Talentos especializados em sustentabilidade são chave para alcançar metas, mas estão em falta no mercado, aponta BCG

softelec
Fundado em 1963, o BCG é pioneiro em estratégia de negócios.
Fundado em 1963, o BCG é pioneiro em estratégia de negócios.

Imagem: Divulgação | Em pesquisa realizada com a Microsoft, consultoria aponta falta de profissionais com qualificações em sustentabilidade para apoiar empresas que se comprometem a reduzir emissões

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2023 – Em um estudo, o Boston Consulting Group (BCG) mostra que apenas 17% das empresas que estabeleceram metas de sustentabilidade estão no caminho certo para alcançá-las. Em uma nova pesquisa, realizada em parceria com a Microsoft, intitulada “Put Talent at the Top of the Sustainability Agenda“, a consultoria aponta que para atingir os objetivos, as organizações precisam incorporar a sustentabilidade em seus negócios, mas há uma lacuna de talentos especializados que precisará ser superada.

O relatório examina obstáculos relacionados à necessidade de profissionais especializados que podem impactar a transformação sustentável, e detalha como empresas pioneiras no assunto estão inovando para superar esses desafios. Rich Lesser, presidente global do BCG e coautor do relatório, diz que a criação de valor para acionistas estará cada vez mais ligada à liderança em sustentabilidade e que os colaboradores são essenciais para o progresso.

“Estamos otimistas de que uma abordagem inclusiva ao upskilling pode nos fornecer o capital humano de que precisamos. Porém, dada a urgência, esse trabalho deve começar agora — em todas as empresas, na maioria das funções. Precisamos que todas as organizações trabalhem juntas para que nossa economia global possa fazer uma transição rápida para um futuro sustentável para nosso planeta”, diz.

Desenvolver para mobilizar

Segundo o BCG, as equipes que ajudam as empresas a embarcarem em transformações de sustentabilidade precisam de pessoas que combinem quatro habilidades e conhecimentos: em sustentabilidade, na função em si, em transformação e em dados e digital. 84% dos profissionais pesquisados que atuam na área listaram essas características como necessárias para serem bem-sucedidos em suas funções.

Como existem poucos talentos com perfis nesta amplitude, empresas pioneiras apostam em treinamento: selecionam colaboradores com algumas das habilidades prioritárias e, em seguida, ajudam-nos a obter o conhecimento específico para colocar seus talentos em prática. O resultado é que 68% dos líderes de sustentabilidade são “de casa”, treinados pela empresa.

Acelerar a mudança apoiando, desenvolvendo e retendo talentos

Na fase final da transformação de uma organização, talentos com habilidades em sustentabilidade estão presentes em todas as partes. Porém, para manter a geração de resultados ambientalmente e socialmente adequados, a demanda por esses profissionais qualificados continua mais crítica do que nunca.

De acordo com a pesquisa, à medida que as empresas enfrentam essa nova fase, surgem várias prioridades na atração de talentos, incluindo:

  • Desenvolver planos de carreira e oportunidades de mobilidade para os principais talentos com expertise em sustentabilidade, cujo valor e a concorrência no mercado por esses profissionais aumentará;
  • Manter investimentos em educação continuada e oportunidades de qualificação para garantir que os colaboradores acompanhem as novas tecnologias e regulamentações de sustentabilidade;
  • Focar na evolução da cultura corporativa para tornar a sustentabilidade uma parte intrínseca do trabalho diário e, ainda, envolver a força de trabalho em novos negócios, processos e formas de trabalho sustentáveis.

As empresas devem pensar hoje sobre como apoiarão, capacitarão e reterão sua futura força de trabalho com qualificações em sustentabilidade, não apenas para diminuir o risco de perdê-los para os concorrentes, mas para transformar a sustentabilidade em uma vantagem competitiva duradoura.

O estudo completo, em inglês, está disponível no site do BCG.

Sobre o Boston Consulting Group

O Boston Consulting Group atua em parceria com lideranças empresariais e sociais para ajudá-las a enfrentar seus desafios mais importantes e capturar as melhores oportunidades. Fundado em 1963, o BCG é pioneiro em estratégia de negócios. Trabalhamos lado a lado com nossos clientes por meio de uma abordagem transformadora que abrange os interesses das partes envolvidas — capacitando organizações para crescer, construir vantagens competitivas mais sustentáveis e gerar impacto positivo na sociedade. Nossas equipes globais são pautadas pela diversidade e têm profundo conhecimento técnico-funcional em diferentes indústrias, além de múltiplas perspectivas que estimulam a mudança. O BCG oferece soluções por meio de consultoria estratégica de ponta, aliada à tecnologia e design, assim como corporate e digital ventures. Adotamos um modelo de trabalho colaborativo único em toda a empresa e em todos os níveis da organização dos clientes, impulsionados pelo objetivo de ajudá-los a prosperar para tornar o mundo um lugar melhor.

Para obter mais informações, acesse https://www.bcg.com

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5027 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!