Trina Solar contribui globalmente para redução de gases de efeito estufa

Trina Solar divulgou seu relatório sobre responsabilidade social corporativa (RSC) 2019-2020.

Despacho de módulos fotovoltaicos fabricados pela empresa no período de 2019 a 2020 evitou 94,22 milhões de toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 5,1 bilhões de árvores.

A Trina Solar, fabricante de equipamentos para geração de energia fotovoltaica, divulgou em nível mundial seu relatório sobre responsabilidade social corporativa (RSC) referente ao período 2019-2020, com resultados amplamente positivos.

Elaborado de acordo com os critérios da Global Sustainability Standards, o documento apresenta os avanços da companhia chinesa em valores de governança corporativa, liderança em tecnologia, inovação de produtos, desenvolvimento sustentável verde, contribuição para a sociedade e respostas à pandemia de COVID-19.

Entre os destaques do relatório, além de qualidades que consolidam sua imagem global de empresa confiável, proativa, eficiente e inovadora, a Trina Solar apresentou dados de sustentabilidade consistentes que a colocam entre as companhias mais bem preparadas para enfrentar um cenário de transformações tecnológicas aceleradas em meio a um esforço pela preservação do meio ambiente num contexto de enfrentamento das mudanças climáticas.

Lançamento de ações

Do ponto de vista de realizações corporativas junto ao mercado, em junho do ano passado, a Trina Solar lançou suas ações classe “A” no Shanghai Sci-Tech Innovation Board, também conhecido como Star Market, tornando-se a primeira empresa do segmento de produtos fotovoltaicos a ter papéis transacionados nesse ambiente de negociação.

Desde esse evento, a Trina Solar efetuou 108 declarações provisórias e emitiu três relatórios periódicos, comprovando possuir um sistema de divulgação de informações altamente eficiente, transparente e regularizado. Declarações completas e precisas, contribuíram para a excelente reputação da empresa no mercado.

Tecnologia

Do ponto de vista dos avanços tecnológicos, a Trina Solar, desde 2019, vem mantendo a dianteira no desenvolvimento de módulos que utilizam células fotovoltaicas de 210 mm, padrão reconhecido nos dias de hoje como o mais eficiente do mercado de energia solar.

No ano passado, a Trina Solar se preparou para lançar os módulos Vertex de potência ultra-alta em todo o mundo, assumindo, na sequência, a liderança na industrialização em série do modelo com potência de 600 W, que veio a tornar-se padrão de referência para os principais empreendedores globais que investem em projetos de geração solar.

Sustentabilidade

Em total sintonia com objetivos do seu plano 2020 de desenvolvimento sustentável, a Trina Solar, em comparação com ano base de 2015, superou a meta de redução de consumo de energia para cada megawatt (MW) de produto fabricado: de um patamar de redução estabelecido em 10%, a empresa conseguiu extrapolar para 29,5% de economia.

Para cada unidade de produto fabricada a empresa se comprometeu em reduzir o consumo de eletricidade em 15% e o consumo de água em 10%, em 2020. O relatório revelou que no ano passado as metas foram plenamente atingidas.

Ou seja, o uso de eletricidade caiu 59,7% em comparação com 2015 e o consumo de água caiu 50,6% utilizando a mesma referência.

Até o primeiro trimestre de 2021, saíram da linha de produção da Trina Solar mais de 70 GW de módulos, com capacidade para gerar cerca de 90 bilhões de kWh de energia limpa, permitindo redução das emissões de CO2 em 94,22 milhões de toneladas por ano, o equivalente ao plantio de 5,1 bilhões de árvores.

Em 2019, a capacidade de geração de energia limpa das usinas de energia solar pertencentes à Trina Solar na China superou em 14 milhões de kWh o consumo de energia de todas as unidades da empresa, incluindo fábricas e centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D). No ano passado, o valor correspondente foi quase 30 vezes maior, chegando a 412 milhões de kWh. 

A Trina Solar também se uniu formalmente à iniciativa global Science Based Targets (SBTi) e firmou o compromisso “Business Ambition” pela meta de redução de 1,5 °C na temperatura global. Isso, mais uma vez, destaca o compromisso da empresa em ajudar a limitar o aumento da temperatura global por meio de suas próprias ações para reduzir emissões de gases de efeito estufa.

COVID-19

Frente ao surto de COVID-19, Gao Jifan, presidente da Trina Solar, adotou medidas imediatas para comprar suprimentos antipandêmicos, tanto na China como em outros lugares, realizando doações para regiões mais atingidas pela doença.

A Trina Solar também implementou um mecanismo interno de resposta de emergência, bem como programas de atendimento aos funcionários para garantir o controle e prevenção, ao mesmo tempo em que manteve as operações normais da empresa da forma mais prática e segura possível.

Perspectivas

“Acreditamos que chegou uma era de grande crescimento em novas energias. A Trina Solar se manterá firme no cumprimento de sua missão, comprometida com uma maior responsabilidade, e sempre retribuindo à sociedade”, declarou Gao Jifan ao comentar sobre os resultados da empresa e sobre as oportunidades e desafios que tem pela frente.

Como líder mundial em energia fotovoltaica e provedora de soluções totais de energia inteligente, a Trina Solar sempre se orgulhou de sua diligência no cumprimento de preceitos de responsabilidade social corporativa. Desde 2011, a empresa tem atendido rigorosamente aos padrões dos relatórios de RSC, publicando documentos que divulgam as estratégias, as práticas e o desempenho da Trina Solar nessa área.

O relatório completo em PDF de RSC da Trina Solar pode ser acessado aqui:

Crédito:
Imprensa | Trina Solar

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1401 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.