Ecoturismo: 5 roteiros para se conectar à biodiversidade do Litoral Norte de São Paulo nessa temporada

softelec

Imagem: Divulgação | Prefeitura Municipal de São Sebastião

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Dezembro de 2022 – Privilegiado pelos recursos naturais, o Litoral Norte de São Paulo é destino certo para quem quer se conectar à natureza, interagindo com muito verde, águas doces e salgadas e, é claro, uma fauna diversa.

Segundo pesquisa da Booking.com, esse é um tipo de turismo que se destacou no pós-pandemia e deve se manter entre as tendências de 2023. O levantamento aponta que as viagens de desconexão e contato básico com a natureza estão entre as preferências de 44% dos viajantes globais.

Crédito: Thales Stadler/Plataforma Fato

As cinco cidades da Região Turística, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, abrigam boa parte da Mata Atlântica preservada do estado de São Paulo. E, por conta disso, reúnem atrativos diversos que exemplificam toda sua rica biodiversidade, como trilhas, mergulho, observação de aves e cetáceos, cachoeiras, rios e ilhas, além de núcleos do Parque Estadual Serra do Mar.

“O Litoral Norte de São Paulo tem inúmeras atrações para quem deseja apreciar e se conectar com a natureza. De trilhas de ecoturismo à observação de aves, não faltam opções para os visitantes que escolherem a região como destino. Além de fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico, essas atividades contribuem para a preservação ambiental e um turismo cada vez mais sustentável”, destaca o presidente do consórcio turístico, Caio Matheus.

Pensando nisso, o Circuito Litoral Norte reuniu cinco sugestões de roteiros imperdíveis para interagir com a natureza, fauna e flora da região nessa temporada. Confira:

Avistamento de cetáceos

As águas do Litoral Norte de São Paulo são atrativas às baleias e cetáceos, principalmente em razão das temperaturas do Canal de São Sebastião, que têm, em média, 23ºC. Não à toa, as cidades que integram o Circuito Litoral Norte vêm registrando números recordes de avistagens nos últimos anos.

Além disso, o destino tem uma fauna marinha bem rica e diversa e mesmo em águas mais costeiras é possível se observar 4 espécies de baleias, sendo as jubarte as grandes estrelas, assim como 7 espécies de golfinhos, tartarugas, raias-manta, tubarão-baleia e uma enorme diversidade de aves pelágicas.

Birdwatching

Graças a Mata Atlântica preservada que compõe o bioma da região paulista, há expressiva diversidade de espécies que ali vivem ou migram. Isso porque o bioma tem uma das maiores biodiversidades e conta com avifauna com mais de 600 espécies, das quais cerca de 160 são endêmicas, ou seja, não existem em nenhum outro tipo de ambiente no mundo.

Crédito: Prefeitura Municipal de Ilhabela

Trilhas

Os apaixonados por ecoturismo encontram diversos atrativos para entrar em contato com a natureza nas cinco cidades que integram o Circuito Litoral Norte de São Paulo. E as trilhas surgem como uma das melhores formas dos aventureiros explorarem o que a região tem de melhor.

Crédito: Raphael Campos

Entre os destaques estão: a Trilha de Guaratuba, em Bertioga, a Trilha do Poção, em Caraguatatuba, a Trilha do Pico do Baepi, em Ilhabela, a Trilha Maresias-Paúba, em São Sebastião, e a Trilha das 7 Praias, em Ubatuba.

Interação com a vida marinha

As cidades integrantes do Circuito Litoral Norte são reconhecidas também por sua rica vida marinha, contando não só com grande diversidade de espécies animais, como também uma completa estrutura de serviços como marinas, portos de embarque e desembarque e empresas que realizam passeios náuticos.

Crédito: Juliana Branco

Para explorar todo esse potencial, vale a pena fazer atividades como: passeio de escuna pelo Canal de Bertioga, roteiro pela ilha do Tamanduá em Caraguatatuba, mergulhos entre os náufragos de Ilhabela, visita ao Arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião, e Aquário e Projeto Tamar em Ubatuba.

Turismo de Base Comunitária

No Litoral Norte de São Paulo, os cinco municípios vêm somando esforços para trabalhar a região como um todo, por meio do Circuito Litoral Norte, e também apresentam projetos consolidados de turismo de base comunitária que visam, não só preservar a rica biodiversidade regional, como também valorizar a cultura caiçara.

Entre os exemplos estão: A comunidade Vila da Mata, em Bertioga, a Fazenda de Mexilhão da Cocanha, em Caraguatatuba, a comunidade de Castelhanos, em Ilhabela, a Rota Caiçara, em São Sebastião e o Quilombo da Fazenda, em Ubatuba.

Conheça essas e outras experiências para desfrutar o melhor do Litoral Norte de São Paulo durante o ano inteiro em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias

Para conhecer estes e outros passeios paradisíacos no Litoral Norte de São Paulo, acesse nosso guia de fornecedores: https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4893 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!