Círculo reduz a emissão de gases de efeito estufa na produção de fios

softelec
Crédito: Círculo
Crédito: Círculo

Imagem: Divulgação | Medida faz parte de uma série de ações adotadas em diferentes frentes pela empresa têxtil para diminuir os impactos ao meio ambiente

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2023 – Anualmente, a Círculo faz uma avaliação do Inventário de Gases do Efeito Estufa, que serve como um indicador e para planejar as ações que podem ser tomadas para reduzir a quantidade de CO2 emitido por quilo de fio produzido.

Hoje, a empresa têxtil, que é a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina, apresenta 0,23 quilo de CO2 por quilo de fio produzido, número abaixo da média das indústrias têxteis, que possuem inventário em 0,28 quilo.

“Esse indicador é fundamental para fazermos o levantamento de possíveis ações para redução de emissões com base nos dados e também um importante passo para protocolarmos o pedido no GHG protocol, que garantirá um registro dessas ações e um selo para utilizarmos em nossos produtos. Todas essas iniciativas são bases para implementação do nosso sistema ESG e um alinhamento estratégico com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, acrescenta Felipe Vidoto Dutra, coordenador de P&D da Círculo.

Além de seguir critérios para a diminuição de gases de efeito estufa na sua produção, a Círculo segue rigorosamente outros aspectos para manter uma cadeia mais sustentável e em diferentes situações, como a comprovação de que a indústria têxtil não possui substâncias nocivas e que possam provocar danos à saúde, que é a certificação internacional OEKO-TEX. A Círculo é uma das pioneiras com este certificado, que reúne 17 institutos independentes na Europa e no Japão, que desenvolvem métodos de teste e valores-limite para a indústria têxtil, a fim de manter um padrão de qualidade dos produtos.

Divulgação
Divulgação
Divulgação

Tem ainda o Dye Clean, um processo que reutiliza os banhos de tingimento das linhas da Círculo, mantendo a mesma qualidade da cor e da estrutura do fio. A técnica, também conhecida como tingimento limpo, foi adaptada de forma inovadora e, hoje, a empresa catarinense é a única fabricante brasileira de fios que aplica este processo.

“Ela permite que a água do mesmo banho de tingimento possa ser utilizada para vários tingimentos sem necessidade de ser totalmente trocada, o que gera uma economia de 90,92% de água nos fios em que o processo foi implementado. Em um ano, a Círculo deixou de utilizar 90 toneladas de produtos químicos (sal e auxiliares químicos). A tecnologia do Dye Clean impactou a empresa de diferentes formas, como a redução da salinização do efluente enviado ao Rio Itajaí-Açu, a redução de captação de água do rio, a diminuição de geração de lodo para o aterro sanitário, além de contribuir para a Política de Eficiência Energética, garantindo menor consumo de energia, água e vapor. A Círculo é a única a tingir fio mercerizado com esta tecnologia no país”, explica Dutra.

Outras certificações atestam o cuidado com a matéria-prima, substâncias usadas, sustentabilidade e resultado final do produto na Círculo. Uma delas é o selo eureciclo, que certifica a empresa pela logística reversa de embalagens pós-consumo, através de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros.

Já o movimento Sou de Algodão reúne agentes da cadeia produtiva e da indústria têxtil para acompanhar e incentivar a jornada do algodão ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente responsável.

“Todo o esforço dedicado para encontrar soluções sustentáveis, como a redução de energia, água, gases de efeito estufa e substâncias químicas não afetaram a qualidade em nossos processos. Pelo contrário, nosso cliente tem maior percepção de qualidade dos nossos produtos, se comparado com outros fabricantes de fios, o que transmite confiança e segurança no uso. Percebemos esse feedback positivo pelas opiniões e avaliações compartilhadas em nossos canais de comunicação com o consumidor e pelo Reclame Aqui”, comenta o diretor de produção da Círculo, Angel Ciappino.

Produtos sustentáveis

Todos esses cuidados refletem na cadeira produtiva mais sustentável. A Círculo possui alguns fios naturais, que são produzidos de forma ecológica sem perder a qualidade, como os da Família Natural, que inclui os fios Charme, Fashion, Anne, Cléa, Cléa 5 e Barroco Natural Brilho 4/4. São fios de algodão cru que se diferenciam dos demais por não serem tingidos nem alvejados. Isto reduz o uso de produtos químicos, água, consumo de energia e a quantidade de resíduos da produção é praticamente nula. No caso do Barroco Natural Brilho 4/4, há ainda uma fibra metalizada para dar a cintilação do fio. Além de fazer bem ao meio ambiente, os fios naturais dão um resultado lindo às peças confeccionadas, sejam elas de moda ou decoração.]

Tem ainda o Apolo Eco, um fio feito de algodão reciclado, indicado principalmente para a confecção de peças de decoração. É versátil e com um excelente resultado quando utilizado para a confecção de acessórios, como bolsas de praia, por exemplo.

Círculo

A empresa é a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina e desenvolve produtos e acessórios para artesanato. Há 85 anos no mercado, conta com mais de 1,5 mil colaboradores ativos na empresa, exporta para mais de 45 países e é a marca com maior atuação do segmento no país.

Conta com mais de 700 produtos em seu mix e, através do Time de Artesãos, que soma 13 profissionais, oferece suporte na educação e profissionalização do artesanato, com workshops em todo o Brasil, além de estimular quem pratica o trabalho manual como hobby, oferecendo e-books gratuitos, aplicativo próprio e publicações especializadas em tricô, crochê, amigurumi e bordado.

Site oficial: https://www.circulo.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!