BNDES Garagem abre inscrições para nova chamada de startups de impacto socioambiental

softelec
As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponíveis no site do BNDES Garagem.
As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponíveis no site do BNDES Garagem.

Imagem: Divulgação

  • Programa apoiará até 20 startups no estágio de criação e até 25 no estágio de tração
  • Serão priorizados negócios nas áreas de educação e empregabilidade; inclusão e educação financeira; saúde e bem-estar; cidades sustentáveis e cidadania; e meio ambiente e economia circular
  • Inscrições estão abertas até 24 de junho
  • Primeira edição do programa contou com mais de 5 mil startups inscritas e 79 participantes
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o consórcio AWL, formado pelas aceleradoras Artemisia, Wayra e Liga Ventures, lançaram em 24/05, a chamada para o ciclo 2022 do BNDES Garagem – Negócios de Impacto.

Até 24 de junho, estão abertas as inscrições para os dois estágios do programa: Criação (focado no desenvolvimento de novos negócios de impacto socioambiental) e Tração (para ganho de escala de startups).

Poderão se inscrever empreendimentos que tenham como foco ideias ou projetos relacionados à solução de problemas sociais e/ou ambientais. O anúncio foi feito pelo diretor de Participações, Mercado de Capitais, Reestruturações e Crédito Indireto do BNDES, Bruno Laskowsky, durante evento online.

No estágio de Criação, o programa irá selecionar até 20 empreendedores ou startups de impacto e, no Tração, até 25 startups de impacto com faturamento inferior a R$ 16 milhões que já estejam operando e tenham um produto desenvolvido e ofertado no mercado. Serão priorizados negócios que visam oferecer soluções nas áreas de educação e empregabilidade; inclusão e educação financeira; saúde e bem-estar; cidades sustentáveis e cidadania; e meio ambiente e economia circular. Negócios em outras áreas também podem se inscrever e ser selecionados.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponíveis no site do BNDES Garagem:  https://garagem.bndes.gov.br/.

Os empreendimentos participantes do programa terão, entre outros benefícios, acesso à capacitação em competências necessárias ao desenvolvimento de um negócio inovador de impacto; mentorias com funcionários do BNDES, executivos experientes e especialistas; e conexões com empresas, investidores e outros atores do ecossistema de inovação. O programa é gratuito para todos os participantes e será conduzido de forma híbrida (online e presencial).

De acordo com Bruno Laskowsky, diretor de Participações, Mercado de Capitais, Reestruturações e Crédito Indireto do BNDES, esta nova chamada do BNDES Garagem confirma o sucesso da iniciativa e reforça a preocupação do Banco em promover cada vez mais o desenvolvimento sustentável.

“No primeiro ciclo do Garagem, ocorrido ao longo de 2021, aceleramos empreendedores e startups de impacto de todas as regiões do Brasil que trouxeram soluções para desafios sociais e ambientais, estimulando o ecossistema do empreendedorismo e transformando positivamente a vida dos brasileiros. Para este novo ciclo, continuamos com a intenção genuína de gerar impacto positivo na sociedade e ampliamos o rol de soluções que consideramos prioritárias. A vertente de educação, por exemplo, incorporou novos desafios relacionados à empregabilidade para que todo conhecimento gerado por meio de conteúdos educacionais possa ser revertido na inserção de cada vez mais pessoas no mercado de trabalho”, comenta Laskowsky.

“Com o BNDES Garagem, o Banco se coloca na vanguarda do apoio ao empreendedorismo, principalmente ao empreendedorismo de impacto. Como ator fundamental do mercado de capitais brasileiro, o Banco desenha sua Teoria de Mudança ao usar o Garagem como plataforma de lançamento de negócios de impacto para um futuro acesso ao mercado de capitais. O Garagem prepara os negócios que queremos ver se multiplicar: aqueles que se propõem a resolver problemas sociais e ambientais. Ao incorporar o componente da diversidade ao longo do programa, entendemos que o programa fica mais acessível e pronto para responder aos grandes desafios sociais e ambientais que temos pela frente”, declara Luciano Gurgel, diretor executivo da Artemisia.

Rafael Marciano, Head de Inovação Aberta da Wayra no Brasil, destaca que o programa oferece diversas possibilidades para alavancar o potencial de transformação do ecossistema empreendedor.

“Ao longo dos próximos meses em contato com os empreendedores, e mergulhados em seus negócios, conseguiremos criar ações conjuntas que agregam um olhar focado também aos negócios de impacto. Assim vamos poder cooperar para o desenvolvimento dos ecossistemas das cinco regiões do país, selecionando empreendedores e empreendedoras cujas soluções possam gerar mudanças efetivas para a sociedade como um todo”, ressalta o executivo.

Já Rogério Tamassia, diretor da Liga Ventures, avalia de forma positiva a relevância do BNDES Garagem para o ecossistema de impacto. “Este é o maior e mais profundo programa de apoio aos empreendedores de impacto do Brasil já realizado. E isso tem tudo a ver com o propósito da Liga e com o momento e desafios como sociedade que temos enfrentado.  Por isso, trabalhamos duro com nossas parceiras Artemisia e Wayra e com o time do BNDES para usar nossas competências complementares e entregar o estado da arte de aceleração e impacto”.

A previsão é que o programa divulgue a lista de selecionados para o estágio Tração em 15 de agosto e a do estágio Criação em 12 de setembro. Todas as informações sobre o BNDES Garagem estão disponíveis em https://garagem.bndes.gov.br.

O BNDES Garagem é uma iniciativa do BNDES que tem a missão de desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups. A primeira edição do programa, realizada entre 2018 e 2019, contou com mais de 5 mil startups inscritas e 79 participantes.

A segunda edição, lançada em 2021, tem como foco impulsionar negócios de impacto que queiram contribuir para a resolução de desafios sociais ou ambientais e contou com mais de 1300 inscrições, acelerando 45 startups de impacto. Nestes dois ciclos de aceleração, o Programa obteve elevada taxa de recomendação, indicando alto grau de satisfação dos empreendedores (95% em tração e 82%m criação, em 2021).

Sobre o BNDES

Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.

Site oficial: https://www.bndes.gov.br/

Sobre a Artemisia

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. Sua missão é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A Artemisia já apoiou mais de 530 iniciativas de todo o País em seus diferentes programas, tendo acelerado intensamente mais de 180 negócios de impacto social. Fundada em 2005, a organização possui atuação nacional.

Site oficial: https://artemisia.org.br/

Sobre a Wayra

Hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e da Telefônica no mundo, a Wayra investe, escala e conecta startups com corporações e parceiros de tecnologias e investimentos. O objetivo é gerar oportunidades de negócios e inovação em conjunto. Criada em 2011, a Wayra opera em dez países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Alemanha, México, Peru, Espanha, Reino Unido e Venezuela) e já investiu mais de R$ 300 milhões em 800 startups no mundo todo. Atualmente, 500 startups fazem parte do portfólio global de inovação aberta. Presente no País desde 2012, a Wayra Brasil já investiu em 81 startups e possui 32 em portfólio atualmente, sendo que aproximadamente 50% delas geram negócios com a Vivo. Entre as áreas prioritárias, estão educação (edtechs), saúde (healthtechs), serviços financeiros (fintechs), internet das coisas (IoT), 5G, inteligência artificial (IA) e big data.

Site oficial: https://br-pt.wayra.com/

Sobre a Liga Ventures

A Liga Ventures é uma plataforma de inovação aberta, que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios. Criada em 2015, é pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégia de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil e Unilever. Em seu portfólio, soma uma base de mais de 27 mil startups, mais de 350 startups aceleradas e mais de 450 projetos realizados entre essas e grandes corporações. Também conta com o Liga Insights, iniciativa de pesquisa e inteligência de mercado cujo objetivo é mapear tendências e startups que estão inovando nos mais variados setores. Já são mais de 35 estudos, em temas como saúde, AutoTech, varejo, RH e EdTechs, entre outros.

Site oficial: https://liga.ventures/

Crédito:
Imprensa | BNDES

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!