Na semana do Meio Ambiente é importante lembrar que temos metas a cumprir até 2030. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram elaborados para nortear nossas políticas para o futuro: econômicas, sociais e ambientais.

Crédito da arte: Ken Robinson/Global Goals

Nos dia 25 a 27 de setembro de 2015, chefes de Estado e de Governo e altos representantes, reunidos na sede das Nações Unidas decidiram sobre os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável globais, na qual chamaram de Agenda 2030.

Esta é uma Agenda de alcance e significado sem precedentes. Ela foi e é aceita por todos os países e é aplicável a todos, levando em conta diferentes realidades nacionais, capacidades e níveis de desenvolvimento e respeitando as políticas e prioridades nacionais. Aqui estão objetivos e metas universais que envolvem todo o mundo, igualmente os países desenvolvidos e os em desenvolvimento. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável.

Nesta reunião em 2015, os representantes das Nações Unidas documentaram a Declaração dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e uma data para atingir estes objetivos: 2030 (razão de chamarem Agenda 2030).

Reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Comprometeram-se em alcançar o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões – econômica, social e ambiental – de forma equilibrada e integrada. Prometeram combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas; e assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais.

Resolveram também criar condições para um crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, cuja prosperidade compartilhada levará em consideração que ninguém será deixado para trás. Reconheceram que a dignidade da pessoa humana é fundamental.

COMO SURGIU OS 17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

Os Objetivos e metas são o resultado de mais de dois anos de consulta pública intensiva e envolvimento junto à sociedade civil e outras partes interessadas em todo o mundo, prestando uma atenção especial às vozes dos mais pobres e mais vulneráveis. Esta consulta incluiu o valioso trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho Aberto sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Geral e pelas Nações Unidas,
cujo secretário-geral apresentou um relatório síntese em dezembro de 2014.

PREÂMBULO

Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano. Estamos decididos a libertar a raça humana da tirania da pobreza e da penúria e a curar e proteger o nosso planeta. Estamos determinados a tomar as medidas ousadas e transformadoras que são urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Ao embarcarmos nesta jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém seja deixado para trás.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que estamos anunciando hoje demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal. Eles se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e concluirão o que estes não conseguiram alcançar. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Os Objetivos e metas estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta:

PESSOAS

A Declaração dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável determina que todos os povos trabalhem para erradicar a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.

PLANETA

A Declaração dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável determina que todos os povos devem se comprometer a proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.

PROSPERIDADE

A Declaração dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável tem como meta assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.

PAZ

A Declaração dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável determina que todos os povos devem se comprometer a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.

PARCERIA

Nesta declaração, os representantes que criaram a Declaração dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável disseram estar determinados a mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável: com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.

Os vínculos e a natureza integrada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são de importância crucial para assegurar que o propósito da Agenda 2030 seja realizado.

Se todas os objetivos ambiciosos da Agenda forem alcançados, a vida de todos será profundamente melhorada e nosso mundo será transformado para melhor.

CONHEÇA OS 17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Acesse os objetivos globais clicando sobre cada um deles:

Crédito:
Agenda 2030 – Nações Unidas

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 689 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.