Com gestão de resíduos, shopping recicla 105 toneladas de lixo

softelec
Com gestão de resíduos, shopping recicla 105 toneladas de lixo.

Imagem: Divulgação Trashin | Shopping D

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Parceria entre Trashin e Shopping D possibilitou que gestão de resíduos produzidos no centro comercial economize recursos naturais

Há pouco mais de um ano, a Trashin, empresa especializada em logística reversa, gestão de resíduos 360° e ESG, firmou parceria com o Shopping D para coleta e destinação adequada dos resíduos produzidos no centro comercial.

Com um método inovador, a Trashin fez sinalizações adaptadas para atingir o público de forma eficiente por meio de iconografia, ilustrações, QR Codes e linguagem acessível.

Além disso, promoveu treinamentos presenciais com lojistas e colaboradores do shopping para orientá-los sobre a separação adequada dos resíduos. Nas telas digitais espalhadas pelos corredores do Shopping D, foram colocadas instruções animadas de como descartar corretamente os resíduos, diminuindo as dúvidas e promovendo a mudança de atitude dos consumidores que circulam pelo centro comercial.

Por isso, o serviço de gestão de resíduos da Trashin, vai além da parte operacional de coleta e destinação.

A empresa também se preocupa em promover a educação ambiental de maneira simples e eficaz.

Dessa forma, quando os resíduos chegam até a cooperativa de triagem, a taxa de reaproveitamento é maior, visto que diminui as chances de um descarte incorreto. 

O Gerente de Operações do Shopping D, Alex Dionizio, destaca que o centro comercial busca sempre novas soluções que visam minimizar problemas ambientais e sociais.

“Nosso compromisso é sempre buscar soluções sustentáveis e a parceria que construímos com a Trashin tem exatamente esse objetivo. Queremos proporcionar uma experiência positiva entre nossos clientes e colaboradores, visando construir uma sociedade mais justa e sustentável”, afirma Alex.

Números da Reciclagem

Desde o início da parceria, a Trashin já coletou 410.679,4 kg e, ao aplicar o descarte e a destinação correta dos resíduos, foi possível reciclar mais de 105.115,3 kg do material coletado.

Para alcançar esses números expressivos, mesmo diante de uma pandemia, a atuação da Trashin através de dicas, orientações, treinamentos e sinalizações foi essencial.

“Nosso método busca sempre gerar impactos positivos em todas as frentes: ambiental, social e econômica, não só para as empresas e condomínios que atendemos, mas também para toda sociedade”, finaliza Sérgio Finger, CEO da Trashin.

Desde abril de 2020, a Trashin foi responsável por reciclar 96.174,7 kg de papel, 4.602,9 kg de plástico, 2.143,8 kg de metal e mais de 2.193,9 kg de vidro do total de resíduos gerados pelo Shopping D.

“Já foram reciclados cerca de 25% do volume total gerado no centro comercial, mas nossa meta é aumentar ainda mais esse percentual. Por isso, através da educação ambiental, aumentamos o descarte correto dos materiais e, assim, impactamos positivamente este percentual”, exalta Sérgio.

Impacto ambiental

Imagem: Divulgação Trashin | Shopping D
Imagem: Divulgação Trashin | Shopping D

Como amostragem da importância do trabalho realizado pela Trashin no centro comercial, já foi possível evitar 71.507,11 kg de emissão de CO2 a partir da devolução dos materiais recicláveis coletados para a cadeia produtiva.

“É um grande passo a caminho de um mundo melhor, a redução na emissão de CO2 ainda é algo que precisa tomar maiores proporções, mas fazer parte desta evolução é motivo de orgulho para nós”, destaca o CEO.

Além disso, também foi possível preservar aproximadamente 2.888 árvores, com o reaproveitamento de papel, economizando 597,7 kg de petróleo, com a reciclagem de plástico, e deixou de usar 1.687,6 kg de areia para a produção de vidro. 

“Os dados evidenciam a economia de recursos naturais que as medidas adotadas pela Trashin geram. Nossa meta é aumentar sempre esses números e assim contribuir para um mundo mais sustentável“, comemora Finger.



Expansão 

Com a busca cada vez maior por iniciativas sustentáveis e ligadas às métricas ESG (Environmental, Social and Governance) em todo o mundo, a Trashin busca agora expandir este mercado de atendimento a shoppings e outros centros comerciais. 

“Nossa meta é ampliar o serviço prestado em shoppings e grandes centros comerciais, pois isso deve influenciar de forma positiva a sustentabilidade em nosso país; além de ser um bom exemplo para os públicos que circulam nesses locais”, reforça Sérgio.

Atuação nacional

A Trashin atende mais de 50 empresas, de pequeno, médio e grande portes, localizadas no sul, sudeste, centro-oeste e nordeste do Brasil. O plano é chegar na região norte até o final de 2021 e, dessa forma, atuar em todas as regiões do país.

“A Trashin tem no seu portfólio de clientes nomes como SAP, Unimed, Havaianas, Sicredi, ESPM, SafeWeb, Ticket Log, Urbia/Parque Ibirapuera, Irani, Nexa Resources e outros. Essas empresas fecharam parceria conosco e já estão gerando alto impacto socioambiental positivo”, conta Sérgio Finger. 

Nos últimos dois anos, o número de clientes recorrentes da Trashin aumentou em sete vezes.

“Isso mostra que cada vez mais as empresas estão confiando não só no nosso trabalho, mas também em nossa metodologia que é aplicada de forma criativa seguindo a demanda e peculiaridades de cada caso”, finaliza Gustavo Finger, cofundador e diretor de Marketing da Trashin.

Sobre o Shopping D

Imagem: Divulgação Trashin | Shopping D
Imagem: Divulgação Trashin | Shopping D

Há 26 anos, o “Shopping D” é o ponto de encontro para as famílias paulistanas da zona norte que buscam lazer, entretenimento e espaços gastronômicos para compartilhar momentos inesquecíveis. Oferece portal de compras online, wi-fi gratuito, drive-thru, posto para emissão de passaporte, estacionamento com 1.800 vagas e um ponto de recarga gratuita para carros elétricos são mais serviços e comodidades à disposição dos clientes. Mais informações, acesse: www.shoppingd.com.br

Sobre a Trashin

Fundada em 2018, a Trashin é uma empresa que realiza operações de gestão de resíduos 360° e projetos de logística reversa com o uso de tecnologia e inovação. Essas ações garantem que os resíduos coletados retornem à indústria como insumo, promovendo a economia circular que gera alto impacto socioambiental positivo. 

A empresa, criada em Porto Alegre (RS), conquistou a confiança de grandes companhias para realizar operações de logística reversa, gestão de resíduos e desenvolvimento de estratégias para potencializar métricas de ESG. 

Entre as empresas atendidas estão a Havaianas (Alpargatas), P&G, Parque Ibirapuera (Urbia), SAP, Ticket Log, Sicredi, ESPM, Nexa Resources. Dentro dessas corporações, a Trashin  desenvolve trabalhos que controlam níveis de produtividade e desperdício, promovendo a sustentabilidade através de uma metodologia única que pode ser facilmente aplicada em diversas organizações. Mais informações, acesse: https://trashin.com.br/

Crédito:
Imprensa | TRASHIN



ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!