98% das lojas da Extrafarma no Ceará terão seu consumo compensado com usina solar da GreenYellow

softelec

Imagem: Divulgação

  • A fazenda fotovoltaica construída pela multinacional francesa está localizada no município cearense de Cedro e tem capacidade instalada de 2,6 MWp, produzindo 5,6 GWh ao ano.
  • Na modalidade de autoconsumo remoto, o empreendimento injetará energia na rede da distribuidora para gerar créditos a serem abatidos das faturas de energia da Extrafarma.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Com uma rede composta aproximadamente 400 farmácias distribuídas por 10 estados do Brasil, a Extrafarma tem focado em estratégias que vão ao encontro do consumo sustentável de energia. Entre as ações de iniciativa da empresa está a contratação de 5,6 GWh anuais junto à GreenYellow, que construiu uma usina solar na cidade de Cedro, no Ceará.

O recurso gerado na fazenda fotovoltaica será injetado na rede da distribuidora local que abastece 89 lojas da farmacêutica, que representam 98% das lojas no estado.

Desta forma, a Extrafarma contribui para a diversificação da matriz elétrica brasileira com uma fonte de energia não impactada pela crise hídrica. Além disso, por ser uma geração de energia mais próxima da carga, as perdas por transmissão e distribuição são reduzidas.

O contrato, com investimento realizado pela GreenYellow, é composto pelo aluguel da usina, operação e manutenção, com vigência de 10 anos. O acordo envolveu a construção da usina solar, que conta com 2.520 mil painéis fotovoltaicos e tem capacidade instalada de 2,6 MWp, suficiente para suprir o consumo anual de mais de 2,8 mil casas e evitar a emissão de 650 toneladas de CO² no ambiente no mesmo período.

Após a conclusão da obra, os resíduos que sobraram foram vendidos para reciclagem e revertidos em cestas básicas para famílias apoiadas pela Administração do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da cidade de Cedro.

A empresa de varejo farmacêutico já vinha trabalhando com geração distribuída desde 2020, quando contratou pela primeira vez a energia equivalente ao volume gerado em usinas solares.

“Esta é a quarta usina conectada e que faz parte dos contratos de fornecimento de energia assinados pela Extrafarma, os quais atendem os estados do Ceará, Pará, Maranhão e Pernambuco. Essas ações estão totalmente alinhadas com os nossos valores baseados no conceito ESG (Envirioment, Social, Governance)”, afirma Rodrigo Reis, gerente executivo de engenharia e expansão da Extrafarma.

Segundo Roberto Zerkowski, diretor-presidente da GreenYellow, a ampliação da adesão à fontes de energias renováveis, como é o caso da solar, é fundamental para se chegar, no futuro, ao equilíbrio e à sustentabilidade.

“O fato de estarmos vivendo uma crise hídrica e, consequentemente, energética no país precisa nos fazer abrir os olhos para as alternativas sustentáveis que temos à disposição. A expectativa é que mais empresas optem pela diversificação do seu portfólio energético nos próximos anos, não apenas por uma questão econômica, mas também de preservação do meio ambiente”, comenta Zerkowski.

Sobre a GreenYellow

A GreenYellow é especializada em Eficiência Energética, Energia Solar, Comercialização e Gestão de Energia. De origem francesa, a empresa tem operações em doze países e possui um portfólio de Eficiência Energética com mais de 2650 projetos implementados em todo o mundo, sendo mais de 1000 deles no Brasil, onde opera desde 2013. A economia anual de energia com os projetos da GreenYellow totaliza 880 GWh, o suficiente para abastecer mais de 460 mil casas em um ano. Em Energia solar, possui mais de 40 usinas em construção ou operação, somando 120 MWp de potência instalada. Mais informações aqui: https://greenyellow.com.br

Entre seus clientes atualmente estão Extra Supermercado, Lopes Supermercado, Claro, Magazine Luiza, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Via Varejo, Leroy Merlin, entre outros.

Sobre a Extrafarma

Há 60 anos, a Extrafarma atua no mercado de varejo farmacêutico com o propósito de dar acesso a saúde e bem-estar para as pessoas viverem o seu melhor. Com cerca de 400 lojas e 6 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 6 milhões de participantes em seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma. Para mais informações: https://www.extrafarma.com.br

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!