Parceria entre BeGreen e iFood cria uma fazenda urbana nas alturas, em Osasco (SP)

softelec
Parceria entre BeGreen e iFood cria uma fazenda urbana nas alturas.
Parceria entre BeGreen e iFood cria uma fazenda urbana nas alturas

Imagem: Divulgação BeGreen | Hortaliças 100% livres de agrotóxicos serão cultivadas 365 dias por ano em sistema hidropônico no último andar da sede do iFood

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Em parceria com a BeGreen, primeira fazenda urbana da América Latina, o iFood acaba de inaugurar uma fazenda urbana na cobertura da sede da empresa, em Osasco (SP). São 950 metros quadrados reservados ao cultivo de 1,7 tonelada por mês de hortaliças, frutos e legumes frescos livres de agrotóxicos.

A fazenda urbana, localizada no 7º andar do prédio, tem como objetivo levar toda a produção para as 3 mil famílias cadastradas no Banco de Alimentos de Osasco.

A primeira colheita oficial acontece já em agosto e será toda doada ao projeto da prefeitura.

As fazendas urbanas são aquelas em que os alimentos são cultivados na cidade, próximos de onde as pessoas irão consumi-los, reduzindo o tempo de transporte, a emissão de carbono pelos veículos e o desperdício gerado na distribuição.

Ambas consideradas Future Techs, a BeGreen e o iFood que não querem apenas entregar alimentos, mas também apresentar soluções inteligentes que influenciam de forma positiva a vida das pessoas, com praticidade para se alimentar, variedade para fazer escolhas e muito sabor e saúde à mesa.

Utilizamos do nosso espaço para contribuir com soluções inteligentes que possam impactar de forma positiva a vida das pessoas. Mensalmente vamos colher mais de uma tonelada de alimentos que serão doados na região.Trata-se de uma iniciativa pioneira e, para nós, é muito gratificante poder fazer mais essa contribuição para a sociedade”, afirma Gustavo Vitti, vice-presidente de pessoas e sustentabilidade do iFood.

O espaço conta com estufa inovadora, com tecnologia desenvolvida pela BeGreen. As hortaliças são cultivadas por meio da hidroponia: as raízes se desenvolvem na água, em soluções que recebem os nutrientes naturais necessários para que cresçam saudáveis. De forma automatizada, é possível controlar o volume da água e a nutrição nos canais das bancadas. Esta técnica gera uma economia de até 90% de água em relação ao cultivo tradicional. 

Um sistema de climatização de alta tecnologia permite o controle remoto da temperatura da estufa e uma produtividade 28 vezes maior que o cultivo convencional.

Outro ponto chave é uma produção totalmente livre de agrotóxicos. Tendo como princípio base contribuir com a saúde dos consumidores, a empresa utiliza protocolos biológicos no cultivo e, dessa forma, o uso de pesticida é desnecessário. As hortaliças são colhidas momentos antes da entrega e levadas direto da fazenda para o consumidor final, chegando frescas, ainda com raiz.

Nesta unidade, o sistema de iluminação artificial das bancadas verticais foi projetado e executado em parceria com a AES Tietê e CSEM Brasil (Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia). Com ele, é possível complementar a luz solar com a ativação de leds para ganho em produtividade.

O propósito da BeGreen é transformar a cadeia de produção de alimentos, reduzindo o impacto negativo que o cultivo tradicional causa para o meio ambiente. “Ao aproximar a produção do consumidor final, conseguimos reduzir o desperdício de alimentos a 1% e reduzir o gasto de água em 90%. Assim, é possível levar verduras mais frescas, saudáveis e saborosas às pessoas, causando o menor impacto ambiental possível ao planeta”, diz o CEO da BeGreen, Giuliano Bittencourt.

Sobre a BeGreen

Nasceu do sonho de criar a primeira fazenda urbana da América Latina. Em 2017 inaugurou a primeira unidade, no Boulevard Shopping, em Belo Horizonte. Desde então, expandiu o projeto para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e atualmente conta com 50 funcionários e produz mais de 200 mil pés de hortaliças por mês. São quatro fazendas urbanas no Brasil: Boulevard Shopping (Belo Horizonte); Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo; Via Parque Shopping (Rio de Janeiro); e na sede no iFood (Osasco).

Site:https://www.begreen.farm

Sobre o iFood

O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo.

Site: https://www.ifood.com.br

Crédito:
Imprensa | BeGreen

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!