Cedro Capital fecha aporte com SolarView, pioneira na integração do monitoramento solar

Cedro Capital fecha aporte com SolarView, pioneira na integração do monitoramento solar

Imagem: Divulgação – Equipe Solarview | Empresa é pioneira na plataforma de monitoramento de usinas fotovoltaicas, um grande player dentro desse mercado

Novembro de 2022 – A Cedro Capital, gestora de recursos independentes sediada em Brasília (DF), anunciou o investimento na SolarView, empresa de desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado de geração de energia solar.

O investimento envolve a evolução de produtos, desenvolvimento de novas funcionalidades na plataforma SaaS de monitoramento de usinas de geração, bem como a expansão comercial e da distribuição dos produtos.

“Durante esses anos, acompanhamos a evolução da SolarView, que já está presente em grande parte das instalações de geradoras solares do país. Mais recentemente, a empresa desenvolveu um modelo de negócio recorrente para comercialização de sua plataforma SaaS, o SolarView PRO. Isso foi decisivo para a decisão do investimento pela Cedro Capital”, disse Alessandro Machado, sócio-diretor da Cedro Capital.

Alessandro Machado, Sócio-diretor da Cedro Capital – Divulgação

A SolarView nasceu em 2013, em Belo Horizonte/MG, um ano após a publicação da Resolução Aneel 482/2012, a qual passou a permitir que pessoas e empresas pudessem gerar energia para consumo e no modelo de compensação com a energia fornecida pelas distribuidoras.

Hoje, a energia gerada por meio da captação dos raios de sol é a segunda fonte mais utilizada do mundo. É o que releva uma pesquisa do relatório “Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026”, publicado pela SolarPower Europe, associação europeia do setor solar.

No Brasil, já foram instalados mais de 1,2 milhões de sistemas de energia fotovoltaica distribuídos, com crescimento da capacidade instalada de mais de 30% em 2022, em relação a 2021. Recentemente, o país ultrapassou a marca histórica de 12 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica distribuída, de acordo com Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).  

Entretanto, isso representa menos de 1,5% do total de consumidores de energia do Brasil, o que demonstra todo o seu potencial de crescimento.

Inovações

Em 2015, a SolarView lançou, de forma inédita no setor, o Datalogger SolarView, primeiro coletor de dados universal. Com conceito Internet of Things (IoT), o aparelho coleta, armazena e transmite dados de Inversores Fotovoltaicos.

“O principal diferencial dele com a concorrência é que ele é universal, ou seja, se comunica com, praticamente, todas as marcas de inversores presentes, enquanto outros equipamentos comunicando-se, exclusivamente, com os inversores de determinada marca”, destaca Aécio Bolzon, CEO da SolarView.

Dois anos depois, a empresa lançou o aplicativo SolarView. A plataforma permite ao proprietário de uma usina monitorar a geração e consumo de forma integrada, possibilitando mais transparência e agilidade na gestão energética.

Foi nesse mesmo período que a empresa se aproximou da Cedro Capital e começou a construir um relacionamento fluido. Até que, neste ano, iniciou o processo de captação de recursos.

“O objetivo do aporte é consolidarmos nossa liderança no mercado e evoluir nossas soluções e tecnologias. Sempre tivemos e temos um papel, que é trazer inovação para o mercado de energia solar. Assim, estamos trabalhando em um ecossistema de soluções que irão ajudar as empresas integradoras a aproveitar o pós-venda solar como uma oportunidade de negócio”, ressalta Bolzon.

Gradualmente, a SolarView foi fomentando a inovação no setor. Em 2018, lançou o Smart Meter SolarView, dispositivo IoT, que mede, armazena e transmite dados elétricos para o detalhamento dos fluxos de energia na Unidade Consumidora. Ainda no mesmo ano, a SolarView recebeu o Prêmio Energia 2018, promovido pela Shell Iniciativa Jovem, na categoria Inovação de Energia.

Em 2020, apresentou ao mercado o SolarView PRO, uma solução SaaS (Software As a Service) para a gestão do pós-vendas de empresas integradoras — projetam, vendem, instalam e acompanham a usina.

No ano seguinte, a SolarView lançou a nova versão do Smart Meter SolarView, chamada de 2.0, que trouxe uma série de novas facilidades para sua instalação e configuração. Ainda este ano, foi lançado o Super App SolarView, o qual permite ao Integrador aproveitar o seu pós-vendas para desenvolver o seu modelo de negócio recorrente.

Atualmente, são mais de 1.200 assinantes e mais 160 mil usinas monitoradas pelo país. Com o aporte da Cedro Capital, a meta da SolarView é alcançar 3 mil assinantes até 2023, com crescimento de 170%.

Serviço

Para saber mais:
https://cedrocapital.com/
https://solarview.com.br/

Crédito:
Imprensa | Cedro Capital

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 3167 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre ESG e Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos e Reciclagem, Saneamento, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais). Tudo sobre meio ambiente e tecnologias ambientais, cursos e eventos!