Meio ambiente, Biomas e Biodiversidade #1: “Que venha 2023!”

softelec
Betina Alves é Bióloga e Professora, Colunista do editorial AMBIENTAL MERCANTIL | MEIO AMBIENTE, BIOMAS BRASILEIROS E BIODIVERSIDADE
Betina Alves é Bióloga e Professora, Colunista do editorial AMBIENTAL MERCANTIL | MEIO AMBIENTE, BIOMAS BRASILEIROS E BIODIVERSIDADE

Imagem: Divulgação #1 |  Betina Alves é bióloga formada pela Unesp. É mestre e doutora pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). Estreia hoje como colunista do nosso editorial e estará contribuindo periodicamente sobre temas relacionados ao “Meio ambiente, Biomas Brasileiros e Biodiversidade”

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Janeiro de 2023 – Esse ano que está entrando parece vir carregado de muita energia boa, de muita potência de mudança, de reconstrução. Nos últimos quatros anos, os índices de desmatamento, invasão de áreas indígenas, destruição de biomas e poluição atingiram patamares assustadores. Porém, logo no início desse ano, com a mudança de governo e novas lideranças, vejo um novo caminho:

Um caminho de reconstrução, de renovação, de atenção para tudo que foi devastado.

Não será uma tarefa fácil, muito menos simples, porém a vontade demonstrada pelas novas lideranças de botar a mão na massa, já é suficiente para encher nossos corações de esperança.

E não é só em relação às questões ambientais, mas também na esfera educacional, científica e tecnológica.

Passei uma grande parte da minha vida profissional como bolsista de pós graduação, e sei como é difícil viver apenas da pesquisa no Brasil.

A pressão pelo tempo nos impede de trabalhar em outros lugares e, além disso, os contratos de bolsa muitas vezes não permitem que tenhamos outro vínculo empregatício. Li várias notícias de que “não haveria pagamento de bolsas em dezembro” para os pesquisadores. Senti um choque, como se fosse eu ainda, na minha época. A pergunta que fiz foi “como essas pessoas vão pagar suas contas?”.

Saber que tais notícias acabaram, ouvir do novo governo que haverá reajuste nos valores das bolsas, que haverá aumento do investimento em todas as camadas da educação, saber que as obras de escolas, creches e universidades paradas serão terminadas…

…sinto alívio, misturado com alegria e muita esperança.

O Brasil é uma potência, em todos os sentidos, o que mais almejo é ver essa potência sair da inércia e expandir toda sua capacidade.

Meu maior sonho é ver nosso país à frente, liderando, abrindo caminhos inovadores para os desafios climáticos, para a biociência, para as questões ambientais, para os direitos humanos e ser um exemplo, como já foi um dia.

Então, feliz 2023! Nos vemos em breve!

Sobre a Colunista

Foto: Betina Alves, PhD – Bióloga e Professora

Betina Alves é bióloga formada pela Unesp. É mestre e doutora pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). Possui ampla experiência na área educacional e ambiental.

Atualmente é professora de Biologia na Escola Lumiar Education em São Paulo.

LinkedIn

Betina Alves é colunista e colaboradora do editorial AMBIENTAL MERCANTIL | MEIO AMBIENTE, BIOMAS E BIODIVERSIDADE. Através da sua observação pessoal, escreve periodicamente sobre os temas relacionados ao Meio ambiente, os Biomas brasileiros e a Biodiversidade. Todas as publicações futuras de Betina Alves podem ser acessadas neste link exclusivo:

Informamos que os conteúdos publicados pelos nossos colunistas são observações e opiniões independentes que expressam suas reflexões e experiências, sendo de responsabilidade dos mesmos; não refletindo, necessariamente, a opinião da redação do nosso editorial.

Crédito:
AMBIENTAL MERCANTIL ENERGIAS | Por Betina Alves, colunista e colaboradora

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!