PNQS Ciclo 2021: Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento terá Seminário de Benchmarking e Cerimônia de Premiação em Campinas-SP. Gestão de Ativos e Critérios ESG são novidades desta edição

Cerimônia de entrega do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) e Seminário de Benchmarking PNQS 2021
Cerimônia de entrega do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) e Seminário de Benchmarking PNQS 2021

Imagem: Divulgação | Considerado o “Oscar do Saneamento”, evento será realizado pela ABES nos dias 8 e 9 de dezembro.

O Seminário de Benchmarking PNQS 2021 e a Cerimônia de Premiação do PNQS – Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento, considerado o “Oscar do Saneamento” no Brasil, serão realizados nos dias 8 e 9 de dezembro, no Centro de Convenções Royal Palm Hall, em Campinas, SP. Promovidos pelo Comitê Nacional da Qualidade ABES – CNQA, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, apresentam como novidades nesta edição o lançamento do ABES ESG Index e o Prêmio de Gestão de Ativos.

Com mais de 20 anos, o PNQS é a única premiação que reconhece a excelência em gestão do setor em todo o mundo. A iniciativa prima por ajudar e colaborar para a evolução das empresas de saneamento, na busca do atendimento à inovação nas práticas que atendam todas as partes interessadas do processo. Segundo Samanta Tavares de Souza, coordenadora do CNQA, em 2021, as novidades em torno do seminário e entrega do prêmio destacam a Gestão de Ativos, que aborda a temática de melhoria na gestão dos ativos de saneamento de forma sistêmica, trazendo benefícios para todas as partes interessadas.

Além disso, Samanta informa que outro destaque este ano é o ESG Index, estruturado a partir de um trabalho de estudo do CNQA sobre modelos de benchmarking mundial para identificação das melhores avaliações e premiações em ESG.

“A partir desse trabalho realizado no início do primeiro semestre de 2021, construímos um indexador de ESG adaptado aos processos de saneamento, que será lançado neste encontro do Seminário de Benchmarking do PNQS, em Campinas”, conta.

A coordenadora do CNQA avalia que, com essas inovações, o prêmio demonstra que as empresas que adotaram modelos com base nas melhores práticas ambientais, sociais e de governança se sobressaíram significativamente na prestação de serviços.

“Isso contribui para uma visão mais modernizada do setor. São as empresas que apresentam uma evolução bastante qualitativa no atendimento dos serviços”, observa.

Esta edição conta também com o apoio da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa), empresa patrocinadora e anfitriã do evento.

“O PNQS valoriza as ações em prol da gestão no setor de saneamento ambiental e reforça que a aplicação de suas ferramentas tem mostrado excelentes resultados para a melhoria e aperfeiçoamento da gestão das Companhias de Saneamento no Brasil”, declara Manuelito Magalhães, presidente da Sanasa.

Ele lembra que, atualmente, com os desafios impostos pelo Novo Marco Legal do Saneamento, é extremamente importante a busca incansável pela excelência em gestão.

“E, neste sentido, o PNQS tem muito a agregar tanto pela aplicação dos critérios dos modelos de excelência em gestão (MEG), quanto pelas práticas de benchmarking que permitem o compartilhamento de experiências exitosas no setor”, ressalta.

O PNQS Ciclo 2021 ganhou um importante status: o prêmio foi reconhecido como modelo de excelência por 90% de seus participantes, segundo pesquisa promovida pelo CNQA. A pesquisa também apontou o apoio quase unânime dos respondentes em incorporar os requisitos do ESG 2.0 no MEGSA e a opção de medir o “ESG index”.

Serviço

Cerimônia de entrega do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) e Seminário de Benchmarking PNQS 2021

Quando: 8 e 9 de dezembro
Local: Centro de Convenções Royal Palm Hall – Entrada B – Salão Monumental 4 – Campinas, SP
Mais informações sobre o PNQShttps://pnqs.com.br/
Programação: http://pnqs2021.neopixdmi.com/
Realização: ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
Patrocínio: Sanasa, Sabesp e Iguá Saneamento

Sobre a ABES  

Com 55 anos de atuação, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental –ABES é uma associação com fins não econômicos, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor.  

A força da ABES está em seus associados.  

A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

É a associação brasileira que reúne a diversidade de profissionais e organizações do setor: empresas públicas e privadas, governos, prestadores de serviços, fornecedores, universidades e profissionais de diversas faixas etárias e várias áreas relacionadas ao saneamento, além da engenharia.

ABES, há 55 anos trabalhando pelo saneamento e pela qualidade de vida dos brasileiros.

Site oficial: https://abes-dn.org.br/

Crédito:
Imprensa | ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 3167 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre ESG e Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos e Reciclagem, Saneamento, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais). Tudo sobre meio ambiente e tecnologias ambientais, cursos e eventos!