Instituto Trata Brasil aponta Maringá como caso de sucesso em saneamento

softelec

O Instituto Trata Brasil divulgou nesta semana uma relação com 16 cidades brasileiras consideradas caso de sucesso em saneamento. Entre elas está Maringá que, nos últimos cinco anos, tem figurado entre as cinco melhores cidades do ranking nacional de saneamento básico.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Neste ano, Maringá aparece em terceiro lugar entre as 100 maiores cidades brasileiras. Curitiba, Cascavel, Londrina e Ponta Grossa também aparecem em destaque.

De acordo com o instituto, a iniciativa em divulgar os casos de sucesso em seu site visa destacar exemplos positivos de gestão em saneamento básico, reconhecendo os esforços das cidades que investem continuamente para garantir esses serviços básicos a sua população, garantindo, assim, a melhoria da qualidade de vida.

O gerente-geral da Sanepar para a Região Noroeste, Sergio Portela, ressalta que a empresa não mede esforços para que Maringá continue a figurar entre as melhores cidades do Brasil, mantendo altos índices no atendimento da população com os serviços de água e esgoto.

“Existe, por parte da direção da empresa, uma preocupação constante em atualizar o diagnóstico operacional dos sistemas de água e esgoto de Maringá. Desta forma, conseguimos identificar, com bastante rapidez, qual o melhor investimento e aquele que atenderá melhor ao município”, explica.

Atualmente, 100% da população tem acesso à água tratada e mais de 99% contam com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.

Mesmo com índices tão elevados, Portela reforça que seguidamente são avaliadas as áreas sem cobertura para elaboração de planos de ação com prazos de execução de projetos e obras.

“Assim, a ampliação da rede coletora de esgoto, por exemplo, acontece em um curto espaço de tempo, atendendo aos anseios da comunidade local. Outro fator importante é que os novos loteamentos de Maringá são obrigados, por força de lei, a executar e entregar a rede coletora para os novos moradores”, diz.

O gerente-regional de Maringá, Vitor Gorzoni, ressalta que as parcerias com o município e o apoio da sociedade civil organizada são fundamentais para o avanço do saneamento.

“A política de investimentos da Sanepar, que garante grande quantidade de recursos para serem aplicados em Maringá, também é essencial. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu mais de R$ 50 milhões nos sistemas de água e esgoto, ampliando, ainda mais, os índices de atendimento na cidade”, destaca Gorzoni.

Para conhecer as cidades classificadas como “Casos de Sucesso” pelo Trata Brasil, acesse www.tratabrasil.org.br/saneamento/casos-de-sucesso.

Crédito:
AEN Paraná

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!