BAIXAR PDF: Conselho Regional de Farmácias de Minas Gerais criou Cartilha de Resíduos de Serviços de Saúde frente à pandemia, para orientar os estabelecimentos de saúde (drogarias, farmácias e laboratórios) e de pacientes domiciliares

softelec

Imagem: CRFMG

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Cartilha: “Orientações sobre o gerenciamento de resíduos sólidos suspeitos ou contaminados pelo Coronavírus“desenvolvida pelo Grupo Técnico de Trabalho de Resíduos e Gestão Ambiental do CRF/MG – Portaria n.º 39/2020

CRF/MG reconhece a importância da atuação do profissional farmacêutico frente à pandemia do novo coronavírus, que assola o Brasil e o mundo. A esses profissionais todo o nosso reconhecimento. 

Durante uma pandemia, devido à sua acessibilidade e ampla distribuição geográfica, na maioria dos países as farmácias são o primeiro ponto de contato do público com o sistema de saúde, além das farmácias comunitárias, as farmácias hospitalares também prestam serviço essencial aos pacientes internados e ambulatoriais, por meio do fornecimento de medicamentos e cuidados farmacêuticos. Também  os laboratórios de análises clínicas realizam os testes clínicos de detecção do SARS-Cov-2 e os laboratórios de pesquisa que buscam desenvolver produtos imunológicos (vacinas) ou medicamentos para o tratamento da Covid-19. 

Cabe ao profissional farmacêutico oferecer garantias ao público em geral, para que as pessoas possam se proteger e saber reconhecer potenciais riscos de contaminação.

Assim, o CRF/MG propõe essa cartilha com o objetivo de orientar os profissionais farmacêuticos sobre o gerenciamento de resíduos sólidos dos serviços saúde (RSSS), suspeitos ou contaminados pelo novo coronavírus, dos estabelecimentos de saúde (drogarias, farmácias, laboratórios) e de domicílios, onde haja pacientes em isolamento social. Com isso almeja-se salvaguardar a saúde pública e o meio ambiente dos riscos associados ao manejo inadequado de resíduos que contenham a presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.

A cartilha tem como referências guias elaborados pela ABES, ANVISA 04/2020, ANVISA 222, MINISTÉRIO DA SAÚDE, MINISTÉRIO DA SAÚDE NOVO CORONAVÍRUS, CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA CFF e SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO PAULO.

Crédito: CRFMG
Famacêticos (as) Autores: Ana Carolina da Silva Caiafa, Adriana Aparecida da Silva, Dhyemila de Paula Mantovani, Gizele Souza Silva Leal, Jeice de Souza Ignácio, Luís Paulo Ruas, Natália Brum Pereira, Renata Oliveira Luís Mendonça

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4893 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!