Hotel de Maceió estimula turismo sustentável com responsabilidade socioambiental

softelec

Flix Hotel possui captação de água da chuva, reaproveitamento da água produzido pelo ar-condicionado, iluminação em led, apoia movimento de limpeza de praias, entre outras práticas sustentáveis

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Não é segredo que preço, conforto, localização são questões que podem decidir uma viagem, mas o que muitas pessoas ainda não sabem é que a sustentabilidade, hoje, é o fator que mais decide viagens para brasileiros, é o que aponta  o relatório anual de viagens sustentáveis da Booking.com1.

O estudo mostra que, para o brasileiro, esse fator é mais importante do que para muitos viajantes de países de primeiro mundo. E mais, 92% dos brasileiros querem se hospedar, pelo menos uma vez, numa acomodação ecológica. Ainda de acordo com o estudo, de cada 10 brasileiros, 8 acreditam que as pessoas devem mudar seus hábitos agora e fazer escolhas mais sustentáveis de viagem se quiserem preservar o planeta para as futuras gerações. E trazendo um pouco mais para perto, o relatório afirma que 75% dos viajantes brasileiros declaram que agora em 2019 se sentem mais determinados a fazer escolhas sustentáveis de viagens do que há um ano.

É fato que a pesquisa da Booking.com só comprova a tendência que tem se tornado cada vez mais uma realidade presente. Como é o caso do Flix Hotel, em Maceió. Inaugurado em março, o empreendimento foi construído para, além de atender necessidades e desejos, ser ecologicamente correto. E sua preocupação vai além da coleta seletiva do lixo. Levando a sério a premissa de que o turismo transforma lugares e também a forma de como alguém vê o mundo, o Flix assumiu a responsabilidade socioambiental já em sua construção, quando reutilizou a sobra da madeira para a construção de um painel ripado que fica na recepção.

O hotel é um empreendimento que respeita o meio ambiente e, por isso, segue moldes ecológicos sustentáveis. Algumas das ações que coloca em prática em prol do turismo sustentável podem ser vistas no sistema de ar-condicionado, com a utilização de gás ecológico, que reduz o consumo de energia. Do ar-condicionado também é reaproveitada a água, que é reutilizada nas bacias sanitárias dos banheiros. A água captada da chuva também é reutilizada para lavagem das áreas externas e garagem.

O Flix Hotel usa coletores de energia solar para o aquecimento de água e, consequentemente, reduz o consumo de energia. A iluminação, por sua vez, é 100% em Led, onde a principal vantagem é a eficiência energética e a vida do produto. O empreendimento conta com iluminação natural durante o dia, não havendo a necessidade da utilização de energia elétrica nas áreas comuns. Utiliza também Gerador Full a Gás, que apresenta alta eficiência, grande confiabilidade e baixas emissões atmosféricas. É mais silencioso e menos poluente.

O elevador de serviço do hotel não é utilizado para o transporte da roupa suja nem de lixo. O Flix possui dois dutos, um para lixo e outro para roupa suja, e ambos já direcionam o lixo para uma lixeira maior no subsolo, e a roupa suja para triagem das peças, economizando energia e tempo.

Fora a parte estrutural, o hotel faz mais pelo meio ambiente.  É apoiador do movimento Coletivo Praia Limpa, que realiza, anualmente, ação coletiva de limpeza nas praias. E conta com uma equipe treinada e consciente da importância das estratégias de responsabilidade ambiental tanto no ambiente corporativo quanto em suas residências.

“As pessoas estão mais conscientes e querem que as empresas também façam sua parte. A verdade é que quem não se adequa fica para trás. E o Flix foi construído para ser inovador, para ser o melhor, para inspirar os hóspedes com nosso exemplo, então nada mais coerente do que ser um hotel responsável com o meio ambiente. Assim, todo mundo ganha: hotel e clientes”, conta o diretor geral Thayro Cavalcante. 

FICHA TÉCNICA

1 – Sistema de ar condicionado
GÁS ECOLÓGICO: Tecnologia e inovação pensadas no meio ambiente
Redução no consumo de energia
https://www.daikin.com.br/diferenciais/gas-ecologico#
https://www.daikin.com.br/diferenciais/inverter

2 – Reaproveitamento da água produzida pelo sistema de Ar-condicionado e da Chuva
Toda água produzia pelo sistema de ar-condicionado é reutilizada nas bacias sanitárias dos banheiros, redução do consumo de água. Toda água capitada da chuva é reutilizada para lavagem das áreas externas e garagem.

3 – Sistema de aquecimento da água solar
Utilizamos coletores de energia solar para o aquecimento de água. Redução no consumo de energia
http://www.aquecedorsolaragua.com.br/blog/qual-e-a-economia-com-uso-de-aquecimento-solar/

4 – Iluminação 100 % em Led
A principal vantagem é a eficiência energética, outra grande vantagem é a vida do produto. O calor produzido por fontes de led não se compara a de outras tecnologias, é muito menor, o que ajuda muito no dimensionamento da climatização. O Flix conta com iluminação natural durante o dia, não havendo a necessidade a utilização de energia elétrica nas áreas comuns.

5 – Gerador Full a Gás
Apresentam alta eficiência, grande confiabilidade e baixas emissões atmosféricas. Mais silencioso e menos poluente.

6 – Reaproveitamento da Madeira da obra
A sobra de madeira usada para construção dos kit´s de porta do hotel (resto, pedaços menores, sobras) foram reutilizados para fazer um painel ripado na recepção do hotel.

7 – Dutos para transporte do lixo e roupa suja
No Flix o elevador de serviço não é utilizado para o transporte da roupa suja nem do lixo. Contamos com 2 dutos, um para lixo e outro para roupa suja, ambos já direcionam o lixo para alixeira maior no subsolo, e a roupa suja para triagem das peças, economizando energia e tempo.

8 – Projeto Socioambiental
Projeto Praia Limpa https://www.instagram.com/coletivopraia/

9 – Coleta Seletiva do Lixo
Todo lixo produzido pelo hotel passa por um processo de separação em grupos distintos, cada um com tipos de lixo correspondente com sua classificação. Papéis, plásticos, metais e/ou alumínio, vidros, orgânicos.

10 – Equipe treinada e consciente da importância das estratégias de responsabilidade ambiental corporativa.
Todos colaboradores receberam treinamento para implantar os conceitos da responsabilidade ambiental no ambiente corporativo e em sua casas.

Serviço

FLIX HOTEL https://www.flixhotel.com.br/
Endereço: Rua Vereador Pedro Moura, 211 – Jatiúca, Maceió – AL
Email: reservas@flixhotel.com.br
Tel: (82) 3023- 8990

Redes Sociais
Instagram: @flixhotel
Facebook: Flix Hotel Maceió

Por Natália Aguiar,
Assessoria de Imprensa B4tcomm.com

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!