Últimas notícias

QUAL A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS?

Por Vagner Floresespecialista em Resíduos Sólidos e colaborador do canal Ambiental Mercantil / Opinião de Especialista

Dentro de uma empresa temos varios setores extremamente importantes para o desenvolvimento e crescimento da empresa como a Administração, Marketing, Finanças, Engenharia e etc.

Um setor que nos ultimos anos vem tendo uma grande importância dentro das empresas é a Gestão Ambiental. A Gestão Ambiental tem como principal objetivo minimizar todo e qualquer tipo de impacto ao meio ambiente que seja decorrente das atividades de uma empresa.

Para isso, atua de forma preventiva e corretiva para tornar as organizações cada vez mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, ou seja, que consigam repor aqueles recursos da natureza que sejam utilizado em seus processos produtivo.

Ela se define como parte dos processos de gestão das estruturas organizacionais, contemplando responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para aplicação, elaboração, revisão e manutenção da política ambiental empresarial.

O principal objetivo é que o impacto ambiental das atividades econômicas das empresas seja reduzido ao máximo.

RAZÕES PARA IMPLEMENTAR UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

ONDE E COMO SURGIU O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL?

A partir da década de 70 principalmente após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente em Estocolmo, na qual surgiu o conceito de “desenvolvimento sustentável”, o que resultou no aumento significativo da pressão para a proteção do meio ambiente, provocada pela sociedade e pelas instituições, as empresas que de alguma forma provocavam impacto ao meio ambiente, e estes se viram obrigadas a atuarem de forma mais amigável possível com a natureza.

Diante desse cenário ouve o surgimento de metodologias e processos a fim de tornar o processo produtivo mais harmonioso possível ao meio ambiente. O surgimento da sistematização de processos de Gestão Ambiental, que tem sido uma das respostas das empresas a este conjunto de pressões, em busca de uma industrialização mais sustentável.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ser definido como um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma organização, de forma a obter o melhor relacionamento com o meio ambiente. O SGA que é estabelecido pela NBR ISO 14001 faz parte de um conjunto de normas, a ISO 14000, que foram desenvolvidos pela INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO) que é uma organização internacional de padronização.

A ISO 14001 é baseada no ciclo PDCA do inglês “plan-do-check-act” – planejar, fazer, checar e agir – e utiliza terminologia e linguagem de gestão, apresentando uma série de benefícios para a organização.

QUAIS OS BENEFICIOS DO SISTEMA DE GESTÃO BASEADOS NA 14001?

  • Sistema de Gestão Ambiental: Com a implantação da gestão, a política e comunicação ambientais são aprimoradas e torna a empresa engajada por causas sustentáveis;
  • Cumprimento dos requisitos legais: Além de ser ecologicamente correto, ter o certificado faz também com que a empresa evite receber multas por impactos negativos ao meio ambiente. Isso porque é necessário manter continuamente o cumprimento de todos os requisitos legais;
  • Redução de gastos: A ISO 14001 traz a redução de gastos desnecessários e faz com que a produção da empresa seja mais eficaz e consciente;
  • Reconhecimento da marca: O certificado representa um selo sustentável da marca, o que significa que ela compactua com a preservação do meio ambiente e às causas sustentáveis. Com isso, o mercado passa a enxergar a empresa de forma positiva, principalmente pela responsabilidade ambiental. Consequentemente, isso atrai novos negócios pela questão de credibilidade;
  • Valorização no mercado internacional:  O certificado da ISO 14001 é, muitas vezes, um pré-requisito de contratação. Dessa forma, a certificação possibilita o surgimento de novos negócios internacionais, afinal, uma empresa que preserva o meio ambiente mantém relações com outras que possuem o mesmo viés ambiental.

Para gerenciar e acompanhar toda a eficiência e eficacia de um Sistema de Gestão Ambiental, a empresa necessita de profissionais capacitados e comprometidos com a empresa.

QUAL O PERFIL ESPERADO DE UM GESTOR AMBIENTAL?

O papel do Gestor Ambiental é de extrema importância, pois é ele o responsável pela organização da política ambiental da empresa em conjunto com sua equipe, analisando os processos que precisam ser implementados, dando suporte à equipe de profissionais, definindo as estratégias e os aportes na área de ambiental.

É também função do gestor ambiental, a implementação e gerenciamentos do sistema de gestão ambiental e dos resíduos, a realização do controle de insumos, treinamento dos funcionários entre tantas outras atividades referentes a este profissional.

GESTOR DE RESÍDUOS TAMBÉM É UM GESTOR AMBIENTAL

O QUE FAZ UM GESTOR DE RESÍDUOS?

Seu objetivo é gerenciar o passivo ambiental do negócio, ou seja, o conjunto de todas as obrigações que a empresa têm com a natureza e com a sociedade. O gestor de resíduos é responsável por reduzir os impactos ao meio ambiente ocasionados pela atividade da empresa e seus funcionários, seja de forma individual ou coletiva. Assim, cabe ao gestor de resíduos evitar danos ambientais e quando não for possível, criar mecanismos para minimizar os efeitos causados ao meio ambiente como ações de recuperação.

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES REALIZADAS?

O gestor de resíduos deve ser capaz de mapear a geração de resíduos da empresa, observando processos produtivos para definir estratégias adequadas de seu tratamento além de treinar funcionários, promovendo a conscientização ambiental para provocar uma mudança comportamental com relação aos resíduos gerados.Também é o responsável por classificar, armazenar os resíduos conforme os parâmetros da legislação vigente, lei nº 12.305/10, para dar-lhes o destino mais adequado, visando minimizar os riscos ambientais e humanos.

Uma das características essenciais deste profissional é que ele seja o elo entre os diversos setores da empresa, pois a visão sistêmica e analítica desse profissional pode auxiliar na resolução de diversos problemas.

É esperado que o gestor ambiental tenha uma visão geral, promovendo e estimulando os outros funcionários a cuidar do meio ambiente e a resolverem os problemas em conjunto e em busca da melhoria contínua.

REFERÊNCIAS:

::: https://www.fiesp.com.br/arquivo-download/?id=198712
::: https://www.sgsgroup.com.br/pt-br/news/2018/06/gestor-ambiental

SOBRE O AUTOR E COLABORADOR:

VAGNER FLORES
Profissional de meio ambiente,
formado em Gestão Ambiental e
Especialista em Gerenciamento de
Resíduos Sólidos
(11) 97278-2034
LINKEDIN