outras coisas, a elaboração de plano de trabalho. Ideia é incentivar maior participação da sociedade © ICMBio

O WWF-Brasil e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acabam de fechar um acordo para fortalecer o Programa Nacional de Voluntariado nas unidades de conservação e centros de pesquisa mantidos pelo instituto.

O programa existe há sete anos e ganhará reforço com a elaboração do plano de trabalho, que deve ficar pronto nos próximos meses. A intenção é divulgar o programa reformulado por meio de um seminário antes das Olimpíadas de 2016.

A ideia é incentivar a participação dos voluntários no trabalho de conservação das áreas protegidas. “Esperamos que a sociedade fique mais sensível sobre a importância da conservação e mais ciente dos trabalhos para conseguir esse objetivo”, disse Cristiane Ramscheid, coordenadora da Divisão de Gestão Participativa, do ICMBio, durante a cerimônia de assinatura do acordo.

O ICMBio conta com o apoio da Coalizão Pró-UCs, formada por algumas das mais representativas ONGs de conservação da natureza, entre elas o WWF-Brasil e a SOS Mata Atlântica, que colaboram com a iniciativa.
Guia

O ICMBio também está elaborando o guia para gestores de unidades de conservação e o Caderno do Voluntário, com orientações sobre como proceder em casos específicos, direitos e deveres dos voluntários, campos de atuação, instruções para preenchimento dos formulários, entre outros aspectos.

“Toda realização importante, todo sucesso, tem múltiplas contribuições. O ICMBio tem a responsabilidade definida pela sociedade, através do governo federal, para conservar a biodiversidade”, disse Claudio Maretti, presidente do ICMBio.

Segundo ele, o êxito do programa depende também das comunidades locais nas unidades de conservação e seu entorno, das organizações da sociedade civil que conosco colaboram e, esperamos, poderemos contar também com o engajamento de empresas e outras instituições para o sucesso dessa missão. Para Maretti, o apoio do WWF-Brasil e da Coalizão Pró-UCs é fundamental para essa nova fase do programa.

Fonte:
WWF Brasil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1354 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.