Enel Green Power e FNM assinam acordo para desenvolvimento de mobilidade de hidrogênio

Imagem: Site fuelcellsworks.com | Enel Green Power and FNM Sign Agreement for Green Hydrogen Development

Milão-Roma, fevereiro de 2021 – Examinar e identificar a melhor forma de fornecer hidrogênio verde – produzido exclusivamente a partir de energias renováveis – para a mobilidade ferroviária na Lombardia, no âmbito do projeto “H2IseO”.

Este é o objetivo do memorando de entendimento assinado entre a FNM e a Enel Green Power. O acordo, assinado pelo presidente da FNM, Andrea Gibelli, e pelo CEO da Enel Green Power, Salvatore Bernabei, prevê o estabelecimento de um grupo de trabalho conjunto com a tarefa de identificar e propor as soluções mais adequadas.

O projecto H2IseO, promovido pela FNM em colaboração com a Trenord, permitirá a realização do primeiro “Vale do Hidrogênio” italiano na Lombardia, especificamente em Sebino e Valcamonica. Os principais objetivos do projeto são: a compra de novos trens movidos a hidrogênio, que, a partir de 2023, passarão a operar na linha não eletrificada Brescia-Iseo-Edolo, administrada pela FERROVIENORD (empresa 100% FNM), em substituição aos atuais trens movidos a diesel; e a construção de unidades de produção de hidrogênio movidas a energia renovável, inicialmente destinadas aos novos trens.

Salvatore Bernabei, CEO da Enel Green Power, disse:

“Graças a este memorando de entendimento, o compromisso do Grupo Enel em promover o desenvolvimento do hidrogênio verde é dirigido pela primeira vez ao setor de transporte ferroviário não eletrificado. Estamos constantemente buscando construir parcerias para identificar as melhores aplicações para o hidrogênio verde e, assim, contribuir para o processo de descarbonização de nossas economias. ” 

O presidente da FNM, Andrea Gibelli explicou,

“Uma das características mais significativas das diretrizes do nosso novo Plano Estratégico é a mobilidade com impacto ambiental zero. A iniciativa para a criação do primeiro Vale do Hidrogênio da Itália olha para o futuro e faz parte de um plano mais amplo que visa a criação de serviços de mobilidade desenvolvidos de acordo com critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e social. No projeto H2IseO, também pretendemos estender a solução de hidrogênio ao transporte rodoviário até 2025, a partir dos cerca de 40 veículos administrados no Vale Camonica pela FNMAutoservizi (empresa 100% FNM). Sebino e Valle Camonica têm as condições adequadas para o uso do hidrogênio, com o envolvimento de todo o território, em uma lógica de cadeia produtiva e economia circular. O forte componente de inovação que caracteriza o projeto H2IseO, o primeiro exemplo de descarbonização total do transporte público local, o torna um candidato a se tornar um modelo a ser replicado em outras áreas do país.”

No contexto da transição energética, o hidrogênio pode dar uma contribuição valiosa para a descarbonização de indústrias intensivas em energia, como os setores de produtos químicos, aviação, marítimo e ferroviário não eletrificado, desde que seja produzido de forma sustentável. A Enel Green Power está comprometida com a implementação e desenvolvimento de projetos para a produção e uso de hidrogênio “verde” ou “renovável”, produzido por eletrólise de água movida exclusivamente por eletricidade renovável.

O Grupo começa então a buscar novos modelos de negócios que incluem a oferta de hidrogênio verde para a descarbonização de setores industriais, com parcerias e projetos já em desenvolvimento no Chile, Estados Unidos e Itália.

A Enel Green Power, dentro do Grupo Enel, se dedica ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo o mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A Enel Green Power é líder global no setor de energia verde, com capacidade total de cerca de 49 GW em uma combinação de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras em usinas de energia renovável.

FNM é o principal grupo integrado em transporte e mobilidade na Lombardia. Representa o mais importante investidor não estatal italiano do setor. A FNM S.p.A. é uma sociedade anônima listada na bolsa de valores desde 1926. O acionista majoritário é a região da Lombardia, que detém 57,57% do pacote de ações. A FNM S.p.A. desempenha funções de gestão e coordenação estratégica e operacional em subsidiárias. Opera na área do transporte público local ferroviário através da FERROVIENORD (100% controlada), NORD_ING (100%) e Trenord (50%); no transporte público rodoviário através da FNM Autoservizi (100%), Omnibus Partecipazioni (50%), ATV (50%), La Linea (51%) e Busforfun (24,7%); no transporte ferroviário de mercadorias com DB Cargo Italia (40%), Malpensa Intermodale (100%) e Malpensa Distripark (100%); em mobilidade sustentável com compartilhamento de carro elétrico E-Vai (100%); em TIC com NordCom (58%); no setor de energia com Nord Energia (60%); no setor de pagamentos digitais com o FNMPay (100%).

Crédito:
Imprensa | Enel Green Power

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1350 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.