Guaraná Antarctica, da Ambev, ganha certificado de produção orgânica na Amazônia

softelec
Foto: Victor Nomoto, Guaraná Maués
Foto: Victor Nomoto, Guaraná Maués

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2023 – Selo reconhecido globalmente foi dado à Fazenda Santa Helena, em Maués (AM), onde a companhia cultiva há meio século os frutos que originam a bebida, preservando o meio ambiente e beneficiando cerca de mil famílias locais

Há 51 anos, a Ambev mantém, em Maués (AM), a Fazenda Santa Helena, onde nascem os frutos que dão origem ao centenário Guaraná Antarctica. O espaço foi criado para desenvolver a cultura do guaraná, principal atividade do município, aumentando sua produtividade de forma sustentável. Atualmente, a partir de um Plano de Manejo Orgânico, o cultivo é feito em pequenas áreas rodeadas de mata nativa, com práticas voltadas à agricultura regenerativa, uso de insumos naturais e atenção ao impacto social. Um trabalho que beneficia cerca de mil famílias locais.

Foto: Victor Nomoto, Fazenda Santa Helena

Este modelo de produção cada vez mais inteligente acaba de render à fazenda o selo de Certificação Orgânica de Produção Primária Vegetal (PPV). Concedido pelo IBD, principal certificadora de produtos orgânicos da América Latina, o selo é reconhecido globalmente.

“Passamos por um período de conversão do plantio convencional para o orgânico, a fim de atender a normas de comercialização impostas por mercados do mundo todo. Esse processo pode levar até três anos, dependendo do país de destino. Agora, com a certificação, só usamos produtos naturais e/ou permitidos pela legislação da Produção Orgânica”, explica a gerente agrônoma da Fazenda Santa Helena, Miriam Frota.

Para ela, o trabalho na fazenda, além de essencial para mostrar ao mundo a responsabilidade e o compromisso da companhia com a questão ambiental, gera oportunidades à população local.

“O guaraná tem uma conexão cultural muito forte com Maués. Por isso, fomentar a sustentabilidade na região é ajudar a construir uma agricultura que traga impactos positivos para todo o ecossistema que envolve o fruto, do meio ambiente à comunidade.”

A Ambev também tem, desde a década de 1960, uma fábrica de extrato de guaraná em Maués. Desde o ano passado, o espaço possui o selo de Certificação Orgânica de Produtos de Origem Vegetal (PPOV), também concedido pelo IDB. Além disso, a Aliança Guaraná de Maués, iniciativa liderada pela companhia e que, junto a outras instituições, desenvolve ações de valorização cultural e de melhoria na qualidade de vida da população local, foi responsável por estimular a ampliação da produção orgânica na região. Inicialmente, a AGM apoiou 34 produtores locais para que obtivessem a certificação orgânica, que hoje já contempla mais de 100 produtores de Maués.

Site oficial: https://www.guaranaantarctica.com.br/pt-br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!