Ambiental Mercantil participa do evento global ‘TOMRA Talks’ em Frankfurt, com foco na reciclagem de plásticos

O evento global TOMRA Talks acontece nos dias 5 e 6 de outubro em Frankfurt, Alemanha. Ambiental Mercantil participa como convidada, para cobrir este evento internacional com exclusividade para o Brasil.
O evento global TOMRA Talks acontece nos dias 5 e 6 de outubro em Frankfurt, Alemanha. Ambiental Mercantil participa como convidada, para cobrir este evento internacional com exclusividade para o Brasil.

Imagem: Divulgação | O evento global TOMRA Talks acontece nos dias 5 e 6 de outubro em Frankfurt, Alemanha. Ambiental Mercantil participa como convidada, para cobrir este evento internacional com exclusividade para o Brasil

O evento acontece nos dias 5 e 6 de outubro em Frankfurt e representa restart pós pandemia tendo como foco os resíduos plásticos. À medida que a população mundial cresce, também cresce a quantidade de resíduos plásticos. Por isso a TOMRA leva isso em consideração: os resíduos plásticos e as possibilidades de aumentar sua reciclabilidade tornou-se imensa – em todos os aspectos.

TOMRA Talks 2021 – Closing the Loop on Plastics

Esta conferência reúne líderes industriais internacionais, experientes e influentes para discutir as tendências e soluções dentro da cadeia de valor do plástico e economia circular.

TOMRA, uma história pioneira de economia circular

A empresa TOMRA surgiu em meados da década de 1970, em um barracão na cidade de Asker, na Noruega, e tem uma história linda de contribuição ao meio ambiente e muito à frente do seu tempo desde então. Pode-se dizer que a primeira máquina de devolução e depósito de garrafas vazias criada na Europa foi pela TOMRA, sendo historicamente parte da construção do que chamamos hoje de economia circular.

No final de 1972, a TOMRA tinha 29 máquinas de devolução e depósito de garrafas vazias na Noruega. O sucesso dessas máquinas começou a gerar interesse por outros países, ampliando sua atuação. Em 1973, a TOMRA tinha celebrado vários acordos de distribuição, e já atendia o mercado Europeu e Estados Unidos.

Os irmãos Petter e Tore Planke desenvolveram a primeira máquina para devolução de garrafas vazias para atender um cliente local (“reverse vending“). Este foi o início da TOMRA, que nunca mais parou de crescer e hoje, nos quase 50 anos de existência, continua a criar tecnologias e soluções digitais para o tratamento de resíduos sólidos.

Durante os primeiros 30 anos da sua história, a TOMRA concentrou seu crescimento na tecnologia de devolução e depósitos de garrafas vazias de bebidas (“reverse vending“). Em 2000, a empresa percebeu que precisaria desenvolver negócios mais abrangentes a fim de ampliar outras áreas de atuação. Através de uma série de aquisições estratégicas: TiTech em 2004, o Grupo Orwak em 2005, Commodas em 2006 e Ultrasort em 2008, foi concretizando novas estratégias de negócios. O faturamento mais do que duplicou: de 379 milhões de NOK (Coroa Norueguesa) em 2005, para 793 milhões de NOK (Coroa Norueguesa) em 2008.

Em 2006, apenas na Alemanha, a TOMRA entregou aproximadamente 8.800 novas máquinas de sistemas de devolução e depósitos de garrafas vazias. Isto representou cerca de três vezes mais do volume total mundial, por isso a Alemanha tem sido até hoje um mercado “chave” para a TOMRA desde então.

Através de um número significativo de aquisições, a TOMRA tornou-se uma empresa consideravelmente global desde o inicio da década de 2000.

A fim de combinar as várias aquisições do grupo, em 2010 a TOMRA iniciou um processo estratégico para reunir todas as empresas sob uma só marca – TOMRA.

Através de um número significativo de aquisições, a TOMRA tornou-se uma empresa consideravelmente global desde a primeira parte dos anos 2000. A fim de galvanizar a força combinada das várias filiais, foi decidido em 2010 que a TOMRA iniciaria um processo estratégico para reunir todas as empresas do Grupo sob uma só marca – TOMRA.

Tal como no resto do mundo, a pandemia foi um grande desafio as operações comerciais da TOMRA. Felizmente, apenas uma percentagem pequena dos funcionários da TOMRA contraíram o vírus durante 2020, e todos se recuperaram. Apesar das medidas da Organização Mundial da Saúde por causa da pandemia, o empenho do time TOMRA continuou e a empresa conseguiu atingir resultados financeiros satisfatórios em 2020.

Tove Andersen, nova CEO que assumiu a direção da TOMRA

Tove Andersen, Presidente e CEO da TOMRA

Após 12 anos dirigindo a TOMRA, Stefan Ranstrand decidiu se desligar. Assumiu o cargo de Presidente e CEO da TOMRA, Tove Andersen, no dia 16 de Agosto de 2021 para dar continuidade à visão da TOMRA de revolucionar a reciclagem, a logística reversa e a economia circular.

Ambiental Mercantil presente neste evento global

Simone Horvatin.
Diretora Editorial | Imprensa

Simone Horvatin, diretora editorial dos canais integrados Ambiental Mercantil já está em Frankfurt e estará trazendo todas as novidades deste evento global .

Para acompanhar AO VIVO, sigam as principais redes sociais:

Crédito:
Imprensa | Ambiental Mercantil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 2562 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre o Meio ambiente e Tecnologias ambientais, ESG e Sustentabilidade, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais), Cursos e Eventos!