Programa Filtra Ação destaca desafios da reciclagem de filtros no setor automotivo e os 09 anos do Programa Descarte Consciente Abrafiltros

Programa Filtra Ação destaca desafios da reciclagem de filtros no setor automotivo e os 09 anos do Programa Descarte Consciente Abrafiltros

Imagem: Divulgação Abrafiltros | Programa de logística reversa iniciado em 2012 em São Paulo, está implantado também no Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Criado em julho de 2012 em São Paulo, para cumprir as exigências das legislações ambientais, o programa Descarte Consciente Abrafiltrosreciclou 22.253.310 de filtros usados de óleo lubrificante automotivo.

O Programa Descarte Consciente Abrafiltros celebra 9 anos.

“O Programa Descarte Consciente Abrafiltros celebra 9 anos cumprindo as metas estabelecidas em todos estados participantes e, por isso, hoje, é considerado uma referência em sistemas de logística reversa para órgãos governamentais”, afirmou João Moura, presidente da Abrafiltros.

Isso aconteceu no dia 29 de julho, no “Filtra Ação”, canal de conteúdo online da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais e das revistas Meio Filtrante e TAE, transmitido pelo YouTube.

Ele ressaltou que todos os resultados podem ser conferidos nos Relatórios Anuais, que são enviados para as Secretarias de Meio Ambiente e disponibilizados também aos associados participantes.

No processo de reciclagem, as siderúrgicas recebem o metal; o óleo contaminado vai para rerrefino; e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras. Segundo o responsável pela coordenação do programa e gestor de projetos da Abrafiltros, Marco Antônio Simon, o programa é todo custeado pelas empresas aderentes ao sistema e não há reaproveitamento direto de resíduos ou retorno financeiro para a cadeia de filtros.

“O custo é elevado. Atualmente, 150 toneladas de filtros usados de óleo lubrificante automotivo são recolhidas e recicladas por mês em 3.697 pontos de coleta nos 162 municípios participantes do programa”, comentou Simon.

Hoje, 22 empresas participam do programa. Mas, Simon explicou que um maior número de empresas devem aderir ao Descarte Consciente Abrafiltros já que novas leis apertam o cerco em prol do meio ambiente.

“Hoje, para uma empresa ter licença ou sua renovação, no caso de filtros do óleo lubrificante automotivo, é preciso cumprir a logística reversa. Isto porque a Resolução SMA/SP 045/2015 definiu diretrizes na responsabilidade pós-consumo no Estado de São Paulo, e, por meio da Decisão de Diretoria CETESB 114/2019/P/C, a logística reversa é requisito obrigatório para a concessão ou renovação da licença de operação de empresas fiscalizadas no âmbito ambiental”, ressaltou.

Além disso, de acordo com Simon, é importante que as empresas cumpram a legislação, já que a fiscalização vem aumentando. As multas por descumprimento da lei variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões de reais, segundo o Decreto Federal 6.514/2008.

Para Simon, os programas de logística reversa só tendem a ampliar já que as legislações ambientais estão cada vez mais avançando.

“Foi assim com o Descarte Consciente Abrafiltros – iniciou em 2012 em São Paulo, estendeu-se, em 2013 para o Paraná; em 2015 para o Espírito Santo e, em 2020 chegou a Mato Grosso do Sul. Novas empresas e estados de diversas regiões do País estão entrando em contato com a associação para obter mais informações sobre o programa e detalhes sobre a adesão”, enfatiza.

Mais de 93 mil km rodados mensalmente

Toda a operação logística – coleta, transporte, tratamento e destinação dos filtros usados, é realizada pelo Grupo Supply Service, que completa 29 anos em 2021, e está licenciado e capacitado para o serviço.

Cerca de 49% das coletas são feitas em postos de combustíveis, 40% vêm de oficinas mecânicas e 6% de concessionárias de veículos, e o restante em outros geradores de acordo com as metas estabelecidas em Termos de Compromisso estaduais”, disse David Siqueira de Andrade, presidente do Grupo Supply Service.

As coletas são efetuadas por 22 caminhões que rodam mais de 93 mil km mensalmente.

Comunicação alinhada à gestão

O complexo trabalho também compreende um plano de comunicação.

“Faz parte dos requisitos dos Termos de Compromisso, por isso as informações e resultados do programa também são divulgadas através dos canais de comunicação da Abrafiltros, como hotsite exclusivo do programa, assessoria de imprensa e publicações, anúncios publicitários, redes sociais, em feiras e eventos presenciais e virtuais, bem como materiais gráficos”, disse Adriano Bonazio, gerente de comunicação e marketing da Abrafiltros.

Reconhecimento do trabalho da Abrafiltros

Paulo Nascimento, vice-presidente do setor automotivo da Abrafiltros e diretor da Ufi Filters, uma das empresas participantes do programa, destacou dois fatores importantes em relação ao programa.

O detentor de marca é responsável pela logística reversa e, portanto, deve recolher e reciclar os filtros usados do óleo lubrificante automotivo sob o risco de sofrer sanções caso não cumpra esse papel. Hoje, o impacto nas empresas é mínimo, já que a associação faz a gestão do programa e acompanhamos os resultados pelos relatórios”, disse Nascimento, explicando que sem a Abrafiltros seria quase impossível cada empresa realizar este trabalho tão complexo, individualmente.

O sócio honorário Edison da Matta também reconheceu a atuação da Abrafiltros na gestão do programa.

“Só os números significativos que envolvem os resultados do programa e o cumprimento de metas comprovam o excelente trabalho, que também é tido como referência em outras organizações”.

Atualmente, participam do programa 22 empresas associadas da Abrafiltros: CNH Industrial Brasil Ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; John Deere Brasil Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Mercedes-Benz do Brasil; MWM Motores e Geradores, Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; UFI Filters; Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda.; e Wega Motors Ltda.

Para obter mais informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, basta acessar o site https://www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente/

Sobre a Abrafiltros

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

Site oficial: https://www.abrafiltros.org.br/

Crédito:
Imprensa | Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1401 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.