Rôgga investe em projeto de mobilidade urbana no litoral Norte de SC

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Em parceria com a startup GoMoov, construtora vai financiar sistema de compartilhamento de bicicletas elétricas em Balneário Piçarras, Barra Velha e Penha

Balneário Piçarras, Barra Velha e Penha serão as primeiras cidades do litoral catarinense a contar com um sistema de mobilidade urbana compartilhada, sustentável e inteligente. A iniciativa, patrocinada pela Rôgga Empreendimentos, vai facilitar o deslocamento de curtas distâncias e complementar os modais de transporte nestes municípios.

O projeto “Mobilidade Urbana para o Litoral Norte Catarinense” será realizado em parceria com a startup GoMoov, responsável pela operacionalização do sistema e disponibilização de veículos elétricos – bicicleta, patinete e scooter – para moradores e turistas.

Os investimentos em sustentabilidade não são uma novidade na Rôgga. Em seus 15 anos, a construtora já lançou no litoral norte catarinense 17 empreendimentos, totalizando um VGV (valor geral de vendas) de R$ 3 bilhões. Alguns destes empreendimentos utilizam o Sistema RES – Rôgga Edifícios Sustentáveis, reduzindo em até 80% os resíduos gerados na fase de execução das obras.

Agora, a empresa anuncia novos investimentos em sustentabilidade, com foco na mobilidade urbana. A implantação do projeto será gradativa, começando por Balneário Piçarras. Até o fim da temporada de verão serão 100 veículos elétricos em circulação nos três municípios do litoral norte.

Divulgação


O projeto financiado pela Rôgga também está em perfeita consonância com a meta 11.2 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), na diretriz de Cidades e Comunidades, que prevê “segurança viária e acesso à cidade por meio de sistemas de mobilidade urbana mais sustentáveis, inclusivos, eficientes e justos, priorizando o transporte público de massa e o transporte ativo”.

No Brasil, os automóveis sobrecarregam o sistema viário. Estudos revelam que 55% dos deslocamentos feitos de carro não ultrapassam a distância de sete quilômetros – ou seja, podem perfeitamente ser realizados com modais mais sustentáveis e compartilhados.

As cidades do litoral Norte sofrem ainda com os congestionamentos durante a temporada, já que atraem milhares de turistas todos os anos.

Ecossistema de transporte

Apoiadora de iniciativas inovadoras, a Rôgga encontrou na startup GoMoov a parceira ideal para oferecer aos municípios do litoral Norte uma proposta de mobilidade inteligente. O sistema de modais elétricos já vem sendo oferecido com sucesso em Joinville e Jaraguá do Sul.

“Nosso objetivo é tornar a vida das pessoas mais fácil e o caminho que escolhemos foi o de integrar e melhorar o ecossistema de transportes das cidades. Estamos revolucionando o modo de ir e vir”, diz o CEO da GoMoov, Jean Cardoso.

A iniciativa da Rôgga está em sinergia com a Lei da Mobilidade Urbana (12.587/12), que determina aos municípios a tarefa de planejar e executar uma política de mobilidade urbana.

“Essa deve ser uma prioridade no planejamento das cidades modernas e um excelente caminho é unir esforços do poder público, iniciativa privada e startups para enfrentar os desafios em busca de soluções para desafogar o sistema viário. A Rôgga é um exemplo de pioneirismo neste sentido, mostrando a preocupação e a responsabilidade social da empresa”, continua o founder da GoMoov.

Em parceria com a GoMoov, a Rôgga vai oferecer uma alternativa de locomoção sustentável para distâncias de até 10 quilômetros com baixo custo. 

Divulgação

A ideia é que o serviço se consolide como uma solução para deslocamentos rápidos.

“Estamos apostando na micromobilidade como uma ferramenta inovadora no litoral norte catarinense. A inovação faz parte do nosso DNA e vai além dos nossos empreendimentos imobiliários”, lembra o presidente da construtora, Vilson Buss.

Tendência de futuro

Entusiasta da ideia, o diretor comercial da Rôgga, Thales Silva, acredita que o projeto fará a diferença na vida dos moradores e turistas de Balneário Piçarras, Barra Velha e Penha.

“O transporte compartilhado é uma forte tendência para o futuro, assim como moradias mais inteligentes e seguras. As pessoas não querem gastar muito tempo da sua vida no trânsito. Elas querem tempo de qualidade com suas famílias, com comodidade e conforto para morar bem e viver bem em cidades mais inteligentes. Isso está diretamente ligado à mobilidade urbana e também a nossa missão, que é melhorar o habitat humano”, comenta.

Para conhecer melhor a Rôgga, acesse https://www.rogga.com.br/

Crédito:
Imprensa | Rôgga

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!