
Imagem: Divulgação #2 | Daniel Lima é Presidente da ANNESOLAR – Associação Norte e Nordeste de Energia Solar escreve periodicamente sua coluna “Sol e Energias: Daniel Lima discute sobre Políticas Públicas, Eficiência Energética e Geração Distribuída”
Dezembro de 2022 – Consolidamos os dados do Observatório da Distribuição, que registra as reclamações de consumidores de energia junto a Aneel, de algumas distribuidoras de energia sobre as reclamações referentes a Microgeração Distribuída (MGD), no período de julho/2021 a junho/2022.
O Brasil conta com aproximadamente 90 milhões de Unidades Consumidoras (UCs). Juntas as distribuidoras selecionadas atendem a 25 milhões de UCs, que representam 28% do total das UCs brasileiras. A mesma amostragem foi considerada para a MGD, as distribuidoras atendem a 525 mil UCs, que representam 28% do total de UCs com MGD.
As distribuidoras de energia selecionadas, estão situadas entre as 11 primeiras no “Ranking Brasil Distribuidoras – Reclamações” do Observatório da Distribuição.
As reclamações referentes a MGD se concentraram em duas áreas
- A primeira diz respeito a “Serviços Técnicos”, onde a reclamação “Conexão Microgeração” lidera com 42% das reclamações.
- A segunda, diz respeito a “Faturamento”, onde a reclamação “Faturamento Microgeração” está em segundo lugar com 16% das reclamações, perdendo apenas para as “Bandeiras tarifárias”.
- No “Ranking Brasil Reclamações por Tipologia”, a reclamação “Conexão Microgeração” está situada em 3º lugar entre as 56 tipologias, perdendo apenas para as reclamações “Falta de Energia” e “Variação de Consumo” que ocupam a 1ª e a 2ª colocações. A reclamação “Faturamento Microgeração” está na 8ª posição.
Um dado é deveras preocupante!
A reclamação “Conexão Microgeração” foi a que mais cresceu no período analisado, com 104% de crescimento e a reclamação “Faturamento Microgeração” ficou em segundo lugar com 79% de crescimento, entre as 56 tipologias.
O número de reclamações referentes aos serviços de Microgeração Distribuída no Brasil representa 11% do total de reclamações das distribuidoras.
Esse percentual sobe para 14% quando se refere as distribuidoras selecionadas nesse estudo.
As reclamações referentes a Microgeração de Energia tomam uma proporção muito maior, quando consideramos que as unidades consumidoras com MGD representam apenas 2,1% do total de unidades consumidoras no Brasil.

Deixem o Sol Brilhar!
Alguns dizem que sou fanático, outros que sou apaixonado, mas na verdade tenho 4 grandes motivos para continuar lutando para que a luz do Sol realmente brilhe no Brasil.
1. Capacidade Instalada: 22.4 MW (megawatts)
2. Investimentos 100% Privados: R$ 99.2 bilhões
3. Empregos Acumulados: 672.000 postos de trabalho
4. Arrecadação Cofres Públicos: R$ 34,5 bilhões
Os números dizem respeito aos empreendimentos em geração solar centralizada e distribuída no Brasil nos últimos 10 anos.

Sobre o Colunista

Daniel Lima é economista pela Universidade Federal de Alagoas, Presidente da ANNERSOLAR – Associação Norte e Nordeste de Energia Solar e Diretor Comercial da RDSOL Rede de Negócios em Energia Solar, empresa de fomento e investimento em ativos de energia limpa, criando negócios atrativos e sustentáveis, estabelecendo conexão com diversos atores, para por em prática as soluções mais inteligentes e eficientes em geração de energia.
Perfil no Linkedin | Site oficial: https://rdsol.pro.br
PUBLICAÇÕES RELACIONADAS
Daniel Lima é colunista e colaborador do nosso editorial AMBIENTAL MERCANTIL ENERGIAS. Através da sua observação pessoal, escreve periodicamente sobre o que acontece nos setores de Energias, Energias Renováveis e Geração Distribuída. Todas as publicações do Daniel Lima podem ser acessadas diretamente no link abaixo:
Informamos que os conteúdos publicados pelos nossos colunistas são observações e opiniões independentes que expressam suas reflexões e experiências, sendo de responsabilidade dos mesmos; não refletindo, necessariamente, a opinião da redação do nosso editorial.
Crédito:
AMBIENTAL MERCANTIL ENERGIAS | Por Daniel Lima, colunista e colaborador