Políticas de conservação criadas nos últimos 30 anos foram decisivas na preservação de biomas e áreas naturais, diz bióloga

O dia nacional do biólogo foi instituído dia 03 de setembro de 1973, pela lei n° 6.684. Para celebrar esta data, entrevistamos com exclusivdade a bióloga Betina Alves.

Por Adson Dutra, Colaboração para Ambiental Mercantil, em São Paulo

Imagem: Símbolo da biologia – Divulgação | Em entrevista a Ambiental Mercantil, Betina Alves afirma que biólogos contribuíram para criação dessas políticas públicas ambientais

O dia nacional do biólogo foi instituído dia 03 de setembro de 1973, pela lei n° 6.684. Profissão com um papel fundamental para o planeta, afinal é o estudo da vida, de que estamos falando. Para a professora do Senac de São Paulo, a bióloga, Betina Alves, o Brasil foi uma referência em políticas ambientais, desde os anos 1970 e até os últimos anos, mas que atualmente o cenário mudou, causando preocupação.

Entrevista com Betina Alves

O que significa ser bióloga para você?

“Ser bióloga é algo que tenho dentro de mim desde os meus 12 anos. Tive uma tia bióloga, que me inspirou muito. Estar em contato direto com a natureza e tê-la como objeto principal de estudo é fascinante. Além disso, o contato com a pesquisa, a ciência, novas descobertas, estar dentro do processo científico é muito instigante. Hoje ser biólogo traz muitos desafios, justamente por estarmos nos sentindo com as mãos atadas diante de tantas problemáticas, pelas quais somos responsáveis e os mais interessados em promover ações”.

Fale sobre o mercado de atuação do biólogo!

“Atuar como biólogo hoje é no mínimo conflituoso, para não dizer preocupante. Além da ciência, que atrai uma grande quantidade de estudantes de biologia, as principais áreas de atuação dos biólogos estão dentro das políticas relacionadas à questão ambiental, como licenciamento ambiental, monitoramento ambiental, consultoria técnica, entre outros. A questão é que toda essa área ambiental foi muito prejudicada nos últimos anos, sendo tratada como não prioritária muitas vezes, e então o papel do biólogo torna-se também prejudicado, o que leva a um total prejuízo ambiental para o país”.

Comente sobre as leis ambientais no país!

“O Brasil já foi referência ambiental, detém uma legislação ambiental riquíssima, copiada inclusive por outros países. Nossas políticas de conservação, como exemplo, as áreas de conservação criadas nos últimos trinta anos foram decisivas na preservação de biomas e áreas naturais. E quem esteve por trás disso foram os biólogos. A partir do momento em que se recua em relação a essas políticas, a atuação do biólogo também recua.”

Ainda nesta questão ambiental, fale a importância de ser biólogo atualmente no Brasil!

“O papel do biólogo no Brasil é lutar para mantermos aquilo que já conseguimos, em relação, principalmente, à conservação ambiental. Além disso, os biólogos estão cada vez mais adentrando a esfera educacional. Eu me tornei professora do ensino médio, após ter sido pesquisadora e consultora ambiental por muitos anos. Vejo com muita importância essa atuação, pois podemos trazer para o ensino básico muito da metodologia científica e suas estratégias, e auxiliar na educação desses jovens para um olhar mais crítico e científico de tudo que os permeia, além da importância de se conhecer e preservar a natureza. Sem ela, não estaríamos aqui, e sem conservá-la, não será mais viável nossa permanência aqui neste planeta.”

Por fim, quais são suas considerações finais?

“Ser biólogo é umas bençãos que a vida me proporcionou. Meu objetivo é conseguir transmitir um pouco dessa benção para meus alunos. Despertar o interesse pelas ciências da natureza fará com que tenhamos pessoas mais conscientes, respeitosas e atuantes na conservação e preservação do nosso planeta. Não ter medo do futuro, mas sentindo-se responsáveis por ele, para que esse futuro seja o mais próximo possível do ideal que existe em cada uma de nós.”

Sobre a entrevistada

Betina Alves é bióloga formada pela Unesp. É mestre e doutora pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Possui ampla experiência na área educacional e ambiental.

Atualmente é professora de Biologia no Senac-SP.

LinkedIn https://www.linkedin.com/in/betinagralves/

Sobre a Ambiental Mercantil

Os canais integrados AMBIENTAL MERCANTIL oferecem serviços de marketing digital e publicidade; além de promover notícias ambientais e artigos técnicos sobre ESG, Meio ambiente, Energias e Sustentabilidade.

AMBIENTAL MERCANTIL | Plataforma E-commerce Ambiental
AMBIENTAL MERCANTIL | Plataforma de Notícias e Publicações Técnicas
AMBIENTAL MERCANTIL | Plataforma de Eventos

Sigam nossas redes sociais

Crédito:
Opinião de Especialista | Ambiental Mercantil O canal mais ambiental do Brasil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1401 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.