Eternit apresentou novos modelos de telhas fotovoltaicas na Intersolar South America em agosto

softelec
Com foco em inovação e sustentabilidade, a empresa desenvolveu a primeira geração de telhas fotovoltaicas do país aprovada pelo INMETRO, com células de captação de energia do sol aplicadas diretamente no formato ondulado da telha de concreto (Tégula Solar) e de fibrocimento (Eternit Solar).
Com foco em inovação e sustentabilidade, a empresa desenvolveu a primeira geração de telhas fotovoltaicas do país aprovada pelo INMETRO, com células de captação de energia do sol aplicadas diretamente no formato ondulado da telha de concreto (Tégula Solar) e de fibrocimento (Eternit Solar).

Imagem: Divulgação – BIG-F11 | Grupo recebeu recentemente patente verde para seu módulo de captação de energia solar

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2022 – A Eternit – companhia focada no setor de materiais de construção e líder de mercado no segmento de coberturas – marcou presença, mais uma vez, na Intersolar South America, a maior feira da América Latina voltada à área de energia solar, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de 23 a 25 de agosto.

A empresa apresentou os novos modelos de telhas fotovoltaicas da linha Tégula Solar, que acabaram de receber registro do Inmetro.

Os modelos BIG-F10C, BIG-F11, Plana F-12 e PLANA-F15 apresentam ganhos de potência e praticidade de instalação em relação à primeira telha fotovoltaica do grupo, a BIG-F10, apresentada na Intersolar 2021.

“Os lançamentos visam complementar o nosso portfólio dedicado à pesquisa e desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras”, destacou Luiz Lopes, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Eternit.

Por conta do desenvolvimento de um processo de fabricação único no mercado, que permite que o módulo de captação de energia solar seja aplicado sobre suas telhas, o grupo recebeu, recentemente, o registro de patente verde pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), concedendo direito exclusivo de exploração comercial da tecnologia no Brasil.

Os lançamentos apresentados na feira se somaram ao portfólio da empresa que possui, atualmente, duas linhas de telhas fotovoltaicas. Desde agosto de 2021, a Eternit comercializa as telhas de concreto Tégula Solar e, no final do ano passado, recebeu registro do Inmetro para implementar projetos piloto da primeira telha de fibrocimento do Brasil, a Eternit Solar, que esteve em destaque no evento.

Os novos modelos

O modelo BIG-F10C oferece maior flexibilidade na instalação, em telhados já construídos ou reformas em coberturas que utilizam a telha de concreto BIG da Tégula, com galgas (espaçamento entre as ripas que determina a sobreposição entre as telhas) menores, entre 36 a 40,5cm.

Já a PLANA-F15 tem potência de 15Wp (Watt-pico), utiliza galga de 34cm e são necessárias pouco menos que 10 pçs/m². A maior ocupação da área da telha com células fotovoltaicas torna o modelo o mais potente na comparação potência/área de cobertura.

A BIG-F11, por sua vez, é uma evolução da BIG-F10. A nova versão consiste em um produto com 20% a mais de potência em relação a primeira, com 11Wp (Watt-pico). Cada módulo é capaz de produzir uma média de energia de 1,4 kWh/mês. Para um consumidor que resida na cidade de São Paulo, com a tarifa atual de energia, isso pode representar uma economia de até R$120,00 na conta de luz se comparada à geração anterior (considerando um sistema com 500 telhas instaladas).

“O aumento de potência dessa telha demonstra nossa busca contínua por inovação e qualidade, acompanhando a rápida evolução das tecnologias fotovoltaicas”, reforça Luiz Lopes.

Site oficial: https://www.eternit.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4939 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!