Jundiaí é destaque em revista internacional especializada como cidade modelo, pois atingiu 100% do resíduo da construção civil (RCC) tratado para reciclagem

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A revista CLA – Construção Civil Latinoamericana, em sua edição do mês de fevereiro, destaca a cidade de Jundiaí em sua matéria especial sobre o tratamento de resíduo da construção civil. Com circulação em países latino-americanos, o periódico com versões digitais, apresenta o modelo de tratamento utilizado pela Prefeitura de Jundiaí, bem como a economia gerada com a atividade, tanto em relação ao meio ambiente quanto em custos aos cofres públicos.

Com matéria ampla, o tema é abordado e dá destaque para Jundiaí, que tem 100% do resíduo da construção civil tratado.

Um diferencial no cenário nacional, que, de acordo com dados da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) cerca de apenas 21% dos resíduos de demolição são reciclados, e que 98% deles poderiam passar por esse processo para dar origem itens sustentáveis e ecológicos, como o agregado reciclado para a construção, pavimentação e infraestrutura.

Entrevistado, o prefeito Luiz Fernando Machado destaca as iniciativas da cidade direcionadas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da ONU, com a intenção de implantar ações que visam combater a crise climática.

“Nossa gestão está voltada a ações de sustentabilidade. No caso da reciclagem do RCC, estamos falando também de economia do dinheiro público, o que confirma algo que sempre perseguimos: uma gestão inteligente, moderna, alinhada com o melhor uso possível de seus recursos. Não por acaso, em 2021 Jundiaí foi eleita, pela 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM), a cidade que mais dá retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos pagos. Isso está relacionado com nosso modelo de gestão e governança”, afirmou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

A edição com a matéria em português pode ser acessadas pelo link (https://www.construcaolatinoamericana.com/news/demolio-e-reciclagem-descarte-correto/8018222.article).

Já a edição em espanhol pode ser conferida no link (https://digimag.construccionlatinoamericana.com/magazine/reader/225818)

Jundiaí conta com sistema de reciclagem de resíduo da construção civil (RCC) em sua totalidade, realizado no espaço do Geresol (Gerenciamento de Resíduos Sólidos), localizado em um Distrito Industrial.

Crédito: Divulgação

Por mês, são recebidas em média, 21 toneladas de RCC que são transformadas em 9,5 toneladas de pedras e areia utilizadas em obras públicas como pavimentação ecológica de vias e em concreto de guias e sarjetas, além de tubulações para saneamento.

De janeiro a novembro de 2021, o Geresol recebeu 237 toneladas de RCC, o que possibilitou a geração de 104 toneladas de pedras e areia para reuso. Nos primeiros seis meses de 2021, o sistema de reciclagem possibilitou a economia de R$ 2,8 milhões aos cofres públicos. Ao longo de 2020 e economia foi ainda maior: R$ 7,3 milhões em 12 meses, segundo dados da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

Site oficial: https://jundiai.sp.gov.br/

Crédito:
Imprensa | Prefeitura de Jundiaí

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!