The Jeans Redesign: Insights dos primeiros dois anos – lições de economia circular para a indústria da moda

softelec

Imagem: Divulgação | Fundação Ellen MacArthur

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Trabalhando com alguns dos maiores nomes da moda para criar jeans alinhados à uma economia circular, a Fundação Ellen MacArthur acaba de publicar o estudo The Jeans Redesign: Insights dos primeiros dois anos.

Até o momento, os participantes do The Jeans Redesign colocaram no mercado mais de meio milhão de pares de jeans circulares, atendendo aos requisitos mínimos de durabilidade, rastreabilidade e reciclabilidade, usando materiais e processos seguros.

Embora o número de jeans circulares represente apenas uma pequena parte do mercado total, os insights obtidos podem contribuir muito para informar ações ousadas no sentido de criar mais produtos dessa forma. 

The Jeans Redesign: Insights dos primeiros dois anos, revela as barreiras, soluções e lacunas de inovação enfrentadas por 72 marcas, varejistas, fabricantes de roupas, fábricas de tecidos e lavanderias – entre elas C&A, Levi’S, Guess, GAP e Banana Republic – que aderiram às diretrizes e definições comuns da The Jeans Redesign.

Ao longo dos primeiros anos do projeto, ainda em andamento, alguns critérios foram relatados de forma consistente como sendo os requisitos mais difíceis de serem atendidos pelos participantes. Eles incluem a identificação e obtenção de fibras à base de celulose produzidas de maneiras que tenham resultados positivos para a natureza, soluções de hardware que proíbem a galvanoplastia convencional – uma técnica que gera resíduos perigosos, zíperes que podem ser removidos e reutilizados ou reciclados sem perder tecido e limitação das fibras não baseadas em celulose a 2% ou menos para garantir reciclabilidade, sem deixar de entregar estilo e conforto que agradam esteticamente aos clientes (incluindo jeans com stretch).

Laura Balmond, líder da iniciativa Make Fashion Circular, da Fundação Ellen MacArthur, comenta:

“O Jeans Redesign ajuda as organizações a construir confiança para explorar e aprender sobre como usar os princípios da economia circular dentro do mercado da moda. Os desafios e soluções identificados deixaram claro onde são necessários investimentos e inovação. O Jeans Redesign demonstra que é possível criar roupas adequadas para uma economia circular e, agora que o conceito foi comprovado com dados, não há razão para atrasarmos esse progresso. Pedimos que a indústria e o governo aproveitem esse impulso crescente para fazer uma transição rápida e em escala para a economia circular dentro da indústria da moda“.

Divulgação
Divulgação

Para aproveitar o impulso dos resultados observados com a iniciativa The Jeans Redesign, a Fundação Ellen MacArthur convoca:

  1. Todas as empresas da indústria da moda a tomarem medidas ousadas para adotar os princípios da economia circular
  2. Todas as empresas – incluindo coletores, classificadores e recicladores à colaborar e inovar para superar as barreiras e se direcionar a uma economia circular para a moda
  3. Todas as empresas e formuladores de políticas a alinhar as definições e parâmetros para produção e abastecimento regenerativos, além de implementar mecanismos de habilitação para apoiar a produção de materiais que tenham resultados positivos para a natureza
  4. Os formuladores de políticas, para criarem condições que permitam que a economia circular surja em escala na indústria da moda, com base em um conjunto de objetivos de políticas comuns.

ASSISTA AO VÍDEO

SOBRE A FUNDAÇÃO ELLEN MACARTHUR

A Fundação Ellen MacArthur, uma organização sem fins lucrativos com atuação global, desenvolve e promove a ideia de uma economia circular para enfrentar alguns dos principais desafios da atualidade, como a poluição por plásticos, as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade. A Fundação trabalha com, e inspira, empresas, governos acadêmicos e instituições globalmente para mobilizar soluções sistêmicas em grande escala.

Site: https://www.ellenmacarthurfoundation.org

SOBRE MAKE FASHION CIRCULAR

Make Fashion Circular foi lançado pela Fundação Ellen MacArthur no Copenhagen Fashion Summit em 2017 e reúne líderes de toda a indústria da moda para trabalhar em conjunto com cidades, filantropos, ONGs e inovadores. 

Crédito:
Imprensa | Make Fashion Circular

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!