Últimas notícias

Monitoramento COVID Esgotos inicia trabalhos em campo e representantes das entidades responsáveis pelo projeto-piloto comentam iniciativa

Dirigentes da ANA, Igam, INCT/UFMG e Copasa explicam desafios e objetivos do projeto, que pretende mapear o coronavírus via análise dos esgotos.

O projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos já iniciou os trabalhos em campo. Realizado com esforços da Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e INCT ETEs Sustentáveis, sediado e coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o projeto pretende entender como o esgoto pode trazer informações sobre a proliferação do COVID-19 em comunidades específicas. 

Os primeiros resultados devem ser divulgados na próxima semana. Na semana de trabalho, de 27 a 30 de abril, as equipes de pesquisadores receberam as primeiras amostras de esgotos, coletados em diferentes pontos das sub-bacias sanitárias de Belo Horizonte e Contagem (MG).

O que é o projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos?

A iniciativa nasce a partir da assinatura de Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre ANA e UFMG para mapear a ocorrência do novo coronavírus no esgoto na capital mineira e em Contagem (MG).

Não há evidências da transmissão do vírus, ainda com potencial de causar a infecção do COVID-19, através das fezes (transmissão feco-oral). Porém, como já foi identificada a presença do novo coronavírus nas fezes de indivíduos infectados, o mapeamento dos esgotos pode indicar áreas com maior incidência da transmissão, por exemplo. 

Com os dados obtidos, será possível saber como está a ocorrência do novo coronavirus por região, o que pode direcionar a adoção de medidas de relaxamento consciente do isolamento social. Também pode possibilitar avisos precoces dos riscos de aumento de incidência do COVID-19 de forma regionalizada, embasando a tomada de decisão dos gestores públicos.

Os dirigentes das entidades responsáveis pelo estudo e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), que apoia a coleta de material, gravaram vídeos sobre os desafios e objetivos do projeto (vídeos abaixo).

Depoimentos projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos – Marcelo Cruz
Depoimentos projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos – Marília Carvalho de Melo
Depoimentos projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos – Ricardo Simões
Depoimentos projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos – Carlos Chernicharo

Crédito: Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103