ABB e ComBio fecham parceria para oferecer outsourcing de eficiência energética

softelec

Imagem: Divulgação

  • Modelo de negócios oferecido pelas empresas permite aluguel de soluções da ABB para tornar indústria mais sustentável sem a necessidade de investimentos em ativos
  • Pesquisa mostra que 99% das indústrias no Brasil já estão investindo ou planejando investir para tornar seu uso de energia mais eficiente
  • Custo é apontado como uma grande barreira para melhorar a eficiência energética
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – A área de negócios de Motion da ABB no Brasil e a ComBio Energia, principal empresa do mercado de fornecimento de energia térmica renovável no modelo outsourcing full-service, fecharam uma parceria para facilitar o acesso de empresas instaladas no país a soluções inovadoras para elevar a eficiência energética.

Pelo acordo, a ComBio passa a oferecer — por meio de contratos de locação, de curta, média ou longa duração — produtos da ABB, como inversores de frequência e motores elétricos, cubículos e soluções de automação para a substituição de equipamentos antigos, obsoletos e ineficientes, trazendo um enorme ganho energético.

Um estudo global encomendado pela ABB à Sapio Research revelou que 99% da indústria brasileira já está investindo ou planejando investir para tornar seu uso de energia mais eficiente. Além disso, 89% dos entrevistados esperam aumentar os investimentos na área, enquanto 51% planejam atingir o Net Zero em 5 anos. No entanto, 47% das empresas no país apontaram o custo como uma grande barreira para melhorar sua eficiência energética. Apesar disso, a economia de gastos foi o motivo mais importante para investir (71%), seguido por compromissos de sustentabilidade corporativa (69%).

“A falta de disponibilidade de recursos financeiros (CAPEX) e também humano nas indústrias é um dos grandes entraves para um maior investimento em sustentabilidade. Com a parceria com a ABB, estamos incorporando ao nosso portfólio o outsourcing de eficiência energética. No modelo de negócios proposto, não há necessidade de investimentos em ativos para a empresa ter acesso às soluções inovadoras da ABB para aumentar a eficiência energética, com a possibilidade de contratos de curto prazo. Com a grande vantagem de o aluguel ser tratado como despesa operacional, o cliente ainda tem uma redução no pagamento de imposto de renda, se for tributado pelo regime de lucro real”, explica Leonardo Rezende, Head de Eficiência Energética da ComBio.

“O investimento inicial atua como um obstáculo impedindo ganhos de longo prazo. No entanto, em um mundo pautado pela sustentabilidade e a necessidade de se manter competitivo em um cenário de aumento de preço de energia e combustíveis em geral, as oportunidades de ganho em eficiência energética estarão cada vez mais no topo da lista de prioridades para alocação dos recursos. É crucial que governos e indústria entendam que a adoção de tecnologia de eficiência energética proporciona um rápido retorno do investimento enquanto reduz as emissões de CO₂. Eficiência energética traz, enfim, grandes benefícios para os negócios e para o meio ambiente”, completa Marcelo Palavani, diretor da área de negócios de Motion da ABB no Brasil.

Estudos independentes apontam que, se os 300 milhões de sistemas acionados por motores industriais do mundo fossem substituídos por equipamentos otimizados e de alta eficiência, o consumo global de eletricidade poderia ser reduzido em 10%.

Essa diminuição equivale a mais de 90% do consumo anual de toda a União Europeia.

Segundo os executivos, o foco é atender a indústria em geral. Setores com maiores potenciais são os de Papel & Celulose, Metalurgia e Siderurgia, Mineração, Cimento, Alimentos e Bebidas, Água e Saneamento, mas muitos outros se beneficiar desta parceria.

Movimento pela Eficiência Energética

No ano passado, a ABB lançou o movimento multissetorial #energyefficiencymovement. A inciativa é consistente com a estratégia de Sustentabilidade 2030 da empresa, que se compromete a apoiar os clientes da ABB na redução de sua pegada de CO2 até 2030 em um coletivo de 100 megatons anualmente, o equivalente a retirar 30 milhões de carros a combustão das estradas a cada ano. O objetivo do Movimento pela Eficiência Energética é, assim, conscientizar e iniciar ações para reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono para combater as mudanças climáticas. As empresas são convidadas a aderir ao movimento e fazer um compromisso público como forma de inspirar outras a agir.

Para mais informações: https://www.energyefficiencymovement.com/pt-br/

Sobre a ABB

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países.

Site oficial: https://new.abb.com/br

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!