Tembici adesiva bicicletas para ampliar conhecimento da população sobre a agenda sustentável de 2030

softelec
Virada ODS Tembici
Virada ODS Tembici

Imagem: Divulgação | A ação faz parte da Virada ODS, que acontece em nos próximos dias na cidade de São Paulo

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

São Paulo, julho de 2022 – Considerada a maior política pública municipal do mundo para ampliar a conscientização e o engajamento cívico rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) para 2030, a Virada ODS, acontece nos dias 08 a 10 de julho em São Paulo.

Tembici, líder em sistemas de bicicletas compartilhadas na América Latina, estará presente nesta iniciativa, que contará com uma vasta programação espalhada em mais de 10 pontos pela cidade. 

Com o objetivo de promover o evento e aumentar o conhecimento da população sobre os ODS, a Tembici adesivou 200 bicicletas na cidade.

Além disso, no dia 9 de julho, às 16h, Juliana Minorello, Diretora de Relações Governamentais e Políticas Públicas da Tembici, vai participar do Palco Mobilidade Urbana, no CEU Água Azul, ao lado de Renata Falzoni, repórter e cicloativista; e Hannah Machado, Gerente de Projetos da Vital Strategies Brasil.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030, um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 pelos 193 países membros.

A agenda é composta por 17 objetivos interconectados, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no mundo todo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.

Os 17 objetivos envolvem diferentes temas, sejam de aspectos ambientais ou sociais. Assim como as metas de cada ODS, eles foram construídos de maneira que fossem interdependentes, ou seja, quando um país conseguir atingir um deles, muito provavelmente, terá conseguido avançar em outros. 

“Recentemente, divulgamos um estudo que mostra o crescimento de 400% nos últimos 10 anos no uso de bicicletas compartilhadas na América Latina. A maior adesão ao uso diário das bikes, no lugar de outros meios de transportes poluentes, impacta diretamente o futuro do planeta”, conta Juliana.

“Os nossos projetos de bicicletas compartilhadas contribuem com cinco objetivos de desenvolvimento sustentável: 3- Saúde e Bem Estar, 9- Indústria, Inovação e Infraestrutura, 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis, 13 – Ação contra a mudança global do Clima e 17- Parcerias e meios de implementação, e queremos que os nossos usuários estejam cada vez mais conectados com esses impactos positivos que o pedal traz, não só para a saúde, mas para o meio ambiente e para a mobilidade urbana das cidades”, ressalta a executiva. 

Mobilidade sustentável

Alinhada às práticas sustentáveis, no início de junho, a Tembici, em parceria com Itaú Unibanco, iFood, e a Prefeitura de São Paulo anunciou o lançamento do primeiro projeto de bikes elétricas compartilhadas com sistema de estações fixas em São Paulo.

A chegada do modal no sistema expande a possibilidade de uso diário, uma vez que facilita deslocamentos mais longos e com diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala, além de fazer parte da estratégia da cidade no cumprimento de seus compromissos sustentáveis na agenda de 2030. Desde o início, o bike Sampa já economizou mais de 5 mil toneladas de CO₂

Em abril deste ano, também alinhado aos ODS, a Tembici participou do primeiro projeto de doação de créditos de carbono gerados pela substituição de modais poluentes pelas bicicletas, chamado Bikes for the Planet. 

Em 2021, a empresa também anunciou uma nova funcionalidade no app. Os usuários que pedalam as bikes compartilhadas recebem informações sobre a quantidade de CO2 economizados ao finalizarem suas viagens.

“Possibilitar o compartilhamento dessas informações também é uma forma de incentivar que cada vez mais pessoas pedalam e contribuam para o futuro do planeta”, ressalta Minorello.

Para se inscrever na Virada ODS, basta acessar o site. 

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!