BAIXAR PDF: Relatório Fios da Moda traz de forma inédita dados e informações abertas sobre impactos sociais e ambientais da produção de roupas no país

Projeto selecionado para fomentar a transição para moda circular e inclusiva lança dia 10 de fevereiro relatório e filme com acesso gratuito.

O Modefica, juntamente com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVCes) e a consultoria Regenerate Fashion, lançam o relatório Fios da Moda: Perspectiva Sistêmica para Circularidade. O projeto recebeu aporte financeiro da Laudes Foundation por ter sido um dos selecionados no edital global “Fazendo a transição para uma indústria da moda circular e inclusiva”lançado pela organização holandesa, em 2019.

A campanha de divulgação com resultados e conclusões do relatório contará com filme, música original, workshops, ferramentas para profissionais da moda, além do acesso à pesquisa na íntegra pelo site. Com o relatório, as organizações envolvidas fazem um chamado para reavaliar a maneira como os produtos de moda são criados e consumidos, atualiza os conceitos de sustentabilidade e leva a prática da economia circular às empresas.

Designers, estilistas, compradores, desenvolvedores de produtos, trabalhadores de nível executivo, produtores, professores e estudantes poderão acessar dados abertos sobre os impactos socioambientais das três matérias-primas mais utilizadas pela indústria têxtil e moda – algodão, viscose e poliéster -, entender como estas fibras fluem no sistema de produção nacional e descobrir cenários alternativos para uma moda capaz de gerar impactos positivos na sociedade.  Os dados também devem chegar aos consumidores para que possam orientar suas decisões de consumo e pós-consumo.

“Esse relatório é um grande passo em direção à circularidade da moda brasileira considerando as necessidades particulares do país e da indústria local, assim como o cenário social. Entender os impactos socioambientais das fibras no contexto brasileiro é essencial para que possamos tomar decisões objetivas no combate à crise climática e à desigualdade”, explica Larissa Roviezzo, Especialista em Sustentabilidade na Regenerate Fashion.  

Ao considerar que o avanço do setor na agenda de sustentabilidade é  prejudicado pela falta de informações abertas e acessíveis sobre os processos dos produtos de moda e seus impactos socioambientaiso principal objetivo do relatório é ser uma fonte confiável de dados e ferramenta metodológica para os profissionais da área. 

“A vontade de produzir um relatório sobre têxteis está ligada à urgência da transformação que precisamos fazer acontecer na próxima década se quisermos garantir condições de vida minimamente estáveis na Terra frente a um cenário climático em profunda transformação”, ressalta Marina Colerato, coordenadora do projeto. 

contribuição inédita do relatório é propor uma moda circular para o Sul global. Com uma produção média de 8,9 bilhões de peças ao ano, o equivalente, em média, a 42,5 peças/hab/ano, e sendo um dos maiores produtores globais de algodão e celulose solúvel (matéria-prima da viscose) do mundo, o Brasil enfrenta particularidades na transição para economia circular, principalmente a partir da perspectiva social.

“Analisamos as escolas de pensamento circulares do norte global através de uma lente latino-americana e identificamos os paralelos, bem como os conceitos e atores endêmicos à realidade brasileira”, detalha Melissa O de León, Estrategista de Sustentabilidade da Regenerate Fashion. 

Por fim, o relatório revela que as dificuldades locais são possibilidades para inovação e desenvolvimento socioeconômico, ao passo que podem colocar o Brasil de volta na liderança da agenda do desenvolvimento sustentável, tanto no campo privado quanto público.

“Contextualizar as iniciativas circulares desenvolvidas na União Europeia e nos Estados Unidos para o contexto brasileiro pode tornar os produtores têxteis e a indústria da moda no Brasil líderes na economia circular”, finaliza Juliana Picoli, pesquisadora especialista em ACV do FGVces

Além do relatório em primeira mão, quem se inscrever receberá outras materiais que serão produzidos e oferecidos gratuitamente durante as próximas semanas. 

Sobre o Modefica

O Modefica é uma mídia independente criada em 2016 com objetivo de fomentar o debate e o entendimento sobre sustentabilidade de forma ampla e radical, usando o jornalismo como ferramenta de transformação. Produz reportagens, matérias, opinativos e pesquisas sobre questões ambientais, climáticas e sociais. 

Sobre a Regenerate Fashion

Regenerate Fashion LLC é uma consultoria que auxilia empresas de moda e produtores têxteis globais na integração de práticas sustentáveis. Suas principais áreas de trabalho incluem avaliação de sustentabilidade, criação de estratégias para produtos e negócios, treinamento e capacitação, além de avaliação de têxteis de baixo impacto. A consultoria usa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) como princípios orientadores para fornecer uma abordagem integral em seus serviços, e apresentou seu trabalho nos principais eventos do setor, como as conferências NEONYT, Copenhagen Fashion Summit, Textile Exchange Conference, entre outros. 

Sobre o FGVces 

O Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) é um espaço aberto de estudo, aprendizado, reflexão, inovação e de produção de conhecimento, composto por pessoas de formação multidisciplinar, engajadas e comprometidas, e com genuína vontade de transformar a sociedade. O FGVces trabalha no desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas de gestão pública e empresarial para a sustentabilidade, no âmbito local, nacional e internacional. Seus programas são orientados por quatro linhas de atuação: (i) formação; (ii) pesquisa e produção de conhecimento; (iii) articulação e intercâmbio; e (iv) mobilização e comunicação.

Crédito:
Imprensa | Instituto Modefica

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1332 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.