OPINIÃO DE ESPECIALISTA: A temperatura da Terra deve chegar aos 29 graus! Quais problemas de saúde este calor pode desencadear?

softelec

Imagem: Wirestock/Freepik | A informação é da Universidade da Califórnia, divulgada na PNAS, e aponta aumento significativo da temperatura do Planeta nos próximos anos | Por Alcindo Batista de Almeida

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2022 – Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, e publicado na revista PNAS, aponta que cerca de 2 bilhões de pessoas viverão em lugares com temperatura média de 29° C, até o ano de 2100. Atualmente, aproximadamente 30 milhões de pessoas vivem essa dura realidade, principalmente no Saara e na Costa do Golfo. 

Crise climática: uma emergência global 

Em dias quentes e secos, as pessoas buscam as mais diversas alternativas para driblar o calor intenso. Alguns aderem ao ar-condicionado, outros preferem ventiladores.

E isso acontece com frequência, afinal, a temperatura do planeta Terra não para de subir. 

No entanto, para além disso, o fato é que a degradação do meio ambiente provocada pela crise climática ganhou força a partir da Revolução Industrial, na segunda metade do século XVIII. Desde então, os níveis de dióxido de carbono (CO2) aumentaram consideravelmente, atingindo níveis perigosos. 

O CO2, mais conhecido por gás de efeito estufa, tem o objetivo de manter o planeta aquecido. Sem ele, a Terra ficaria gelada demais, impossibilitando a vida humana. Mas o excesso de gases formadores do efeito estufa (GEEs) tende a superaquecer o planeta. Não apenas a atmosfera terrestre, como também os oceanos sofrem as consequências.

A seguir, veja a lista feita pelo Protocolo de Kyoto sobre as atividades que aceleram o aquecimento global:

  • Queima de combustíveis fósseis;
  • Poluição produzida por veículos;
  • Atividades de indústrias;
  • Pecuária;
  • Desmatamento;
  • Descarte de lixo. 

O que tem sido feito para desacelerar o aquecimento global? 

O Protocolo de Kyoto foi um dos principais acordo mundiais para frear a emissão de gases de efeito estufa. Cerca de 141 países participaram do tratado, assinado em 1997, na cidade de Kyoto, Japão. 

A ratificação aconteceu em 1999, por 55 países que correspondem a 55% da emissão dos gases, mas só entrou em vigor a partir de 2004, com a inserção da Rússia. Vale destacar que nações como Brasil, Alemanha, França, Itália e Noruega assinaram e protocolaram o acordo. Por outro lado, Afeganistão, Iraque, Sérvia e Vaticano ficaram de fora. 

O protocolo possui metas a serem cumpridas pelos países participantes. Aos desenvolvidos e industrializados ficou definida a redução de 5,2% de emissão de gases. Para Japão e membros da União Europeia, a porcentagem era de 7% a 8%, nessa ordem. 

Enquanto isso, o Protocolo de Kyoto não impôs metas a Brasil, China e Índia, três países em desenvolvimento e membros do BRICS, grupo de países de mercado emergente. Sendo assim, as medidas adotadas por eles são voluntárias. 

Aquecimento global e a saúde das pessoas

O aquecimento global não apenas traz riscos ao planeta, como também a população mundial. Na sequência, veja consequências das mudanças climáticas para os seres humanos. 

  • Problemas respiratórios

A alta concentração de dióxido de carbono tem influência direta na aparição de problemas respiratórios. As mais comuns são:  asma, bronquite, sinusite, rinite e até mesmo pneumonia. Os problemas se intensificam nas grandes cidades, onde a poluição é intensa. De acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 50 mil cidadãos brasileiros morrem todo ano por conta da poluição. 

  • Doenças cardiovasculares e AVC

O aquecimento global também contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC). Afinal, a combinação das altas temperaturas com a baixa qualidade do ar promove a sobrecarga do sistema nervoso. 

  • Câncer de pele e catarata

O aquecimento global promove a diminuição da camada de ozônio, que serve para proteger os humanos dos raios UV. A defasagem dessa proteção faz com que os raios cheguem com maior intensidade à superfície da Terra. 

Esses raios agridem a pele, causando queimaduras. Longos períodos de exposição solar sem proteção contribuem para o desenvolvimento de câncer de pele. Além do protetor solar, vendido em farmácias, roupas de algodão e óculos escuros são métodos eficientes para evitar agressões à pele. 

Como a população pode contribuir para evitar o aquecimento global?

Cada pessoa pode colaborar para evitar que a Terra siga esquentando. Ações simples, mas efetivas ajudam a saúde do planeta. 

A primeira delas é diminuir a geração de resíduos, reduzindo o desperdício de alimentos e também o uso de plástico. Na hora de descartar o lixo, o ideal é separar o lixo seco (reciclável), do lixo úmido (orgânico). 

Escolher bens duráveis, ao invés de produtos descartáveis é mais uma maneira de ajudar o meio ambiente. Assim como o uso consciente dos recursos, dosando o consumo de água, madeira, papel, energia elétrica e plástico. Pequenas ações, como as citadas, fazem a diferença. 

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!