GEMÜ recebe Selo Sesi ODS por sua ação ambiental

softelec

Imagem: Fernando Dias | Compensação de emissões de gases e capacitação dos funcionários para sustentabilidade estão entre medidas contempladas

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2022 – O papel da indústria na mitigação das mudanças climáticas é fundamental, e o Brasil é um dos protagonistas. Nessa linha, a atuação ambiental garantiu à GEMÜ Válvulas e Sistemas de Medição e Controle o Selo Sesi ODS 2022, que estimula práticas inovadoras rumo aos objetivos do desenvolvimento sustentável, por meio de iniciativas com impacto local mensurável.

Entre as ações destacadas na fábrica localizada em São José dos Pinhais (PR) estão o controle de emissões de carbono, a obtenção do Selo Ecovadis pelo segundo ano consecutivo e o treinamento dos 100 funcionários para garantir a sustentabilidade em todos os processos.

“Nos cercamos de instituições e consultorias confiáveis para que nossos projetos ambientais tenham resultados eficazes”, explica a supervisora de RH da GEMÜ, Cintia Klingbeil.

Crédito: Divulgação

Um exemplo de resultado foi a obtenção da Medalha Ecovadis, em 2022 e 2021, por meio da Together for Sustainability (TFS), iniciativa conjunta de empresas químicas que promove um programa de avaliação das práticas de sustentabilidade dentro da cadeia global de fornecimento.

“O resultado indica práticas consistentes nos quatro pilares da responsabilidade social empresarial: meio ambiente, práticas trabalhistas e direitos humanos, ética e compras sustentáveis”, destaca Cíntia.

Outro programa bem-sucedido na fábrica foi o inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), com auxílio de uma consultoria ambiental especializada e certificada. Com base nas informações obtidas por meio desse investimento, foi aferida a pegada de carbono (tCO²e) de 2020 da companhia.

O projeto selecionado para a contrapartida ambiental e social foi o Ituiutaba Ceramic Fuel Switching Project. O próximo passo é obter o inventário do GEE de 2021 para limpar as pegadas de carbono — e estar abertos às necessidades da indústria de se posicionar ambientalmente.

Além desses projetos, foram realizados ao longo do ano treinamentos com o intuito de conscientizar os colaboradores sobre o descarte de resíduos. A primeira, em parceria com a BrasBlend Ambiental, tratou da destinação de resíduos industriais. Em outra oportunidade, a ONG Ecolocal Brasil apresentou ações de sustentabilidade na palestra “Ambiente, poluição marinha e reciclagem”.

“Com o propósito de promover a separação de resíduos, os funcionários da GEMÜ arrecadaram tampas de garrafa em plástico para serem transformados em brinquedos pela ONG”, relembra Cíntia.

GEMÜ completa 41 anos no Brasil

A atuação da GEMÜ no Brasil completa 41 anos com muita comemoração. O reconhecimento trazido pelo Selo Sesi-ODS é apenas um deles, agora no terceiro ano consecutivo.

Em 2021, a empresa foi contemplada com o selo Sesi ODS 2021 pela segurança sanitária graças às boas práticas realizadas durante a pandemia, como a criação de um comitê para o enfrentamento do vírus, que decidiu por medidas mais rigorosas do que aquelas exigidas pelo governo estadual.

Crédito: Divulgação

Em 2020, teve o mesmo destaque por conta das medidas de controle realizadas rapidamente, com orientações da matriz na Alemanha e direcionamento local a partir de uma profissional de saúde contratada para a fábrica em São José dos Pinhais (PR). Além das ações internas, o selo também destacou as ações realizadas com a comunidade do entorno: arrecadação de material de escritório e cestas básicas para instituições de apoio de São José dos Pinhais; doação de máscaras descartáveis ao Hospital Pequeno Príncipe, entre outras.

Sobre a GEMÜ

A filial da multinacional alemã criada por Fritz Müller na década de 1960 disponibiliza ao mercado brasileiro válvulas de extrema eficiência e qualidade. A planta situada em São José dos Pinhais (PR), que conta com 100 colaboradores e soma mais de 40 anos no Brasil, produz válvulas e acessórios para o tratamento de água e efluentes em indústrias de todas as áreas, como siderurgia, mineração e fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia. Na área de PFB (farmacêutica, alimentícia e biotecnologia), a GEMÜ é líder mundial e vende para toda a América Latina produtos de alta precisão, com atendimento local, além de consultoria com profissionais capazes de orientar na escolha da melhor solução em válvulas para cada aplicação.

Mais informações: https://www.gemu-group.com/pt_BR/

Crédito:
Imprensa | GEMÜ

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!