Startup do setor de energia pretende reduzir a conta de luz dos brasileiros em 1 bilhão de reais até 2027

softelec

Imagem: Divulgação – Raphael Ruffato, CEO da Lead Energy | Raphael Ruffato, CEO da Lead Energy, afirma que a desinformação é um dos maiores problemas quando o assunto é gastos desnecessários

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2022Quem entende a própria conta de energia? Segundo a Abrace, Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres, o Brasil é o segundo país com a conta de luz mais alta do mundo.

Este valor se resume a cerca de 330 bilhões de reais por ano e algumas das razões para o país ocupar esta posição são: o aumento em 47% no custeamento da energia nos últimos cinco anos e principalmente, 50 bilhões de reais pagos a mais, sem necessidade.

No início deste mês, ocorreu o Primeiro Encontro de Startups de Energia, realizado pela Lead Energy e Clarke Energia. Durante o evento, foram apresentadas as complicações do setor, assim como as possíveis soluções para resolver o atual cenário. Entre palestras e debates, Raphael Ruffato, CEO da Lead, afirmou que o principal objetivo da empresa é reduzir os gastos com contas de energia no Brasil em pelo menos 1 bilhão de reais, oferecendo informação de qualidade ao consumidor.

Dentre as problemáticas envolvidas no setor, está a falta de clareza relacionada às informações contidas no documento e, com o intuito de promover um conteúdo auto-explicativo e fornecer soluções para a redução de gastos, surgiu a Lead Energy, startup que visa apresentar alternativas ao consumidor.

Para Raphael Ruffato, CEO da Lead, os custos excessivos de energia se resumem a três categorias: consumo, demanda e impostos.

“Com um bom diagnóstico e a troca do fornecedor, é possível economizar cerca de 25%. Reduzindo a demanda e a troca da tarifa, podemos descartar quase 2 bilhões em multas por ultrapassagem e, recuperando os créditos provenientes dos impostos exagerados, 11 bilhões por ano podem ser resgatados pela classe industrial”, afirma Raphael.

A plataforma online da Lead Energy oferece ao cliente um sistema que decifra a conta de energia e apresenta, como resultado, a quantidade que poderia ser poupada por ano. Ainda que o programa conte com uma estratégia útil para qualquer e todo caso, é preciso realizar uma análise personalizada para entender as melhores saídas, considerando cada ocorrência em particular.

“O consumidor precisa ser visto como cliente e para isso, é preciso oferecer um diagnóstico personalizado para cada segmento, considerando um conjunto de métodos e estratégias individuais.”

A startup que nasceu na pandemia, em 2020, tem como meta diminuir os gastos da conta de luz com soluções sustentáveis. “O objetivo da Lead Enegy até 2027 é reduzir a conta de luz dos brasileiros em pelo menos 1 bilhão de reais. Este valor é equivalente a 0,3% do valor total pago pelo consumidor brasileiro anualmente”, finaliza.

Site oficial: https://www.leadenergy.com.br/
Acompanhe a Lead nas redes sociais: https://www.instagram.com/leadenergy1/.

Crédito:
Imprensa | Lead Energy

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!