Central de Logística Reversa de eletroeletrônicos é inaugurada em Montes Claros em parceria com a ABREE e CODANORTE

softelec

Imagem: Divulgação – Helen Brito (Gerente de Relações Instrucionais da ABREE), Lília Aparecida de Castro (Superintendente de Saneamento Básico da SEMAD), André França (Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente), Eduardo Ravelo Fonseca (Presidente da CODANORTE), André Luiz Lopes Miranda (Proprietário DA LAX serviços ambientais) e Soter Magno (Secretário de Meio Ambiente de Montes Claros) | Parceria possibilitará coleta e destinação final de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo de uso doméstico em 62 municípios da região norte do estado

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e com o Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas – CODANORTE inaugurou a Central de Logística Reversa de Montes Claros.

O objetivo é facilitar a destinação final e ambientalmente correta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos nos municípios integrantes do consórcio.

“A inauguração de pontos de recebimento traz diversas vantagens para a região. Com a instalação é possível a redução da emissão de gases de efeito estufa, que consequentemente diminui a poluição e aumenta a proteção dos recursos naturais, além da geração de emprego na região. Portanto, essa parceria é um marco importante para a região de Montes Claros, além de ser um ponto de partida para a conscientização acerca do descarte ambientalmente correto após o consumo”, comenta Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da ABREE.

A central é na sede da empresa LAX Serviços Ambientais, uma empresa privada que já trabalha com resíduos eletroeletrônicos e fará o recebimento e armazenamento dos resíduos coletados nos municípios membros do consórcio, para então a ABREE retirá-los e enviá-los para a destinação final ambientalmente correta.

“A estimativa é que neste primeiro ano de instalação da Central, 400 toneladas sejam entregues. Número que deve aumentar na medida em que a população faça a adesão a essa nova postura ambiental. São 100 pontos de coleta desses materiais espalhados pela região Norte e Vale do Jequitinhonha. Pontos que incluem os parceiros da ABREE e CODANORTE”, explica André França, Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

O evento de inauguração aconteceu na Lax e contou com a presença de autoridades como, Rodrigo Franco (Subsecretário Estadual de Gestão Ambiental e Saneamento), André França (Secretário de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente), Eduardo Rabelo Fonseca (presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável – CODANORTE). Além disso, esteve presente também André Luiz Lopes Miranda (proprietário da Lax Serviços Ambientais) e Helen Brito (gerente de Relações Institucionais da ABREE).

Para o presidente do CODANORTE, Eduardo Rabelo, com a Central de Logística Reversa, a região se fortalece ainda mais na luta pela sustentabilidade. “Essa é mais uma das soluções encontradas pelo Consórcio e parceiros para a destinação correta dos resíduos sólidos, especificamente aqueles eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Isso significa que esses materiais produzidos em 62 municípios do Norte de Minas deixarão de ser jogados de forma inadequada no meio ambiente”, destacou.

Vale ressaltar que a regulamentação para reciclagem e logística reversa do setor foi publicada há dois anos. O Decreto Federal 10.240/2020 estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, com a obrigatoriedade determinada para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes.

A ABREE, como entidade gestora do setor, possibilita que a população encontre os pontos de recebimento mais próximos, por meio do CEP, além de possuir uma lista completa de quais produtos podem ser descartados. São alguns exemplos: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento

Sobre a ABREE

Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 54 associados que representam 186 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país.

Para mais informações, acesse http://abree.org.br/

Crédito:
Imprensa | ABREE

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!