Statkraft celebra o Dia Mundial da Energia com perspectivas de manter seu crescimento no Brasil

softelec

Imagem: José Somensi Fotografia – Complexo Eólico Brotas de Macaúbas – Bahia | Data é referência para a reflexão sobre a sustentabilidade no País

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A Statkraft celebra o Dia Mundial da Energia no domingo, 29, mantendo seu compromisso de crescimento no Brasil, definido em seu plano estratégico, com a viabilização de projetos greenfield eólicos e solares, bem como com possíveis aquisições de ativos de geração renovável.

“A data comemorativa, criada em 1981 para destacar a importância que a eletricidade tem para o funcionamento da sociedade, hoje está centrada na transição para a produção de energia limpa, renovável e sustentável. Assim, este Dia Mundial da Energia é um importante marco para a Statkraft, pelo foco que a empresa tem nestas fontes de geração de energia”, afirma Paula Suanno, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Assuntos Regulatórios da Statkraft Brasil.

Desde 2012, a empresa cresceu 230% na capacidade instalada no Brasil, considerando seus ativos em operação e construção. “Com os complexos eólicos Ventos de Santa Eugênia, com operação comercial prevista para setembro deste ano, e Morro do Cruzeiro, prevista para 2024, a capacidade instalada dos ativos operacionais da Statkraft terá sido ampliada em mais de 100%”, afirma Paula.

Esse crescimento está sendo devidamente suportado pelo reforço de suas equipes, melhoria de processos, intensificação da digitalização, especialização de todas as atividades e, pelo lado da comercialização de energia, com foco concentrado nos clientes e produtos cada vez mais customizados.

De acordo com Paula Suanno, a meta é triplicar a capacidade de geração no país até 2025.

“A empresa planeja manter o crescimento no Brasil por meio da viabilização de um portfólio de projetos de energia renovável, entre os quais o Hidrogênio Verde”.

Hidrogênio Verde

A Statkraft começou a desenvolver no estado da Bahia, em março deste ano, seu primeiro projeto de Hidrogênio Verde – Bahia Green Hydrogen Power-to-X – em parceria com a Aker e Sowitec. “O projeto se encontra na fase de análise de viabilidade de uma planta de eletrólise para produção de amônia verde suprida por um complexo híbrido de energia eólica e solar”, destaca Paula.

Projetos solares

Atualmente, a Statkraft tem projetos de geração solar em diferentes estágios de maturidade, incluindo o complexo Sol de Brotas, ainda em fase de viabilidade, que totaliza 557 MW, e mais de 1 GW em projetos no Sudeste que estão em desenvolvimento.

Leilões

A Statkraft enxerga nos leilões uma excelente oportunidade para a comercialização de energia, devido às condições positivas colocadas para os vencedores, como conexão na rede ou o lastro para o financiamento que os contratos de venda de energia trazem.

“Embora o leilão represente um mecanismo seguro para os projetos, o mercado livre é a principal rota de sua viabilização” declara Pablo Becker, VP Comercial da Statkraft Brasil.

Ainda segundo o executivo, “a recente corrida na solicitação de novas outorgas à ANEEL, principalmente das fontes eólica e solar, no sentido de obtenção de desconto nas tarifas de uso da rede, mostra um cenário promissor de crescimento do setor, mas com forte competição nos preços”.

Aliada à comercialização da energia dos novos projetos tanto no mercado regulado quanto no livre, a Statkraft tem buscado receitas adicionais através dos Certificado Internacional de Energia Renovável (IREC) e de Certificados de Crédito de Carbono oriundos dos projetos.

“Por isto enxergamos o Dia Mundial da Energia como uma referência para a reflexão sobre o setor e sobre nossos negócios, principalmente as metas pautadas pela redução de emissão de carbono, dando continuidade ao fortalecimento do setor elétrico no Brasil”, conclui o executivo.

Sobre a Statkraft

A Statkraft é uma empresa global, líder em energia hidrelétrica internacionalmente, e a maior geradora de energia renovável da Europa. A companhia acumula mais de 125 anos de experiência no mercado e está presente em 19 países.

Com ações pautadas pela ética e a transparência, a empresa está presente no Brasil desde 2012. Sua sede está sediada Florianópolis, em Santa Catarina (SC). Atualmente, controla 18 ativos de geração renovável no país, com cerca de 450 megawatts (MW) de potência instalada. A Statkraft está construindo o Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, localizado na Bahia. A usina será a maior da companhia na América Latina. O projeto deve gerar quase 2.300 Mega Watt-hora (MWh) de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras.

A empresa é a primeira geradora a oferecer energia renovável rastreável com garantia de origem no Brasil e na Índia. O Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) ajuda a empresa a certificar a origem da energia e garante que a operação é sustentável, com respeito às regras e aos procedimentos da International REC Standard. Essa é uma instituição que certifica rastreamento de atributos de eletricidade (RECs) internacionalmente reconhecidos, comercializáveis e confiáveis.

Além de gerar energia limpa por meio de fontes renováveis, a Statkraft tem uma comercializadora, localizada no Rio de Janeiro, que atende a clientes de diversos segmentos, situados em todo o Brasil.

Contribuir para um mundo mais verde, ao prover energia pura, pautada pelos valores de segurança e respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente, são os objetivos da companhia.

Sites oficiais: https://www.statkraft.com/; https://www.statkraft.com.br/

Crédito:
Imprensa | Statkraft

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!